terça-feira, 18 de novembro de 2014

Não há provas científicas da existência de Deus!

É comum você ouvir esta afirmação da boca de ateus. Na verdade isto se tornou um chavão neo-ateísta. O que os novos-ateístas se esquecem de complementar é que a afirmação por mais verdadeira que seja não leva ao que eles querem concluir com ela, ou seja, que por tanto Deus não existe. Pois veja bem, se eu afirmo “Não há provas biológicas de que o Sol existe”, eu poderia concluir que o Sol não existe?

Provavelmente você daria uma gargalhada bem alta e diria:
“- Que idiotice! Então o sol não existe porque não se tem provas biológicas da existência dele?”.

Eu diria:
- “Isso! Qual o problema?”.

Você diria:
- “Meu amigo a biologia se propõe a estudar os seres vivos. O Sol não é um ser vivo. Logo, a Biologia não é a ciência que estuda o Sol”.

Nesse momento eu fico pensando que se isto não tem sentido, o que faz um ateu pensar que tem sentido o mesmo para com Deus se Deus não é um ser vivo? Qual seria então a ciência que se proporia a isto? Vamos ver:

A cosmologia: Deus é um astro?
A Matemática: Deus é um número?
A Física: Deus é físico?
A Arqueologia: Deus é um objeto?

E por aí segue as ciências possíveis para um mundo físico e que oferecem métodos empíricos para fazê-lo. Porém, qual delas necessariamente oferece um método empírico para se provar a existência de Deus nos moldes em que a Religião tem revelado Deus: Espírito, invisível, e possivelmente experimentável apenas por meio da fé? Alguém saberia me dizer: Qual método científico é aplicável neste caso? Quer saber a resposta? Nenhum! Nenhum método científico conhecido pode provar a existência de Deus. Não porque Deus não exista, mas pelo simples fato de que nenhum deles tem o método para fazê-lo.

Os únicos meios que temos de conceber o conhecimento acerca de Deus se dão por meio da Teologia, da Metafísica e da experiência mística. A primeira se dá por meio da revelação. A segunda se dá por meio da lógica na filosofia. E a terceira se dá por meio da fé e da oração. Só assim é concebível discutirmos o Deus que é Espírito, invisível e que se revela por meio da fé aos que creem.

Portanto, se um neo-ateu insistir concluindo: "Então você concorda que não há provas científicas de que Deus existe?". Sim, do mesmo modo que o Sol também não existe biologicamente falando.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário