sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Aqueles que chamam o nome do Senhor serão ouvidos?

Todos aqueles que chamam o nome do Senhor serão ouvidos.
Jl 2:32 - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.

At 2:21 - e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Rm 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


Nem todos os que chamam o nome do Senhor serão ouvidos.
Jr 14:12 - Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor e quando oferecerem holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei deles; antes, eu os consumirei pela espada, e pela fome, e pela peste.

Ez 8:18 - Pelo que também eu procederei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, eu não os ouvirei.

Mq 3:4 - Então, clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.

Mt 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
----------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A BDC está sugerindo que a Bíblia diz que Deus ouviria qualquer clamo e atenderia. Vamos ler o contexto dos textos e ver de que tipo de clamor ela está se referindo:

Descontradizendo Jl 2:32:
Contexto:
12 - Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.
14 - Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de manjar e libação para o SENHOR, vosso Deus?
15 - Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição.
16 - Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recamara, e a noiva, do seu tálamo.
17 - Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
18 - Então, o SENHOR terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo.
19 - E o SENHOR responderá e dirá ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.
20 - E aquele que é do Norte farei partir para longe de vós, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
21 - Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te; porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 - Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 - E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.
24 - E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo.
25 - E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 - E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será mais envergonhado.
27 - E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.
28 - E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 - E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
30 - E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.
31 - O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.

Concluindo Jl 2:32
Jl 2:32 não está falando de um clamor qualquer. Está falando de arrependimento genuíno. Está falando de rasgar não apenas as vestes, mas também os corações com jejuns, e com choro, e com pranto. É deste tipo de clamor que ele trata.


Descontradizendo At 2:21:
Obs: Este texto é o mesmo de Jl 2:32. Ver At 2:16:

Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel.

Portanto, trata-se do mesmo conceito de arrependimento, pois no contexto posterior, Pedro lhes diz: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.


Descontradizendo Rm 10:13:

Lendo o vs anterior:
12 - Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Obs: O texto de Jl é usado por Paulo apenas para dizer que o Evangelho não faz distinção entre judeu e grego. Ou seja, tanto um judeu quanto um grego, se clamar a Deus serão ouvidos.


Descontradizendo Jr 14:12:
Por que Deus não queria ouvir o clamor de Judá?

Vamos ao contexto:

Capítulo 13:
9 - Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.
10 - Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.
11 - Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.
15 - Escutai, e inclinai os ouvidos, e não vos ensoberbeçais; porque o SENHOR falou.
16 - Dai glória ao SENHOR, vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão.
17 - E, se isso não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo.
22 - Quando, pois, disseres no teu coração: Por que me sobrevieram estas coisas? Pela multidão das tuas maldades se descobriram as tuas fraldas, e os teus calcanhares sofrem violentamente.
25 - Esta será a tua sorte, a porção que te será medida por mim, diz o SENHOR; pois te esqueceste de mim e confiaste em mentiras.
26 - Assim também eu descobrirei as tuas fraldas até ao teu rosto; e aparecerá a tua ignomínia.
27 - Vi as tuas abominações, e os teus adultérios, e os teus rinchos, e a enormidade da tua prostituição sobre os outeiros no campo; ai de ti, Jerusalém! Não te purificarás? Até quando ainda?

Capítulo 14:
7 - Posto que as nossas maldades testifiquem contra nós, ó SENHOR, opera tu por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.
10 - Assim diz o SENHOR acerca deste povo: Pois que tanto amaram o afastar-se e não detiveram os pés; por isso, o SENHOR se não agrada deles, mas agora se lembrará da maldade deles e visitará os seus pecados.
11 - Disse-me mais o SENHOR: Não rogues por este povo para bem.
12 - Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor e quando oferecerem holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei deles; antes, eu os consumirei pela espada, e pela fome, e pela peste.

Concluindo Jr 14:12:
Este texto fala do diálogo de Jeremias e Deus a respeito de Judá e Jerusalém. Jeremias está clamando à Deus para que não destrua o povo. E Deus o está respondendo que tudo aquilo estava acontecendo como resultado dos pecados deles. E que não adiantava ele ficar clamando por eles. Veja o que Deus diz no Cap.15:
1 - Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.
6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.
7 - E padejá-los-ei com a pá nas portas da terra; desfilhei, destruí o meu povo; não voltaram dos seus caminhos.

O que fica claro no contexto é que Deus estava dizendo que aquele povo sempre o rejeitou, sempre o traiu, sempre o desprezou.

Deus já havia dado diversas chances de arrependimento e estes não quiseram. E agora era Deus quem não estava mais disposto a continuar insistindo neles. Deus não estava desprezando um jejum genuíno ou um clamor genuíno. Deus estava desprezando o rito hipócrita que não é seguido de mudança de caráter e postura para com Ele. É como se Ele dissesse: "- De que adianta vocês jejuarem, clamarem, se vocês nunca mudam de comportamento? Vocês podem jejuar e clamar o quanto quiserem. Porém, se tudo isto não é seguido de arrependimento genuíno de nada vale e não sou obrigado a ouvi-los."


Descontradizendo Ez 8:18:
Vamos ao contexto:
1 - Sucedeu, pois, no sexto ano, no mês sexto, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judá, assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor JEOVÁ caiu sobre mim.
2 - E olhei, e eis uma semelhança como aparência de fogo; desde a aparência dos seus lombos, e daí para baixo, era fogo e dos seus lombos para cima, como aspecto de um resplendor, como cor de âmbar.
3 - E estendeu a forma de uma mão e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me trouxe a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus.
4 - E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme a semelhança que eu tinha visto no vale.
5 - E disse-me: Filho do homem, levanta, agora, os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que da banda do norte, à porta do altar, estava esta imagem de ciúmes, à entrada.
6 - E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas verás ainda maiores abominações.
7 - E levou-me à porta do átrio; então, olhei, e eis que havia um buraco na parede.
8 - E disse-me: Filho do homem, cava, agora, naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.
9 - Então, me disse: entra e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.
10 - E entrei e olhei, e eis que toda forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel estavam pintados na parede em todo o redor.
11 - E setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias, filho de Safã, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso.
12 - Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra.
13 - E disse-me: Tornarás a ver ainda maiores abominações do que as que estes fazem.
14 - E levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz.
15 - E disse-me: Viste, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas.
16 - E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente.
17 - Então, me disse: Viste, filho do homem? Há coisa mais leviana para a casa de Judá do que essas abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.
18 - Pelo que também eu procederei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, eu não os ouvirei.

Concluindo Ez 8:18
Penso que não preciso dizer mais nada além daquilo que o próprio texto está dizendo. Pois o texto nos dá claramente a situação que a religião judaica vivenciava. E é evidente que a santidade de Deus não se relacionaria com tal situação. Deus sempre deixou claro em sua palavra que não se relaciona com o pecado. O texto deixa claro que naquela situação, Deus não ouviria ninguém. O que fica implícito é que sem arrependimento genuíno, Deus não ouviria a ninguém. Portanto, não há nenhuma contradição!


Descontradizendo Mq 3:4:
Vamos ao contexto:
1 - Mais disse eu: Ouvi agora vós, chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel: não é a vós que pertence saber o direito?
2 - A vós que aborreceis o bem e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles e a sua carne de cima dos seus ossos,
3 - e que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne do meio do caldeirão.
4 - Então, clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.
5 - Assim diz o SENHOR contra os profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra.
6 - Portanto, se vos fará noite, para que não haja profecia, e haverá trevas, para que não haja adivinhação, e se porá o sol sobre esses profetas, e o dia sobre eles se enegrecerá.
7 - E os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão, sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus.
8 - Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
9 - Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e vós, maiorais da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito,
10 - edificando a Sião com sangue e a Jerusalém com injustiça.
11 - Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.
12 - Portanto, por causa de vós, Sião será lavrado como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa, em lugares altos de um bosque.

Conclusão Geral:
Como vimos, Jl 2:32 não está falando de um clamor qualquer. Está falando de arrependimento genuíno. Está falando de rasgar não apenas as vestes, mas também os corações com jejuns, e com choro, e com pranto. É deste tipo de clamor que ele trata.

Todos os textos usados pela BDC para dizer que Deus não atenderá se encaixam perfeitamente neste pensamento. Ou seja, o povo estava em pecado, e sem arrependimento genuíno Deus disse que não os ouviria.

Nenhum dos textos diz que Deus não responderia caso eles se arrependessem de fato. Todos os textos deixam implícitos claramente que Deus não encontrava neles nenhum indício de arrependimento. Pelo contrário, todas às vezes Deus colocou a frase depois de um "se". Ou seja, "se" ele clamarem, Ele não os ouviria. Porém, o que fica claro é que isto não ocorreu. Eles em nenhum momento mudaram seu comportamento.


Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário