segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Qual a imagem de Deus pra vcs?



Eu acredito q Deus possa ser uma força q alimenta cada estrela no universo, não vejo deus como um homem sentado em um trono.

e vcs? qual a imagem de Deus e pq...
não sou ateu.
--------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Qual a imagem de Deus pra vcs?
A Bíblia diz que Jesus é a imagem do Deus invisível: 
2 Co 4:4
 "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Cl 1:15 "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;"

Hb 1:3 "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

É importante destacar que quando a Bíblia se refere a Deus como o Deus invisível, diz isto com relação ao fato de nós não podermos vê-lo. Porém, anjos o veem de forma visível.
 

Gn 1 diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Também em
 I Co11:7 Paulo confirma isso: O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

E Paulo diz que na Parousia, nós seremos transformados à imagem de Jesus:
Rm 8:29
 "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".

I Co 15:49 "E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial".

2 Co 3:18 "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor".

Tem sido um desafio para teólogos cristãos durante estes 21 séculos definir o que em nós seres humanos, é de fato o que podemos chamar de "imagem de Deus". O que em nós na criação é a imagem de Deus? Tudo o que sabemos é que Jesus é a perfeita imagem do Deus invisível e nós receberemos a mesma perfeição na Parousia.


eu acredito q Deus possa ser uma força q alimenta cada estrela no universo,
Eu não diria que Ele é uma força. Mas eu diria o que o autor de Hebreus disse:
Hb 1:3
 "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;"

Eu também diria o que Paulo disse:
Cl 1:15-17
"15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 

Deus não pode ser definido como uma força, mas certamente é dEle que toda a força do Universo subexiste e se sustenta.

não vejo deus como um homem sentado em um trono.
Pois é Nilton, só que daí temos um problema metafísico em crer nisso. Foi um homem que saiu daquela tumba; foi um homem que andou com eles durante os 40 dias; foi um homem que comeu com eles, atravessou paredes, etc. E, foi um homem que subiu numa nuvem diante dos olhos deles. E eu não tenho nenhuma revelação bíblica para dizer que ele deixou de ser um homem depois disso. Porque mesmo em carne como homem, ele afirmou ser quem ele era, Deus!

Nós não teríamos um problema metafísico em afirmar isso, caso não houvesse acontecido a encarnação de Deus em Cristo no homem chamado Jesus de Nazaré. Uma vez que isto ocorreu, teremos que aguardar o Grande Dia para ver com nossos próprios olhos e tocá-lo com nossas próprias mãos.
 

Deus te abençoe!

-------------------------------------------------------

Contribuição de Victor Medeiros

Nilton - Creio no Deus Criador
Essa força a que se refere é a Causa primeira do mundo natural?
Então sim. É o Deus que creio.
.
Um "deus" que não é antes de tudo é semelhante a tudo. Se não é maior que o Universo, não representa divindade.
.
Não faz sentido crer em uma divindade que se equipara as coisas criadas, seria o mesmo que considerar uma árvore como Deus.
 Se o criador fosse tão imperfeito e limitado como o universo criado Ele não poderia criá-lo 
.
Partindo daí, essa "força" é necessariamente inteligente, do contrário não poderia
 conferir significado e um alto nível de complexidade organizada e necessariamente precisa ao mundo natural.
.
Como diria HERMAN DOOYEWEERD :
"as coisas criadas são significado, claramente evidência o fato de que a diversidade criada integra uma estrutura abrangente de interdependência mútua formando uma totalidade de significado. Esta totalidade de significado ou unidade de significado, por sua vez, aponta para a sua Origem,
 aquele que lhe conferiu significado e a partir de quem esta totalidade criada deriva seu sentido. Embora todas as coisas sejam entes de significado e este significado seja irredutível, este significado particular não é suficiente em si mesmo; cada aspecto da criação aponta para outro, para além de si e, por último, para aquele que o criou."
.
.
Se é uma força incrivelmente inteligente não pode ser apenas força.
.
A mente humana é assaz poderosa, a criatura não pode ser maior que o criador, logo, a mente de Deus é indescritivelmente superior.


"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez." João 1:1-3 
.
Analise o que disse o Apóstolo João: "Sem o verbo nada do que foi feito se fez". Não faz sentido? O que traz qualquer coisa do mundo abstrato para o mundo concreto é o verbo, a ação. Por exemplo, se eu disser "abraço", é apenas uma idéia, no entanto, se eu "abraçar de fato", já passa a ser real. Mais que isso, verbo também indica "estado ou mudança de estado", não é precisamente a dinâmica do Universo, matéria e energia? estado e mudança de estado ?

E por fim a definição que Paulo dá aos atenienses:
"porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito:
 AO Deus desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio." Atos 17:23

Quanto ao homem assentado no trono, eu pergunto,
 esse Deus que criou todas as coisas não poderia traduzir-se propositalmente em figura humana? Jesus é a expressão exata de Deus e, apesar de homem, é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário