quarta-feira, 25 de maio de 2016

Possessões no AT

Bruno perguntou:
Pastor Pipe por que acontecem tantas possessões no novo testamento e não há no velho testamento?
---------------------------
Pipe respondeu:

Há muito pouco relato de possessões no AT. Nós temos o caso da serpente e se eu não me engano o outro único caso relatado é o de Saul (I Samuel 16:14). Se vc for verificar o foco de cada um destes livros, nem há espaço e razão para que possessões sejam relatadas a não ser os dois casos citados acima. O foco destes livros é apontar outras particularidades do contexto.
Agora veja comigo que o que ocorre no NT é que os demônios somente aparecem se manifestando nos relatos dos Evangelhos. Ou seja, é no ministério de Jesus que eles aparecem e de alguma forma aponta a autoridade de Cristo sobre eles. Nos demais livros do NT a possessão também "desaparece" de modo manifesto. Ou seja, no contexto dos Evangelhos, o Messias se manifesta e juntamente com ele os possessos aparecem em seu caminho ou são trazidos até ele.

A pergunta que fica é se havia ou não possessões antes disso? Ou, se a religião judaica não sabia lidar com as possessões? Jesus parece ser o primeiro na história a lidar de frente com os demônios e exercer autoridade sobre eles.

Outra questão é que os fariseus pareciam ter conhecimento acerca destes demônios, porque eles acusam Jesus de expulsar os demônios em nome de Belzebu. O que os faz fazer tal afirmação? Isto pode apontar, que eles por inveja de não terem tal autoridade sobre os demônios, precisavam atacar urgentemente a autoridade visível que Jesus exercia sobre os demônios. Ou seja, a religião judaica não exercia nenhuma autoridade sobre os demônios.


Por isso, vc não verá relatos acerca disso no AT. Isto parece ter sido uma realidade não relatada porque a religião judaica não sabia como lidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário