segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Oséias 11 é um texto messiânico?

Proposta de Matheus Vinícius:
Mateus 2:15 - onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".

Segundo o Ev. Mateus, quando Jesus foi ao Egito ele cumpriu uma profecia messiânica, dita em Oseias 11. Entretanto, Oseias 11 não fala nada sobre a profecia que o Messias devia ir ao Egito. O Oseias 11 fala apenas do amor de Deus por Israel.
-----------------------
Resposta:
R. V. G. Tasker comenta o seguinte:
"A citação descritiva de Oséias parece ter a intenção de sugerir ao leitor que o Messias, que é a personificação do verdadeiro Israel, repetiu em sua própria vida a experiência do Israel antigo; e também que ele era um segundo Moisés, maior que o primeiro. Sua suprema obra de salvação tinha como modelo o poderoso ato de salvação realizado por Deus através de Moisés a favor do povo escolhido. E, tal como Moisés foi chamado para ir ao Egito e libertar Israel, filho primogênito de Deus (Ex 4:22) da escravidão física, assim também Jesus foi chamado do Egito em sua infância, através da divina mensagem dada a José, para salvar a humanidade da escravidão do Pecado".

(Mateus - Introdução e Comentário; Ed.Vida Nova; pg.33-34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário