quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Testemunhas vivas!

Chandu Ray aos 14 anos já havia lido grande parte da literatura religiosa do seu povo, sua mãe que era super-religiosa, o havia convidado para fazer uma viagem pelas montanhas da Índia em busca de fluidos dos deuses. Haviam-lhes dito que, se subissem certa montanha, jamais desceriam dali da mesma maneira. Eles foram, mas, conta ele, "descemos do mesmo jeito que éramos antes de subirmos". Vazio, angustiado, triste, continuo lendo tudo que vinha para às suas mãos. Não satisfeito, converteu-se ao Budismo. Cursou uma escola budista durante quatro anos, aprofundou-se no assunto e, ainda descontente, converteu-se ao Maometismo. Estudou a religião e chegou a fazer faculdade maometana. Mas não se satisfez. Apostatou de tudo, até que um dia, enfermo, foi parar num hospital. Ali o colocaram ao lado do leito de um cristão. Tratava-se de um homem cego que seria operado na manhã seguinte.

Foi o próprio cego quem lhe perguntou:
- Quem é você?
- Sou Chandu Ray - veio a resposta.
- Você é cristão?
- Não, não sou.
- Então, quero compartilhar uma coisa com você - declarou o cego. E falou da morte e ressurreição de Jesus.

Chandu Ray arregalou os olhos e quis a confirmação:
- E você crê mesmo nisto?
- Eu creio - garantiu o cego.
- Então, se ele ressuscitou, por que você vai fazer essa operação amanhã?
- Eu não entendo - disse o cristão.
- Ele ressuscitou? - Tornou a perguntar.
- Ressuscitou - confirmou o outro.
- Então, você não quer que, hoje à noite, nós peçamos ao Jesus que ressuscitou que cure os seus olhos?
- É... não sei. Pode ser. Quem sabe?

E foi Chandu Ray quem propôs:
- Vamos orar.

Desde a primeira hora em que ouviu falar de Jesus, dobrou os joelhos. E ele conta que oraram de meia-noite até às seis da manhã. E que haviam chorado muito. "Enquanto eu pedia por ele, entregava o meu próprio coração a Jesus," afirmou Chandu.

Às seis da manhã, levaram o homem para sala de cirurgia mas, dentro de pouco tempo, o médico voltou correndo ao quarto, perguntando:
- O que vocês fizeram durante a noite?
- Nós oramos - respondeu Chandu Ray - Por que?
- Porque eu tirei a venda dos olhos dele e ele está curado. O que foi que vocês fizeram? Vocês choraram?
- Foi só o que nós fizemos: oramos e choramos a noite toda.
E o médico pensou alto, um tanto supersticiosamente:
- Quem sabe as lágrimas foram um santo colírio?..."

Chandu Ray hoje é Bispo da Igreja Anglicana na Índia.

Uma dramática história acontecida neste século é a vida do jovem Sadu Sundar Sing, filho de um importante homem da Índia. Ele conheceu Jesus Cristo como Senhor e Salvador e se deixou envolver inteiramente por ele. Convertera-se a deus de toda a sua alma. O pai achou que ele cometera uma loucura, e na esperança de dissuadi-lo mandou raspar-lhe a cabeça, tirando-lhe o direito à herança. Mas o jovem Sundar Sing não se deixou intimidar. Enviado à própria corte do Rei, este lhe prometeu todas as honrarias, contanto que abandonasse a fé. Ao que ele respondeu: "Saiba, vossa Majestade, que o tesouro que encontrei em Jesus ninguém neste mundo pode me oferecer".

Em vista disso um tio seu, triste e furioso ao mesmo tempo, apelou para uma última tentativa. Levou-o aos porões de sua casa, onde se encontrava o depósito de todos os bens da família: jóias, prata, ouro, riquezas em abundância. Tirou o turbante da cabeça - sinal de maior humilhação para um homem daquela estirpe - e lhe disse: "tudo isto será seu, se você abandonar Jesus". E o garoto de apenas quatorze anos se manteve firme na sua inabalável recusa.


O tio o devolveu ao pai, que o envenenou. Ainda espumando, agarrou-se a um trem e foi socorrido por dois missionários numa cidade vizinha. Por um milagre de Deus sua vida foi preservada - milagre tão evidente que o médico que cuidou dele converteu-se na manhã seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário