sábado, 7 de maio de 2016

A Bíblia condena o jogo?


Sim. Pv 28:22, Jo 19:23-24

Não. Nm 26:52-56, Js 14:2, 18:6, 19:51, 21:8, I Cr 26:13-14, Ne 10:34, At 1:23-26.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo vs. por vs.
Pv 22:22 - "Aquele que tem um olho mau corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a pobreza".

O texto fala de viver buscando apenas riquezas no sentido de ganância. E se estivesse falando a respeito de "Jogar", estaria se referindo a alguém que arrisca todo o seu dinheiro em jogos colocando sua vida financeira em perigo. Quantas pessoas foram destruídas, financeiramente falando, quando arriscou tudo o que tinham em jogos.

Jo 19:23-24 - "Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Isso foi assim para que se cumprisse a Escritura, que diz: Dividiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram essas coisas".

A Bíblia não está nem condenando nem incentivando. Está apenas relatando o episódio e nada mais. O resto fica por conta da criatividade e imaginação da BDC.

Nm 26:52-56 – “E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: A estes se repartirá a terra em herança, segundo o número dos nomes. Aos muitos, multiplicarás a sua herança; e, aos poucos, diminuirás a sua herança; a cada qual se dará a sua herança, segundo os que foram deles contados. Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão. Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre os muitos e os poucos”.

Nossa, que ignorância sem tamanho! Onde diz na Bíblia que é de fato proibido tirar sorte para ver quem ficará com esta ou com aquela terra? O tirar sorte aqui é justamente para que não houvesse injustiça de alguém escolher a melhor terra, enquanto outros ficassem com a terra menos atrativa.

Daí alguém diria: "- Mas por que Deus não repartiu a terra segundo a Sua vontade?". Justamente porque as pessoas diriam que Ele estaria fazendo acepção de tribos.

O mesmo princípio é aplicado nos textos de Js 14:2, 18:6, 19:51, 21:8, I Cr 26:13-14, Ne 10:34, At 1:23-26.

Nenhum destes textos tem a pretensão de liberar um indivíduo a se envolver com jogos de azar que envolve dinheiro e vício. São diferentes situações e nada tem a ver com isto.

Concluindo
A Bíblia condena o jogo que traz destruição financeira e produz o vício em que a vida da pessoa gira em torno disso. Porém, ainda assim, isto é falado de forma implícita e não explícita. Os textos usados pela BDC são totalmente desprovidos de algum tipo de ensino que incentive pessoas a serem viciadas em jogos de azar e arriscarem seu dinheiro nisso.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário