quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O Sol está encolhendo

Dr Russell Akridge

* O Autor: O Dr. Akridge formou-se em física na Geórgia e recebeu o seu diploma de Teologia no Seminário Teológico Batista de New Orleans. O Dr. Akridge é Professor Assistente de Física na Universidade de Oral Roberts. Ele já escreveu diversos artigos para a revista Creation Research Society Quarterly (Revista Trimestral da Sociedade para Pesquisa da Criação) nos quais prova que as leis da física apóiam uma criação recente. O Dr. Akridge e sua esposa, Anita, têm dois filhos, Floyd e Sheryl. Eles moram em Tulsa, Estado de Oklahoma.

Será que o tamanho do sol está se alterando através dos anos?
Recentemente, "John A. Eddy (Centro Smithsoniano de Harvard para Astrofísica e Observatório de Grande Altitude em Boulder) e Aram A. Boomazian (um matemático da S. Ross e Cia. em Boston) descobriram evidências de que o sol está se contraindo em cerca de 0,1% por século correspondendo a uma velocidade de encolhimento de cerca da 1, 5m por hora."' O diâmetro do sol é de aproximadamente 1,6 milhões de quilômetros, de modo que este encolhimento do sol passa despercebido através de centenas e até mesmo milhares de anos".

Não há motivo de alarme para nós ou para qualquer um de nossos descendentes nos séculos futuros porque o sol encolhe muito devagar. Mas o Sol realmente parece estar encolhendo. Os dados que Eddy e Boornazian examinaram envolveram um período de 400 anos de observação solar, de modo que este encolhimento do sol, embora pequeno, é aparentemente contínuo.

Interpretação
O que o encolhimento do sol tem a ver com a criação e a evolução? O sol era maior no passado numa média de 0,1% por século. Um criacionista, que crê que o mundo foi criado aproximadamente há 6 mil anos atrás, tem muito pouco com que se preocupar. O sol seria apenas 6% maior no momento da criação do que é agora. Contudo, se a média de mudança do raio solar permaneceu constante, há 100 mil anos o sol deveria ter o dobro do tamanho que tem agora. Seria difícil imaginar que algum tipo de vida pudesse existir sob condições tão alteradas. Mas 100 mil anos não passam de um minuto quando lidamos com as escalas de tempo dos evolucionistas. (2)

Quanto tempo no passado temos de retroceder para encontrar um sol tão grande que a sua superfície tenha tocado a superfície da terra?

O raio solar muda a O,75m por hora, metade dos 1,5m por hora de mudança de diâmetro solar. A distância do sol a terra é de 150 milhões de quilômetros, e temos 1.000m em um quilômetro. Presumindo (através de um raciocínio uniforme) que a velocidade do encolhimento não se alterou com o passar do tempo, então a superfície do sol teria tocado a terra em um período no passado igual a:

t = (150.000.000.000 m) / (0,75m/h) (24h/dia) (365dias/ano)

ou aproximadamente 20 milhões a.C.

Contudo, as escalas de tempo necessárias à evolução orgânica atingem 500 milhões de anos a 2.000 milhões de anos. (3)

É espantoso que todo este desenvolvimento evolucionário, com exceção dos últimos 20 milhões de anos, acontecesse em um planeta que estava dentro do sol. há 20 milhões a.C. toda a evolução já tinha ocorrido exceto o seu estágio final, a evolução do primata para o homem. E preciso lembrar que 20 milhões de anos a.C. é uma data de limite extremo na escala de tempo para a existência da terra. A época em que a terra emergiu do encolhimento do sol é 20 milhões a.C. Um limite mais razoável seria 100 mil anos a.C. estabelecido pelo tempo no qual o tamanho do sol' deveria estar no dobro do seu tamanho atual. E preciso dar mais uma palavra de explicação sobre a pressuposição de que a velocidade do encolhimento do sol tem sido constante há 100 mil anos ou há 20 milhões de anos. A velocidade do seu encolhimento há séculos passados seria determinada pelo equilíbrio das forças solares. Considerando que a energia potencial de um sol esférico homogêneo varia inversamente ao raio solar, a velocidade do encolhimento teria sido maior no passado do que é agora. O período em que o sol teria sido duas vezes o seu tamanho atual situa-se em menos de 100 mil anos a.C. O período em que a superfície do sol teria tocado a terra é muito menos que 20 milhões a.C. Portanto, a pressuposição de uma velocidade de encolhimento constante é uma pressuposição conservadora.

Energia Solar
O encolhimento do sol altera grandemente o que nós cremos ser a fonte de energia dentro do sol.

O sol está encolhendo por causa de sua própria atração gravitacional. Conforme ele se comprime, ele se aquece. Este calor fica então liberado na forma de radiação solar, isto é, a luz do sol.

Será que 0,75m de contração por hora da superfície solar seriam suficiente para liberar toda a energia que vem do sol?

Uma estimativa superficial poderia ser feita presumindo-se que o interior do sol é uniforme.
A conhecida fórmula para a energia potencial gravitacional de duas massas m e M a uma distância r é U=-GmM/r, onde G=6,6x10-11jm/kg2.

A potencial energia gravitacional da massa solar Ms interagindo com sua própria massa Ms é U=Gms²/R, onde R é o raio do sol.

A força solar produzida enquanto o sol encolhe à velocidade de v=R/t é 5 P = // U/t = (Gm2s/R2).(R/t) = Gm2sv/R2.

A massa do sol é 2x1030 kg, o raio do sol é 7x108m, e a velocidade dos 76cm por hora de encolhimento no raio do sol , é 2x10-4m/seg. em unidades métricas.

A fórmula da força dá um potencial de força solar de 1x1029watts.

Esta potencial força gravitacional é centenas de vezes mais que 4x1026 watts de força realmente produzidos pelo sol.

Estes dados são uma superestimativa porque o sol está na realidade longe de ser uniforme. O interior maciço do sol é protegido pelas camadas externas do sol. Considera-se que apenas essas camadas externas de baixa densidade se contraem. Mesmo então, há uma grande quantidade de energia gravitacional de contração potencialmente disponível para explicar toda ou grande parte da energia solar.

Abalada a Evolução Estelar
Uma coisa é certa. Parte da energia do sol vem de seu próprio colapso gravitacional. Portanto, nem toda esta energia vem da fusão termonuclear. Esta descoberta altera grandemente todos os cálculos sobre a evolução do sol, porque todos aqueles cálculos atribuem praticamente 100% da energia solar nos 5 bilhões de anos passados à fusão termonuclear.

A descoberta de que o sol está encolhendo pode provar a queda da atual teoria da evolução solar.

Todas as teorias aceitas da evolução das estrelas se baseiam na pressuposição de que a fusão termonuclear é a fonte da energia das estrelas.

Se esta pressuposição for injustificada para a nossa própria estrela, o sol, também é injustificada para as outras estrelas.

Toda a descrição teórica da evolução do universo pode estar em jogo. Com todo esse risco, não no admiramos que as evidências experimentais do encolhimento do sol sejam "explicadas" pelos evolucionistas.

1. Os evolucionistas reivindicam que o sol provavelmente passa por encolhimentos temporários e expansões como se fossem pequenas oscilações flutuantes em seu desenvolvimento evolucionário regular geral.

2. Eles apontam para outras ocorrências solares cíclicas como o ciclo de 11 anos das manchas solar es na superfície do sol. Esta declaração foi feita apesar das evidências de que a velocidade do encolhimento do sol em permanecido essencialmente constante nos 100 anos passados quando medições muito exatas foram feitas sobre o tamanho do sol.

Registros astronômicos menos exatos foram feitos nos 400 anos passados indicando que a velocidade do encolhimento do sol pemaneceu o mesmo nos 400 anos passados.

Falando Historicamente
Cientistas nem sempre atribuíram a fonte da energia solar à fusão termonuclear.

Antes da descoberta da fusão termonuclear, Helmholtz previu que a energia do sol era fornecida pelo colapso gravitacional do sol. Este modelo foi aceito até que a teoria da evolução começou a dominar o cenário científico.

Então a explicação de Helmholtz foi abandonada porque ela não fornecia aquele vasto período de tempo necessário para a teoria da evolução orgânica da terra.

A teoria substituta foi introduz por Bethe em 1930 exatamente porque a fusão termonuclear era a única fonte de energia conhecida que pudesse durar através dos imensos períodos de tempo exigidos pela evolução. A ciência talvez esteja atualmente prestes a desaprovar o modelo evolucionário substituto do sol.

Conclusão
A alteração no tamanho do sol nos 400 anos passados é importante no estudo das origens. Nos 100 mil anos passados esta alteração teria se acumulado tanto que a vida de qualquer espécie na terra teria sido muito difícil, se não possível. Assim, toda a vida na terra tem de ter menos de 100 mil anos de existência. O sol, há 20 milhões de anos atrás, teria sido tão grande que teria engolido a terra. A terra não pode ter mais de 20 milhões de anos de idade. As datas mais antigas limitam qualquer possibilidade de evolução que exija centenas de milhões de anos. Contudo, a pequenina mudança que deveria ter ocorrido no sol durante o período bíblico, desde a criação, teria sido tão pequena que passaria quase despercebida. Assim, as alterações no sol são consistentes com uma criação recente. As alterações detectadas no sol põem em dúvida a teoria da fonte de energia de fusão termonuclear do sol. Isto, por sua vez, põe em dúvida toda a estrutura teórica sobre a qual a teoria evolucionária dos astrofísicos repousa.

Referências
1. Lubkin, Gloria B., Physics Today ( A Física Atualmente), V. 3
2. Nº 17, 1979. 2. Ordway, Richard J., Earth Science and the Environment (A Ciência da Terra e o Ambiente), D. Van Nostrand, 1974, pág. 130. Fig. 5-23 dessa página apresenta urna boa ilustração da escala de tempo aceita pelos evolucionistas.
3. Scientific American, V. 239, Nº 3, 1978. Todos os artigos nesta edição apresentam as diversas escalas de tempo evolucinárias.
4. Hailiday, David e Resnick, Robert, Fundamentais of Physics, New York; Wiley, 1974, Capítulo 14.
5. A fórmula exata deve inferir camada por camada usan do cálculos integrais. O resultado é idêntico à fórmula apresentada, exceto que contém um fator adicional. O fator adicional está tão próximo da unidade que faz pouca diferença na estimativa.

5. Lubkin, pág. 18. 7. Poppy, Willard J. e Wilson, Leland L., Expioring the Physical Sciences (Explorando as Ciências Físicas), Engle-wood Cliffs: Prentice Hall, Acts & Facts

Nenhum comentário:

Postar um comentário