segunda-feira, 19 de setembro de 2016

É correto fazer imagens?


Não
Ex 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Dt 4:16-18 - para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea; figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa pelos céus; figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;

Dt 4:23 - Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do SENHOR, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu.

Dt 5:8 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;

Dt 27:15 - Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido! E todo o povo responderá e dirá: Amém!


Sim
Ex 25:18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

Ex 25:20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

Nm 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela.
----------------------------------------------------------------------
Por Pipe

A Serpente de Bronze: Um fato histórico

João 3:14 diz: "E de modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado".

Olhando para isto, do ponto de vista daquele que crê em Jesus, o próprio Senhor Jesus confirma a historicidade deste relato.

Segundo Gordon J. Wenhan em seu comentário do livro de números ele diz:
"Nas escavações em Timna, cerca de 25 quilômetros ao norte de Eliat, acharam-se notáveis confirmações desta história bíblica, ou pelo menos da sua origem no período de peregrinações no deserto. Ao pé de um dos pilares de Salomão em Tmna, Rothenberg encontrou um templo de Hathor, deus egípcio, usado no século XIII a.C., ele foi tomado pelos midianitas, que o cobriram de cortinas e fizeram dele um santuário em forma de tenda, algo semelhante ao tabernáculo. Dentro dessa tenda-templo, no santuário, foi encontrada uma serpente de cobre com doze centímetros de comprimento".

Descontradizendo
Em Êxodo e Deuteronômio, temos que analisar que o significado da palavra IMAGEM nada tem a ver com esculpir querubins.

Quando Deus deixou a ordem de não esculpir IMAGEM de escultura, ele quis dizer imagens para o fim de ADORAÇÃO, como representantes dos deuses estrangeiros. Deus sabia que os judeus se corromperiam com essa prática, então ele as proibiu. Observem que a palavra IMAGEM se refere a um artefato com propósito de Adoração.

Agora a BDC tira do contexto bíblico a Construção da Arca da Aliança e o Tabernáculo. Por acaso vemos alguma coisa como: Construam duas IMAGENS de querubins e os adorem??? Claro que não. A BDC apenas extraiu a parte "construam dois querubins de ouro batido" e tentam afirmar que os Judeus os construíram com a intenção de ADORAR E SE PROSTAR em adoração AOS QUERUBINS. Sabemos que isso não ocorre.

A construção da Arca foi motivada pela necessidade de Deus se comunicar com o homem e para guardar as tábuas da lei. A Arca da aliança não era objeto de adoração. Nem ela e nem os querubins ali esculpidos.

Se seguirmos essa linha de Raciocínio que a BDC quer nos mostrar, então somos proibidos de esculpir qualquer tipo de escultura. Pois poderia ser considerada como IMAGEM de adoração, porém sabemos que não é isso que o contexto nos diz.

Por que Deus proibiu que se fizessem imagens?
R: Todos os textos que proibiam que se fizessem tais imagens eram seguidos da razão de não fazê-lo:

"Não prestarás culto a ela; não se prostrarás diante dela; não adorarás a elas; não colocarás a tua confiança nelas; etc.".

Quando Deus ordena que se fizessem a "Serpente de bronze" e os "Querubins da Arca da Aliança", isto não tinha nenhuma ligação com algo relacionado a idolatria, prestação de culto, veneração e adoração a estas imagens. Não é deste tipo de propósito que a Lei está colocando como proibido. Sempre a proibição de se fazer imagens era seguida da razão para não fazê-la: "Prestação de Culto".

Ficar usando a "Serpente de Bronze" e os "Querubins da Arca da Aliança" no mesmo contexto da Lei que proibia se criar imagens é uma maneira distorcida de interpretação. Novamente as Bíblia do Cético quer usar o que Deus disse e aplicá-la fora do seu contexto. O pior nesta situação é o isolamento da Lei fora da sua razão. Por exemplo:

Se eu digo para alguém: "- Não coma carne de peixe com arroz, porque você pode se engasgar com algum espinho ao misturar os dois em sua boca". Se eu excluo a razão do não comer carne de peixe, ficará assim: "- Não coma carne de peixe!".

Deus disse em outras palavras: "- Não façam imagens da criação e não se prostrem diante delas em culto e adoração". A Bíblia do Cético exclui a segunda parte deste raciocínio e diz que Deus disse apenas: "- Não faça imagens!".

A Serpente de Bronze:

Conforme H. H. Halley no Manual Bíblico da Editora vida, ”os israelitas fizeram da serpente de bronze um ídolo, e chamaram-na Neutsã, e lhe queimaram incenso, até que, 700 anos mais tarde, Ezequias a destruiu (2 Rs 18:4)”.

Vejam que neste caso, a Serpente de bronze havia sido transformada em um objeto de adoração e foi reprovada por Deus. Deus ordenou que Moisés a fizesse por outro propósito. O propósito era que o povo olhasse para ela e visse que:

1. Eles pecaram contra Deus;

2. Eles estavam morrendo;

3. Eles estavam morrendo por causa do veneno das serpentes;

4. Eles estavam dependendo da Salvação que vinha de Deus. Foi Deus quem ordenou a Moisés que fizesse a Serpente de bronze. Se Deus não tivesse intervindo, todos eles morreriam.

5. Eles deveriam obedecer a Deus e por meio de um ato de fé crer não na Serpente em si mesmo, mas na ordenança de olhar para a Serpente e esta se tornaria como que um lembrete para não pecarem mais. Quem não obedecesse ao que Deus ordenou morreria mesmo se achasse a ordenança um absurdo.

Mais tarde Jesus usaria esta situação para dizer que a história da Serpente de bronze era uma sombra do que ele faria na cruz. A diferença é que em Cristo, nós não apenas olhamos para o seu sacrifício. Mas cremos de fato nEle. Depositamos nEle nossa confiança. Ele é o “objeto” Eterno para quem nossos olhos se voltam para prestar culto, confiança e fé. Ele se fez pecado; se fez morte em nosso lugar.

Os Querubins da Arca da Aliança:
A Arca da Aliança permanecia o tempo todo no Santo dos Santos e raramente era vista pelo povo de Israel. Ela era o símbolo da presença de Deus. Porém ela não deveria ser vista como um deus ou o próprio Deus. Apenas em ocasiões especiais ela era retirada do Santo dos Santos (Js 6:6; 2 Sm 11:11). Talvez Deus assim o fizesse justamente por temer que o povo fizesse dela um objeto de adoração como aconteceu em 1 Samuel 4:1-11:

"E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu ao encontro, à peleja, aos filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca. E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair de encontro a Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens. E, tornando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca do concerto do SENHOR, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do concerto do SENHOR dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do concerto de Deus. E sucedeu que, vindo a arca do concerto do SENHOR ao arraial, todo o Israel jubilou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. E os filisteus, ouvindo a voz do júbilo, disseram: Que voz de tão grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do SENHOR era vinda ao arraial. Pelo que os filisteus se atemorizaram, porque diziam: Deus veio ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Que tal nunca sucedeu antes. Ai de nós! Quem nos livrará da mão destes grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram os egípcios com todas as pragas junto ao deserto. Esforçai-vos e sede homens, ó filisteus, para que, porventura, não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede, pois, homens e pelejai.
Então, pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido; e fugiram, cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram".


Percebam que Israel perdeu a guerra justamente porque desassociou Deus do objeto Arca da Aliança. Eles depositaram sua confiança no objeto em si mesmo. Diante disto, Deus demonstrou a eles que não era o objeto que cuidava deles e diante disto permitiu que sofressem a derrota na mão dos filisteus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário