segunda-feira, 28 de julho de 2014

Quem comprou o sepulcro dos filhos de Hamor?

Jacó.
Js 24:32 - Também enterraram em Siquém os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, porquanto foram em herança para os filhos de José.

Abraão.
At 7:16 - e foram transportados para Siquém e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Hamor, pai de Siquém.

---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Vamos ao contexto onde Abraão compra a sepultura:

“E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara. E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela. Depois se levantou Abraão de diante de sua morta, e falou aos filhos de Hete, dizendo: Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face. E responderam os filhos de Hete a Abraão, dizendo-lhe: Ouve-nos, meu senhor; príncipe poderoso és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta. Então se levantou Abraão, inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete. E falou com eles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta de diante de minha face, ouvi-me e falai por mim a Efrom, filho de Zoar, que ele me dê a cova de Macpela, que ele tem no fim do seu campo; que ma dê pelo devido preço em herança de sepulcro no meio de vós. Ora Efrom habitava no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, heteu, a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo: Não, meu senhor, ouve-me: O campo te doutambém te dou a cova que nele está, diante dos olhos dos filhos do meu povo ta dou; sepulta a tua morta. Então Abraão se inclinou diante da face do povo da terra, e falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta. E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe: Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta. E Abraão deu ouvidos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores. Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor, se confirmou a Abraão em possessão diante dos olhos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da cidade. E depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã. Assim o campo e a cova que nele estava foram confirmados a Abraão, pelos filhos de Hete, em possessão de sepultura.” (Gênesis 23:1-20)


Abraão, portanto havia comprado tanto o campo, quanto a sepultura em Macpela, que é a região que mais tarde se tornou Siquém (quando Hamor a conquistou), das mãos de Efron, filho de Zoar .

Agora leiamos sobre a vinda de Jacó a Siquém (Macpela):

“E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém (Macpela), que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro”. (Gênesis 33:18-19)

Josué confirma esta história:

“Também os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José”. (Josué 24:32)

O que os textos estão apontando, é que Jacó quando volta para a terra de seu avô Abraão, teve que comprar novamente o campo onde estava a sepultura de sua avó Sara. Pois a Terra havia sido conquistada por Hemor.

Estevão descreve o episódio em que Jacó morre no Egito e é trazido para ser enterrado em Siquém (Macpela):

“E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais; e foram transportados para Siquém, e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Emor, pai de Siquém”. (Atos 7:15-16)

O que Estevão faz é juntar as duas informações na mesma frase. A informação de que tanto Abraão quanto Jacó haviam comprado o mesmo campo. Não está errada a informação. O campo de fato foi comprado duas vezes. A primeira vez por Abraão e mais tarde novamente por Jacó.

Obs: Na mesma frase Estevão parece não se preocupar com o detalhe de que Abraão comprou o campo exatamente de Efron, filho de Zoar, e não dos filhos de Hemor, que era o homem que fundou Siquém. Quem comprou dos filhos de Hemor foi Jacó. Estevão não se preocupa com este detalhe e ao somar as duas compras misturou as informações.

Pipe 

3 comentários:

  1. Bom dia, bom depois de ler com cautela a dissertação apresentada, ocorreu-me lembrar que os "evangelhos" são defendidos ferozmente como "inspirados" assim dizendo ditado pelo "espirito santo", não deveria obter erros ou confusão ou despreocupações como ameniza. Deixo claro que se trata apenas de questionamentos longe de criticas ou discuções acaloradas. Tmb não sou um ateu assim julgado pela maioria que ouve meus questionamento, e tão pouco um negador da existência Histórica de Yeshua (nome Hebraico) do chamado pelo nome latino de Jesus, até msm pq encontramos mais evidências da historicidade de Jesus nos escritos da queles que o acusava do que nas que os testificava como sendo YHVH encarnado. Jesus Histórico existiu assim como Maomé.
    Confusões é o que não faltam aos tais evangelhos inspirados, e aqui abro um adendo ( escolhidos a dedos por Constantino em um concilio pra lá de suspeito) com acréscimo, omissões, e surtos de amnésia como a de Gabriel o anjo do anuncio, que no momento de anunciar Emanuel se esqueceu ou confundiu como Estevam, anuncia Yeshua, visto que se baseava em uma profecia de Isaías. Partindo do principio que, se queriam provar que Yeshua era realmente o msm Mashiah prometido a Israel, deveriam pelo menos lhe vestir as roupas no tamanho certo, pois comparando as profecias sobre aquele que viria e detalhe, aos moldes Das escrituras Hebraicas e não aos molde Romano,vemos que jesus fica muito além das profecias. Jesus se quer passa pelo próprio nascimento quando é chamado filho de Davi como diz a profecia que o Mashiah sairia da descendência de Davi, é sabido que José era da descendência de Davi mas, não pai de jesus, e sim filho de Maria da (linhagem de Levi) e o espirito santo, molde bem tipico dos semi deuses Romanos , tipo Hércules filho de zeus com uma humana. Se jesus não é filho de José onde está a descendência de Davi, e se era sabido por que Lucas e Mateus perderam tempo em traçar uma genealogia desastrosa que apontam cada uma em uma direção com nomes de descendente que se quer foi rei, de rei que teve sua descendência amaldiçoada. Me parece meio sem sentido se eles msm narram o fato de que jesus não era filho de José. E me parece que o bom e velho José não engoliu bem essa história nem no começo e nem depois, pois some dos dos escritos nada sem deixar qualquer vestígio como se tivesse sido propositalmente apagado da história. Essa questão da genealogia de jesus é tão confusa que o Próprio Paulo 1 Timóteo 1:4 cita o tamanho do problema quando diz: "nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis" Bom fico por aki não sei até que ponto será levada em considerações meus questionamentos, já que toda vez que as coloco sou ignorado por ignorância ou por ira msm kkk

    ResponderExcluir
  2. Triste 💔... O povo padece por falta de conhecimento (Os 5:6) !! Oro pela sua vida, mais sem a graça de Deus, você nunca vai entender OQUE é um envagelho genuíno...!

    ResponderExcluir
  3. eu li na Bíblia explicada que o nome Abraão deveria ser omitido por ser um acréscimo ,ou trocado por Jacó pois se adequaria mais a Gn 33.19 e eu acredito nisto!

    ResponderExcluir