terça-feira, 20 de setembro de 2016

Jesus veio trazer a paz?



Sim, ele veio trazer a paz.
Lc 2:14 - Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!

Jo 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

At 10:36 - A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos),


Não, ele não veio trazer a paz.
Mt 10:34 - Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

Lc 12:51 - Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas, antes, dissensão.

Lc 22:36 - Disse-lhes, pois: Mas, agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua veste e compre-a;
---------------------------------------------------------------------------
Por Pipe

Descontradizendo vs. por vs.:
Lc 2:14 - "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!"

Quem disse isso foram os anjos. Nada diz que Jesus veio trazer a paz. Isto é forçar o texto a dizer o que eles querem que ele diga. A Bíblia de estudo NVI diz o seguinte:

”A paz não é garantida a todos, mas somente aos que agradam a Deus. O mundo estava experimentando a Pax Romana, marcada pela tranquilidade externa. Mas os anjos proclamavam uma paz mais profunda e duradoura que aquela – paz de mente e de alma, possibilitada pelo Salvador. A Paz com Deus é recebida pela fé em Cristo (Rm 5:1). Somente aos que creem que “ele concede o seu favor”. O Messias davídico era chamado “Príncipe da Paz” (Is 9:6), e Cristo prometeu paz aos seus discípulos (Jo 14:27). Mas Cristo também trouxe conflito (a “espada”), pois a paz com Deus implica oposição a Satanás e às suas obras”.


Jo 14:27 - "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize".

No contexto, a paz que Jesus estava falando, era para os seus discípulos e não para o mundo todo.


At 10:36 - "A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos),"

A Bíblia de estudo NVI diz:
”Paz entre Deus e os homens (reconciliação)”.

Pré-conclusão:
Os versículos que dizem que Cristo veio trazer paz, se referem a conciliação do homem com Deus nEle. Aquele que tem Cristo como Senhor se reconcilia e encontra a paz com Ele (Deus).

Mt 10:34 – ”Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”;

Lc 12:51 – ”Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas, antes, dissensão”.

Este dois textos estão falando claramente em seu contexto, a respeito do que o Evangelho causaria nas relações familiares e as perseguições que viriam sobre os discípulos por causa de Jesus. Nos versículos anteriores, os textos nada dizem a respeito de Jesus trazer paz entre os familiares, e sim para com Deus apenas.


Lc 22:36 - "Disse-lhes, pois: Mas, agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua veste e compre-a;"

Vejam o que diz o vs.38 - "E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta".

Obs: Foi com uma destas espadas que Pedro cortou a orelha do soldado que veio prender Jesus.

49-50 - "E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada? E um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita".

O que Jesus fez?

51 - "E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou".

Este versículo fala de fato que os discípulos tinham pelo menos duas espadas entre seus pertences.

Porém, não há na Bíblia nenhum texto que proíba o povo de Deus de andar armado.

E mesmo diante desta situação, o que vemos é que Jesus curou a orelha do soldado e impediu Pedro de dar continuidade a sua investida contra eles.


Conclusão:
Não há nenhuma contradição, uma vez que, os textos usados, falam de paz dos homens para com Deus e não dos homens para com os homens.

Se a proposta do tópico é:

Jesus veio trazer a paz entre Deus e os homens?

A resposta é sim, porque a Bíblia diz isso.

Porém, se a proposta do tópico é:

Jesus veio trazer a paz entre os seus discípulos e os filhos do diabo?

A resposta é não. Os filhos das trevas sempre perseguirão os filhos da luz.


Devemos deixar claro porém, que quando nos referimos a não haver paz entre ambos, é no sentido dos filhos das trevas não entenderem a verdade do Evangelho e perseguirem aqueles que creem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário