quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A quem Jesus fez o primeiro aparecimento após a sua ressurreição?


Maria Madalena e outra Maria.
Mt 28:1 - E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Mt 28:9 - E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram.

Maria Madalena.
Mc 16:9 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

Jo 20:11-14 - E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.

Cleopas e um outro.
Lc 24:
13 - E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
14 - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
15 - E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles.
16 - Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
17 - E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes?
18 - E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
19 - E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
20 - e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte e o crucificaram.
21 - E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
22 - É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
23 - e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
24 - E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém, não o viram.
25 - E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 - Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
27 - E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
28 - E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
29 - E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30 - E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu.
31 - Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
                                 
Cefas
I Co 15:4-5 - e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.
__________________________________________________

Descontradizendo 1 Co 15:4-5:
"e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze".
Aonde diz neste texto que Jesus apareceu primeiro para Pedro?


Descontradizendo Lc 24:13-31:
Lucas omite de sua narrativa o encontro das mulheres com Jesus antes de divulgar o ocorrido aos discípulos. Ele narra apenas a conversa delas com os anjos e logo em seguida que estas foram dizer aos apóstolos o que havia acontecido.

Porém, mesmo assim, o texto não diz que Jesus apareceu primeiro a Cleopas e ao seu companheiro. Jesus no mesmo dia apareceu para as mulheres e para eles dois.

Mas, ao que tudo indica a luz dos outros textos, parece-me implícito, que Jesus apareceu de fato primeiro para as duas Maria (conforme Mc 16:12).

O texto diz que Jesus depois de ressurreto apareceu para Pedro, e não que apareceu primeiro para Pedro.


Descontradizendo Mc 16:9 & Jo 20:11-14:
Mc 16:9 – ”E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios”.

Jo 20:11-14 – ”E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus”.

Os dois textos não estão dizendo que Jesus apareceu somente a Maria Madalena. Mas, que apareceu primeiramente a ela. Marcos e João omitem de sua narrativa o nome de Joana e Maria, mãe de Tiago (conf.Lc 24:10). Isto pode se tratar apenas de um reducionismo do todo do que aconteceu de fato. Por razões que desconhecemos, os dois omitem as outras duas mulheres.

Porém, o termo ”primeiramente”, não significa unicamente. Eu posso muito bem narrar uma história de um ponto de vista reducionista, dizendo que algo ocorreu primeiramente com alguém, sem que isto implique em que apenas aquela pessoa estava envolvida. Neste caso, eu posso muito bem omitir outros nomes e isto não significa que não haviam mais pessoas no ocorrido.


Descontradizendo Mt 28:1 & 9:
Mt 28:1 – E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”.

Mt 28:9 – E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram”.

Mateus é mais um exemplo de reducionismo. Pois, ele também omite o nome de Joana (Lc 24:10) e informa apenas os nomes de Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago.


Conclusão:
Em vista das narrativas apresentadas, o fato é que Jesus apareceu depois da ressurreição:
1. Para Maria madalena; Maria, mãe de Tiago e Joana.
2. Cleopas e seu companheiro.
3. Para Pedro e os outros apóstolos.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário