sábado, 7 de setembro de 2013

Brennan Manning: "Terra: Um planeta planejado!"



Brennan Manning em seu livro "O Evangelho Maltrapilho" pela Editora Textus, no Cap.2, pgs.33-34, traz algumas curiosidades a respeito da Terra:

1. A inclinação da Terra, de 23 graus, produz as nossas estações;
2. Se a Terra não tivesse a exata inclinação que tem, os vapores dos oceanos mover-se-iam para norte e sul, cobrindo os continentes de gelo.
3. Se a lua estivesse a 80 mil quilômetros da Terra, em vez de 320 mil, as marés seriam tão enormes que todos os continentes seriam submergidos pela água - até mesmo as montanhas seriam afetadas pela erosão.
4. Se a crosta terrestre fosse apenas três metros mais grossa, não haveria oxigênio, e sem ele toda a vida animal morreria.
5. Se os oceanos fossem uns poucos metros mais profundos, o dióxido de carbono e o oxigênio teriam sido absorvidos e nenhuma vida vegetal poderia existir.
6. O peso da terra foi estimado em seis sextilhões de toneladas. Ela revolve mais de 1.600 Kms por hora ou 40.000 Km por dia. Num ano isso dá mais de 14.000.000 Kms. Considerando o extraordinário peso de seis sextilhões de toneladas girando a essa fantástica velocidade ao redor do seu eixo invisível, as palavras de Jó 26:7 assumem significado sem paralelo: "Ele... faz pairar a Terra sobre o nada".
7. A Terra revolve em sua própria órbita ao redor do sol, percorrendo a cada ano o longo circuito elíptico de 965.000.000 Kms - o que significa que viajamos nessa órbita à velocidade de 30 kms p/s., ou 1.800 kms por hora.

8. Os grandes planetas no nosso sistema solar distam do sol entre 57 milhões e cerca de cinco trilhões e oitocentos bilhões de Kms; cada um deles gira ao redor do sol com absoluta precisão, com órbitas que variam entre 88 dias para Mercúrio e 248 anos para Plutão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário