domingo, 12 de outubro de 2014

O demônio mudo falou?

Proposta de Rogerio CR:
Os versículos de Mateus capítulo 9 apresentam contradições

25. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
26. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu;

O espírito é mudo e surdo ou o espírito causa mudez e surdez no endemoninhado. Se o espirito é mudo porque clamou e se é surdo porque ouviu a voz de jesus?
--------------------------------------------------------------

Respondendo:
Primeiro corrigindo os versículos. Na verdade são os vs.32 e 33.

Segue abaixo seis versões que não apoiam esta ideia.

Leiamos...
E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
Almeida Corrigida Revisada Fiel

Enquanto esses se retiravam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo e as multidões se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Enquanto eles se retiravam, foi levado a Jesus um homem endemoninhado que não podia falar. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. A multidão ficou admirada e disse: "Nunca se viu nada parecido em Israel! "
NVI

Quando se retiravam, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado. Expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão maravilhou-se, dizendo: Nunca tal se viu em Israel!
Sociedade Bíblica Britânica

Logo que se foram, apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio. O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração: Jamais se viu algo semelhante em Israel.
Católica

Após terem se retirado, algumas pessoas trouxeram a Jesus um homem, mudo e possuído por um demônio. Assim que o demônio foi expulso, o mudo passou a falar; e as multidões admiradas exclamavam: “Jamais se viu algo assim em Israel!”.
King James

Concluindo:

Os textos não apoiam que o demônio era mudo e sim o possuído.

Pipe

Um comentário:

  1. Houve um equivoco de ambos quanto ao local em que se encontra o texto.
    O Rogério cita como Mateus 9.25 e 26. O correto É Lucas 9.25-26, portanto erra o livro.
    O pastor Pipe corrige dizendo que os versiculos corretos são o 32 e 33. ( de Mateus), portanto erra o livro e o versículo do texto citado pelo Rogério.
    Como o Pr Pipe colocou seu ponto de vista baseado em outro fato: O do mudo que era endemoninhado, e eu concordo com essa explicação, (para esse caso)
    Porém, no fato citado pelo Rogério, o escritor diz que Jesus repreendeu o espírito imundo, e emitiu a ordem de forma clara: " Espírito mudo e surdo sai dele e não entre mais"
    diz o texto que o espírito saiu "clamando", em outras versões esta "gritando".
    Minha visão com humildade, e respeito a quem pensa diferente:
    1. O espírito era de fato mudo e surdo, (por mais estranho que possa parecer, e isso foge a nossa compreensão) O texto é claro, não há como contestar.
    2. Essa é a característica que o torna participante de uma casta diferente de demônio.
    2. Ele ouviu sim a voz de comando de Jesus, e sim, ele gritou ao sair e aí está o que o internauta Rogério questiona se não é uma contradição.
    3. Minha resposta é NÃO. A palavra de Deus não tem contradições, têm dificuldades ( para nós).
    4. Jesus mostra de forma clara a necessidade da fé, da oração e do jejum para expulsar essa casta de demônios. Eles não irão ouvir se o crente não estiver revestido do poder de Deus, se não houver a fé necessária para operar nesse mundo espiritual. Aprendo que há níveis de consagração que requer mais entrega, oração acompanhada de jejum, que resultarão em uma fé viva e eficaz, na autoridade do nome de Jesus, ante o qual os demônios têm que obedecer.
    Fiquem na paz de Cristo.

    ResponderExcluir