sexta-feira, 29 de julho de 2016

Quem sucedeu Jeoaquim como rei?


Ele foi sucedido como rei pelo seu filho.
II Rs 24:6 - E Jeoaquim dormiu com seus pais; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar.

Ele não teve sucessor.
Jr 36:30 - Portanto, assim diz o SENHOR acerca de Jeoaquim, rei de Judá: Não terá quem se assente sobre o trono de Davi, e será lançado o seu cadáver ao calor de dia e à geada de noite.
---------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

Gleason Archer descontradiz:
"O principal ponto dessa sentença sobre Jeoaquim (que acabara de rasgar as profecias escritas de Jeremias, atirando-as ao fogo) era que ele não teria uma dinastia que lhe sucedesse no trono. O cumprimento dessa condenação, aconteceu em 597 a.C., quando Jeoaquim morreu: seu filho Joaquim reinou em Jerusalém durante meros três meses, antes de cair sob o cerco das tropas de Nabucodonosor. É provável que nem tivesse havido cerimônia de coroação oficial dado o período de intranquilidade, em que prosseguia o estado de sítio. Contudo, àquele filho não foi permitido permanecer no trono de Judá a partir de então; antes, foi Zedequias, seu tio, que se instalou como rei vassalo do império caldeu, sendo Joaquim levado para o exílio na Babilônia, de onde jamais regressaria.

Deve-se observar que, quando o verbo hebraico yasab ("sentar-se entronizado") é empregado para um rei, implica certo grau de permanência, em vez de um período curto de noventa dias. Sendo filho de Jeoaquim, Joaquim não teve permissão de sentar-se no trono nem continuar a dinastia davídica. Ao contrário foi removido; e nenhum filho ou descendente seu teve jamais permissão de reinar como rei, a partir de então, no trono de Davi. Zorobabel talvez tivesse ascendência em Joaquim, por meio de Sealtiel e exercesse um papel de liderança após a restauração dos exilados que voltaram da Babilônia. Todavia, jamais exerceu o cargo de rei. (Os últimos reis judaicos dos séculos II e I a.C., chamados hasmoneanos, eram tribo de Levi e nenhuma conexão tiveram com Jeoaquim)".


Fonte: Gleason Archer, “Encliclopédia de Temas Bíblicos”, editora Vida, pg.235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário