segunda-feira, 11 de julho de 2016

Deus ajuda nas horas de necessidade?


Se esconde daqueles de precisam de sua ajuda.
Sl 10:1 - Por que te conservas longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?

Sl 22:1-2 - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

Is 1:15 - Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Is 45:15 - Verdadeiramente, tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador.

Ez 20:3 - Filho do homem, fala aos anciãos de Israel e dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vós vindes consultar-me? Vivo eu, que vós não me consultareis, diz o Senhor JEOVÁ.

Os 5:6 - Eles irão com as suas ovelhas e com as suas vacas, para buscarem o SENHOR, mas não o acharão: ele se retirou deles.

Hc 1:2 - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?


Deus está sempre pronto a ajudar nas horas de necessidade.
Sl 46:1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Sl 145:18 - Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Na 1:7 - O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo vs. por vs.:
Sl 10:1 - Por que te conservas longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?

Não preciso nem repetir que esta tal BDC nunca termina de ler o texto e já toma suas conclusões. Pois vejam o final deste Salmo:

14. Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.
15. Quebra o braço do ímpio e do perverso, pede contas de sua impiedade até que dela nasda mais se ache.
16. O Senhor é rei para todo o sempre; da sua terra desapareceram os outros povos.
17. Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.
18. Defendes o órfão e o oprimido, a fim de que o homem, que é pó, já não cause terror.

Estaria o salmista se auto-contradizendo? Uma hora ele fala que Deus não está nem aí para o oprimido e daqui a pouco ele fala que Deus ouve e reanima o oprimido. Como isto funciona?

O Sentido é apenas este: Que às vezes nos parece que Deus não está nem aí para a nossa dor. E aparentemente, o ímpio está se dando bem e se gabando de suas conquistas. Porém, no final do texto diz que Deus julgará o ímpio e livrará o oprimido.

Sl 22:1-2 - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

Vou descontradizer está da mesma forma que o texto acima. Leiam no mesmo capítulo o vs.24:

"Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro".

O Salmista começa apenas dizendo da angústia que estava sofrendo e lhe parecia que Deus não o estava ouvindo. E quando chega no vs.24 ele afirma com louvores nos lábios que Deus é aquele que ouve ao que clama.


Is 1:15 - Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Esta eu não preciso nem do contexto, pois o próprio texto está dizendo o porquê de Deus não ouvir o clamor:

"... porque as vossas mãos estão cheias de sangue".

Deus não ouve orações quando não há arrependimento. O Arrependimento é um requisito absoluto para se ter comunhão com Deus.


Is 45:15 - Verdadeiramente, tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador.

Nossa! Essa doeu! Eu desafio alguém a ler o capítulo inteiro e encontrar algum versículo que fale que Deus não houve nas horas de necessidade.

A única coisa que se pode ser entendida com este versículo no seu contexto, é que ele está dizendo que o Deus que se esconde será achado quando você o buscar.

O resto é forçar algo que o texto passa longe de estar afirmando neste tópico.


Ez 20:3 - Filho do homem, fala aos anciãos de Israel e dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vós vindes consultar-me? Vivo eu, que vós não me consultareis, diz o Senhor JEOVÁ.

Por que será que Deus disse isto? Será que Deus simplesmente acordou de mau humor naquele dia e resolveu dar a BDC um álibi para no futuro usar contra ele?

O que diz o texto todo a respeito disto? Há no texto indícios deste por quê?

Vamos ler então por que Deus não quis ouvi-los. Postarei apenas alguns versículos chaves. Porém, vocês podem ler o texto inteiro depois e verem com seus próprios olhos o contexto:

4 - Julgá-los-ias tu, ó filho do homem, julgá-los-ias? Faze-lhes saber as abominações de seus pais;
8 - Mas rebelaram-se contra mim e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações dos seus olhos, nem deixava os ídolos do Egito; então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito.
9 – O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos das nações, no meio das quais eles estavam, a cujos olhos eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
13 – Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.
14 - O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos das nações perante as quais os fiz sair.
16 - Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos.
17 - Não obstante, o meu olho lhes perdoou, para não os destruir nem os consumir no deserto.
18 – Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos.
19 - Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os.
20 - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus.
21 – Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; eles profanaram os meus sábados; por isso, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto.
22 – Mas contive a mão e o fiz por amor do meu nome, para que não fosse profanado aos olhos das nações, à vista das quais os fiz sair.
23 - Também levantei a mão para eles no deserto, para os espalhar entre as nações e os derramar pelas terras;
24 – porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos se iam após os ídolos de seus pais.
25 - Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons, e juízos pelos quais não haviam de viver;
26 - e os contaminei em seus próprios dons, nos quais faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre; para os assolar, para que soubessem que eu sou o SENHOR.
30 - Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor JEOVÁ: [Vós vos contaminais a vós mesmos, à maneira de vossos pais? E vos prostituís com as suas abominações?
31 - E, quando ofereceis os vossos dons e fazeis passar os vossos filhos pelo fogo, não é certo que estais contaminados com todos os vossos ídolos, até este dia? E vós me consultaríeis, ó casa de Israel? Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que vós me não consultareis.


O que é que este texto tem a ver com o necessitado?

A única coisa que ele está dizendo é que os homens que o estavam consultando permaneciam no mesmo pecado que seus antepassados e precisavam se arrepender antes de consultarem a Deus.

Os 5:6 - Eles irão com as suas ovelhas e com as suas vacas, para buscarem o SENHOR, mas não o acharão: ele se retirou deles.

Nossa que Deus malvadão! Tadinhos, estavam indo oferecer sacrifícios à Deus e o malvadão disse que não os atenderia, disse que iria embora. Gugu Dádá...

Puxa, custa ler o texto sem pré-conceitos, e entender de fato o porquê da atitude de Deus para com eles? Que o próprio texto descontradiga:

1 - Ouvi isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e escutai, ó casa do rei, porque a vós pertence este juízo, visto que fostes um laço para Mispa e rede estendida sobre o Tabor.
2 - Os transviados têm descido até ao profundo, na matança; mas eu serei a correção de todos eles.
3 - Eu conheço Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque, agora, te tens prostituído, ó Efraim, e se contaminou Israel.
4 - Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles, e não conhecem o SENHOR.
5 - A soberba de Israel testificará, pois, no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles.
6 - Eles irão com as suas ovelhas e com as suas vacas, para buscarem o SENHOR, mas não o acharão: ele se retirou deles.
7 - Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora, a lua nova os consumirá com as suas porções.
11 - Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após a vaidade.
15 - Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.

Não é interessante que o próprio Deus no vs.15 diz que se for buscado depois que reconhecerem sua culpa, eles o encontrariam?

É disto que novamente o texto está tratando. Sem arrependimento, não adianta oferece sacrifícios à Deus.


Hc 1:2 - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?

Habacuque durante todo o capítulo 1 e o vs.1 do capítulo dois coloca diante de Deus suas perguntas e questionamentos. Ele termina o questionamento com a seguinte pergunta:

"Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei, quando eu for argüido".

E, depois, em Hc 2:2 em diante, Deus começa a responder suas questões:

"Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa".

Por que a BDC não escreve as respostas de Deus? Leiam lá e vejam o que Deus responde para Habacuque. Mas, antes leiamos a advertência de Deus quanto a suas respostas:

3 - "Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará".


Ou seja, Deus faria justiça no tempo dele e não no nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário