segunda-feira, 21 de julho de 2014

É correto uma mulher divorciada se casar novamente?

Sim.
Dt 24:1-2 ”Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem...

Não.
Lc 16:18 ”Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também”.

--------------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Nenhum texto diz ser correto ou não uma mulher divorciada casar novamente. O que os dois textos propõe são delimitações que devem ser observadas em caso de divórcio. Deuteronômio trabalha a questão dela em caso de uma divorciada vir a casar novamente, em caso algum ela poderá voltar a casar-se novamente com o primeiro marido. Já Lucas é um texto incompleto do raciocínio do que Jesus tratou acerca disso. Se lermos o texto sinóptico em Mateus veremos que somente em caso de adultério Jesus entendia como válida. Observe que a abordagem feita para com Jesus era justamente acerca de Dt 24:1-2:

“Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”. (Mateus 19:3-9)

O entendimento que se havia era de que por qualquer motivo o homem podia divorciar-se de sua esposa. Jesus, porém, os ensina que tal entendimento é errôneo, e que somente em caso de adultério ele pode ser feito. E que a Lei contém esta deliberação não por Deus achar correto, mas devido a dureza do coração humano. Porém, no princípio não era esse o propósito de Deus.

Concluindo:
Na Lei há uma deliberação para que a mulher possa casar-se novamente. Porém, Jesus explica que se isso não ocorrer por causa de imoralidade sexual tanto a mulher quanto o homem estão cometendo adultério.

Pipe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário