terça-feira, 1 de novembro de 2016

Deus pode ser encontrado?



Deus pode ser encontrado por aquele que o procura.
Pv 8:17 - Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.

Mt 7:8 - Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.

Lc 11:9-10 - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.


Deus não pode ser encontrado por quem o procura.
Sl 18:41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.

Pv 1:28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.

Lm 3:8 - Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.

Lm 3:44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.

Am 8:12 - E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão.

Lc 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
------------------------------------------------------------------------------------
Por Pipe

Descontradizendo vs. por vs.:
Sl 18:41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.

Vamos ver todo o contexto do Salmo 18:

3 - Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
6 - Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
16 - Enviou desde o alto e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 - Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.
18 - Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.
19 - Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 - Porque guardei os caminhos do SENHOR e não me apartei impiamente do meu Deus.
24 - Pelo que me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.
26 - com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
27 - Porque tu livrarás o povo aflito e abaterás os olhos altivos.
41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.
48 - o que me livra de meus inimigos; -- sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento.
Conclusão do vs.:

Todo o texto está falando de um homem que andava com Deus e clamava ao seu Deus todos os dias. E este Deus a quem servia, o respondia em seu clamor. Do outro lado, Davi descreve um povo inimigo, rebelde, que se levantou contra ele. Estes intentaram clamar à Deus apenas no momento em que estavam sendo destruídos pela consequência de seus pecados.

Esta é uma questão muito óbvia: O arrependimento nem sempre implicará que aquilo que você plantou não trará consequências.  Os inimigos de Davi clamaram à Deus apenas no momento em que estavam sendo destruídos.

A pergunta é: "Deus os ouviu ou não?”. Certamente que sim. Porém, naquele momento a situação já era tarde demais. O tempo de se arrependerem havia passado e o livramento que desejavam implicaria em Deus ser fiel a alguém que sempre lhe foi fiel contra alguém que sempre lhe deu as costas.  Neste caso, se você fosse Deus, a quem você atenderia?  É óbvio que Deus permaneceu fiel para com aquele que sempre lhe foi fiel, e não para aquele que clamou a ele apenas quando esteve diante da morte. Então, não se trata de Deus ser encontrado ou não, e sim de quem Deus deveria responder nesta situação. Pois neste caso, havia duas pessoas clamando a Ele: Aquele que sempre foi fiel (Davi) e aqueles que sempre lhe deram as costas (Inimigos de Davi). Diante disto, aconteceu apenas o óbvio: Deus ouviu e foi fiel aquele que sempre o buscou e sempre lhe foi fiel. Não há nenhuma contradição!
--------------------------------------------------------------

Pv 1:28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.

Vamos ler todo o contexto:
20 - A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz.
21 - Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras:
22 - Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
23 - Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
24 - Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção;
25 - antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
26 - também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor,
27 - vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia.
28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.
29 - Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 - não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 - Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
32 - Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.
33 - Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal.

Conclusão do vs.:
O mesmo caso do Post acima. Ou seja, nunca deram ouvidos aos conselhos de Deus. Deus clamou para que o ouvissem e além de lhe darem as costas zombaram de seus conselhos. Como consequência de darem as costas à sabedoria de Deus estava colhendo frutos do que plantaram.

Outra questão óbvia: Deus sempre os preveniu das consequências. Quando estão colhendo o fruto de terem dado as costas aos conselhos de Deus, decidem clamar à Deus para fugirem das consequências. E diante disto, Deus lhes responde: "Agora é tarde demais!". Diante disto, não se trata de Deus ser encontrado ou não. E sim, destes colherem o fruto das consequências de darem as costas a Deus. A BDC quer dizer com isto que Deus deve ser um "deus" que sempre esteja livrando o homem rebelde (e que nunca o escuta) das consequências de suas escolhas. Este não é o Deus que a Bíblia revela.  A Bíblia revela um Deus que ama e busca o perdido. Porém, o perdido só é livrado quando se arrepende no momento em que sua mão está estendida. O que acontece nestes dois casos acima, é que o perdido desprezou a mão estendida de Deus e apenas quando a consequência disto veio é que pensaram em Deus. Deus deseja ser buscado como algo mais do que um super protetor que fica livrando seus livres de suas escolhas erradas.  É bem diferente a situação de alguém que sempre o busca e numa determinada situação erra. Neste caso, Deus sempre vem em socorro e o livra. Porém, nem sempre a consequência é tirada.  Porém, Deus não tem nenhuma obrigação de livrar aquele que nunca o buscou e se lembra dele apenas na hora da aflição diante de seus pecados.
-------------------------------------------------------------------------------

Lm 3:8 - Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.

Lm 3:44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.

O que é que Jeremias está querendo dizer com isto?

A resposta é simples vendo o contexto:

Jeremias teve a visão de Jerusalém destruída pelo juízo de Deus.
1 - Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor.
2 - Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz.
3 - Deveras se tornou contra mim; virou contra mim de contínuo, a mão todo o dia.
4 - Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrantou os meus ossos.
5 - Edificou contra mim e me cercou de fel e trabalho.
6 - Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.
7 - Circunvalou-me, e não posso sair; agravou os meus grilhões.

Diante disto ele diz: Lm 3:8 - Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.

Jeremias então descreve o que sentiu em sua visão:
9 - Circunvalou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.
10 - Fez-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.
11 - Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado.
12 - Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.
13 - Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.
14 - Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção todo o dia.
15 - Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto.
16 - Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes; cobriu-me de cinza.
17 - E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.
18 - Então, disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.
19 - Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
20 - Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim.

Estes eram os sentimentos de desespero e terror que percorriam a alma de Jeremias diante do que havia visto.

Porém, Jeremias começa a se lembrar de algo:
21 - Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança.
22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.
23 – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 – A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 – Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.
26 – Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

Jeremias começa a ter esperança de que Deus poderá ouvi-lo e mudar de ideia.

Porém, há algumas condições:
27 - Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade;
28 - assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
29 - Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança.
30 - Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta.

Ou seja, humilhe-se!

31 - Porque o Senhor não rejeitará para sempre.

Está é uma promessa de Deus! Então como a BDC diz que Deus não ouvirá?

32 - Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias.
33 - Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
34 - Pisar debaixo dos pés todos os presos da terra,
35 - perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo,
36 - subverter o homem no seu pleito, não o veria o Senhor?

Os homens ignoram a justiça de Deus! O motivo do juízo é este.

37 - Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
38 - Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem?
39 - De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
40 - Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o SENHOR.

Arrependa-se e ele o perdoará!

41 - Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo:
42 - Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste.
43 - Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.
44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.

Oração que não é feita depois de arrependimento genuíno Deus não tem obrigação de ouvir!

45 - Como cisco e rejeitamento, nos puseste no meio dos povos.
46 - Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.
47 - Temor e cova vieram sobre nós, assolação e quebrantamento.
48 - Torrentes de águas derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo.

E segue adiante um texto maravilhoso demonstrado bem o contrário disto que a BDC propõem. O texto demonstra bem o contrário, demonstra um Deus que estava disposto a ouvir o clamor seguido de arrependimento do povo e não de Jeremias. O problema de Deus não era com Jeremias e sim com o povo. Jeremias clamava pelo povo. Porém, o povo não buscava à Deus arrependido de seus pecados. Em todo o texto, o próprio Jeremias fala de esperança. Ele tinha esperança de que Deus poderia a qualquer momento reverter todo o quadro. porém, havia uma condição para isto: O Povo deveria se arrepender de seus pecados. Mas a história diz que isto não aconteceu e Jerusalém foi totalmente destruída.
---------------------------------------------------------------------------------

Am 8:12 - E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão.

Vendo o contexto todo:
1 - O Senhor JEOVÁ assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.
2 - E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então, o SENHOR me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; daqui por diante nunca mais passarei por ele.
3 - Mas os cânticos do templo serão ouvidos naquele dia, diz o Senhor JEOVÁ; multiplicar-se-ão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.
4 - Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis da terra,
5 - dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,
6 - para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sapatos? E, depois, venderemos as cascas do trigo.
7 - Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre!
8 - Por causa disso, não se comoverá a terra? E não chorará todo aquele que habita nela? Certamente, levantar-se-á toda como o grande rio, e será arrojada, e se submergirá como o rio do Egito.
9 - E sucederá que, naquele dia, diz o SENHOR, farei que o sol se ponha ao meio-dia e a terra se entenebreça em dia de luz.
10 - E tornarei as vossas festas em luto e todos os vossos cânticos em lamentações, e aparecerá pano de saco sobre todos os lombos e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto de filho único e o seu fim como dia de amarguras.
11 - Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.

Deus estava através de Amós dizendo que se eles não se arrependessem, chegaria o dia que seria tarde demais para buscá-lo. Porque o fim seria iminente para eles. Porém, vamos ler o restante do contexto no capítulo 9 e ver o que aconteceu:

8 - Eis que os olhos do Senhor JEOVÁ estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR.

Opa! Alguma coisa começa a surgir como esperança!

10 - Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os quais dizem: Não se avizinhará nem nos encontrará o mal.
11 - Naquele dia, tornarei a levantar a tenda de Davi, que caiu, e taparei as suas aberturas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e a edificarei como nos dias da antiguidade;
14 - E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
15 - E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR, teu Deus.

Conclusão do vs.:
O que parece ser claro, é que eles não encontrariam palavras de consolo vindo da parte de Deus, porque aquela fome de Deus só seria suprida com um verdadeiro arrependimento. Deus não cessa de chamá-los de pecadores, errantes, etc. Eles deram as costas para Deus, e chegaria o tempo que desejariam buscá-lo sem um genuíno arrependimento e não o encontrariam. Porém, para aquele que o buscaram genuinamente havia uma promessa de Deus nos vs.11, 14 e 15. Ou seja, vocês serão levados, porém, eu os restaurarei novamente. E isto de fato aconteceu quando Neemias e Esdras trouxeram novamente o povo do cativeiro e sua terra foi novamente devolvida a Israel.

Deus foi ou não encontrado?

Para aqueles que não o buscaram com um coração de fato arrependido e apenas como fuga da consequência de seus erros, não encontraram palavras de consolo de Deus. Porém, ainda assim, Deus faz uma promessa: Que alguns que estavam ali, veriam novamente sua terra ser devolvida e restaurada (vs.11, 14 e 15).
------------------------------------------------------------------------------

Lc 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

O texto está dizendo: "Entre pela porta estreita que será achado!".

Ex. Se eu digo pra você que a chave está na gaveta do armário e você vai procurar na gaveta da pia da cozinha, e você não encontra nada lá. A pergunta é: Eu estou me contradizendo?

Eu não deixei claro que a chave estava na gaveta do armário?

Então, onde afinal de contas a BDC está dizendo que este texto está se contradizendo com o restante da Bíblia?


Jesus não disse que a porta que deve ser adentrada é a porta estreita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário