sábado, 30 de maio de 2015

Quais foram as últimas palavras de Jesus?


"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Mt 27:46 - E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito."
Lc 23:46 - E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

"Está consumado."
Jo 19:30 - E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

----------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Descontradizendo Mt 27:46:
"E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

Vamos ao contexto:
45 - "E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona".
46 - "E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
50 - "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito".

O próprio contexto já contradiz a aparente contradição. Pois, no versículo 50, diz que Jesus voltou a clamar. Se ele voltou a clamar, isto significa que as palavras do vs.46 não foram suas últimas palavras.

Descontradizendo Lucas e João:
Se eu estou saindo para viajar, e digo para minha esposa: "Estou saindo para viajar, se cuida!"
Minha esposa diz para os outros que eu disse: "Estou saindo para viajar" e logo em seguida saí de casa.

Vem meu filho e diz que eu disse: "Se cuida!" e logo em seguida saí de casa.

Isto se trata de uma contradição? Ou, juntando-se as duas frases, chegamos ao veredito do que eu disse por completo?

Observe que os dois não estão preocupados em dizer o que Jesus disse por último antes de morrer. A preocupação de Lucas foi de dizer que Jesus entregou o seu espírito nas mãos do Pai. Já a preocupação de João foi de afirmar a frase: "Está consumado!".

São apenas relatos diferente, e não contraditórios!

Conclusão:

Não há nenhuma contradição! Seria contradição se Jesus dissesse: "não está consumado! Pai, não entrego em tuas mãos meu espírito!". Daí sim, poderíamos dizer que houve uma contradição. Porém, nos textos acima, é algo normal em que dois autores decidem falar apenas a parte que lhe aprouve dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário