domingo, 14 de agosto de 2016

A força de um veredito:

1. As mulheres vão ao sepulcro
Mt 28:1 – ”Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”.

Mc 16:2 – ”No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, “

Lc 24:1 – ”No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado”. 

Jo 20:1 – ”No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro...”.


2. Elas encontram o sepulcro com a pedra removida:
Mt 28:2 – ”E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela”.

Mc 16:4 – ”Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida”.

Lc 24:2 – ”Encontraram removida a pedra do sepulcro, “.

Jo 20:1 – ”...e viu que a pedra da entrada tinha sido removida”.


3. Elas vão pela primeira vez contar aos apóstolos:
Jo 20:2 – ”Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!”

Obs1: João é o único dos evangelistas que menciona este fato.

Obs2: Elas não tinham tido um encontro nem com os anjos e nem com Jesus. Pois elas disseram que alguém havia tirado o corpo de Jesus do sepulcro. Portanto, elas não sabiam ainda que ele havia ressuscitado.


4. Pedro e João vão ao sepulcro verificar:
Jo 20:
3 Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
4 Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
6 A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
7 bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
8 Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
9 (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)
10 Os discípulos voltaram para casa”.


5. As mulheres também haviam voltado com Pedro e João ao sepulcro:
Jo 20:11 – ”Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando”.


6. Elas entram no sepulcro:
Jo 20:11 – ”Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro”.

Lc 20:3 – ”mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus”.

Mc 16:5 – ”Entrando no sepulcro,...”.


7. Elas vêem os anjos e conversam com eles:
Mt 28:5-6 – ”O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia”.

Mc 16:5-6 – ”Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e ficaram amedrontadas. “Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto”.

Lc 24:4-8 – ”Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ ”. Então se lembraram das palavras de Jesus”.

Jo 20:12-13 – “e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” “Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”.


8. Os anjos dizem para elas irem e comunicarem aos discípulos que Jesus ressuscitou:
Mt 28:7-8 – ”Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei. As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus”.

Obs1: Notem que o anjo diz: 
”Notem que eu já os avisei”. Deixa a impressão que eles já estavam conscientes da tumba vazia.

Mc 16:7 – ”Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse.”

Lc 24:9 – ”Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.“

Obs2: Lucas não relata que as mulheres conversaram com Jesus.

Obs3: João não relata que os anjos disseram as mulheres que deveriam ir contar aos discípulos.


9. Elas tem um encontro com Jesus e conversam com ele: 
Mt 28:9 – ”De repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve!” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram”.

Mc 16:9 – ”Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios”

Obs1: O fato de Jesus ter aparecido primeiro a Maria madalena não significa que ele apareceu somente para ela. E sim, que ela foi a primeira a vê-lo.

Obs2: Lucas não menciona que as mulheres viram Jesus. Ele cita apenas os anjos.

Jo 20:14-16 – “Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”. Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”).


10. Elas finalmente voltam e dizem aos discípulos que Jesus ressuscitou:
Mt 28:10 – ”Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.

Obs1: Mateus não relata o momento em que elas chegaram e disseram aos discípulos que Jesus havia ressuscitado. Mateus diz apenas no vs.11– 
”Enquanto as mulheres estavam a caminho,...”. E logo em seguida diz que os discípulos obedeceram a ordem que Jesus enviou através delas(vs.16) – ”Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara”.

Mc 16:10 – ”Ela foi e contou aos que com ele tinham estado; eles estavam lamentando e chorando”.

Lc 24:9-10 – ”Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros. As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas”.

Jo 20:18 – ”Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera”.


11. Os discípulos duvidam em primeira mão delas:
Mc 16:11 – ”Quando ouviram que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não creram”.

Lc 24:11 – ”Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura”.


12. Pedro volta outra vez ao sepulcro.
Lc 24:12 – ”Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera”.

Lc 24:24 – ”Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram.”

Observem que alguns voltam ao sepulcro novamente depois que as mulheres haviam falado com os anjos:

Lc 24:22-23 – ”Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo”.


13. Os discípulos encontram Jesus:
Mt 28:16-17 – ”Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram”.

Mc 16:14 – ”Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto”.

Lc 24:36 – ”Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês!”

Jo 20:19-20 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor”.


A força de um veredito:
Quando você une todas as narrativas dos Evangelhos, só então, você tem o veredito final do caso.

E baseando-me nos quatro relatos que chego a este veredito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário