terça-feira, 17 de maio de 2016

Julgar ou não julgar?


Não Julgue:
Mt 7:1 - Não julgueis, para que não sejais julgados,

Lc 6:37 - Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Rm 2:1 - Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

Tg 4:12 - Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Julgue qualquer coisa e qualquer um:
Lv 19:15 - Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.

Jo 7:24 - Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

I Co 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

I Co 5:12-13 - Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

I Co 6:2-3 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida
----------------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo vs. por vs.
Primeiro os textos que dizem para não julgar:

Mt 7:1-5 - Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Lc 6:37 - Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Rm 2:1 - Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

Tg 4:12 - Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Do que é que os textos estão falando? Os textos estão se referindo a uma pessoa que fica mais preocupada com a vida dos outros do que buscar mudar a sua própria vida e caráter. Fala literalmente: “- Cuide do seu nariz ao invés do nariz dos outros!”. Não tem nada a ver com sentar no banco de um magistrado e julgar literalmente um réu!

O raciocínio da BDC:
Diante dos textos anteriores isto implicaria em dizer que não deveriam existir leis para julgar os crimes e os processos de justiça. Porém, os texto estão apenas tratando uma questão de convívio onde uma pessoa fica mais preocupada coma vida alheia do que mudar o seu caráter.


Versículos que dizem para julgar:
Lv 19:15 - Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.

Jo 7:24 - Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça

Olha só o cúmulo do absurdo: A Bíblia não está dizendo para não julgar. É bem o contrário disso. Está literalmente dizendo:

"-Tome cuidado antes de tomar qualquer passo que implica em julgar alguém. Não julgue segundo a aparência. Tome cuidado até mesmo quando deseja ficar do lado do pobre como uma postura de defender o fraco. Se o pobre estiver errado, ele deverá ser julgado segundo a justiça, e a pobreza não deverá ser uma desculpa para ser liberado. Se houver necessidade de julgamento legal, que ele seja isento de olhar para a aparência e posição social".

Lembrando que o texto de Levítico era uma questão literal de julgamento, e não uma questão corriqueira de uma pessoa julgar a outra com questões pequenas da vida diária. E em João, Jesus estava literalmente lidando com uma situação na qual os fariseus estavam dizendo que ele estava possuído por um demônio. E em resposta a isso, ele diz: "Tome cuidado ao julgar segundo a aparência!". Ou seja, eles não acreditavam que Jesus era o Cristo por causa da sua aparência e diante disso, não importava o que Jesus fizesse (milagrosamente falando), eles não o reconheceriam como o Cristo por causa da sua aparência.

I Co 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

O cara só piora as coisas. Ele faz uma mistureba de palavras e conceitos em cima da palavra “julgar” que chega a ser ridículo. Ele coloca no mesmo significado um julgamento de magistrado com o fato de alguém olhar para uma pessoa e julgá-la segundo a aparência. Aqui, ele junta estes dois conceitos e diz que discernir as coisas, tem o mesmo significado que um julgamento de magistrado e você julgar alguém segundo a aparência. Tem lógica isto?

I Co 5:12-13 - Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

Nossa, isso que eu chamo de forçar a barra. Paulo estava lidando com uma situação extrema de imoralidade. E isto estava afetando a comunidade local como um todo e o que ele deixa claro, é que nesta situação, não se há dúvida de que se deve tomar uma atitude e expulsar do meio quem não desejar se consertar e mudar de vida.

Leiam o contexto inteiro, utilizando a NVI para um melhor entendimento:
1 Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, ao ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai.
2 E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?
3 Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.
4 Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5 entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.
6 O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?
7 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
8 Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento, os pães da sinceridade e da verdade.
9 Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.
10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.
11 Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
12 Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?
13 Deus julgará os de fora. Expulsem esse perverso do meio de vocês.

O contexto está se referindo a um caso em que alguém se deitou com sua madrasta.

Não devemos julgar, porém isto não significa que as questões que são claramente afrontas contra a conduta da vida moral deverão ser aceitas com naturalidade dentro da igreja. Este tipo de julgamento não tem nada a ver com julgar alguém pela sua aparência, nível social, e sim pela sua conduta moral claramente reprovável diante de toda uma comunidade. Esta situação não deve nem ser discutida de que é necessário trazer a juízo e receber a devida punição, que neste caso, foi a exclusão do indivíduo da comunhão com a igreja.

I Co 6:2-3 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

"Vão julgar", não é "estão julgando". Vão, é futuro. Não está acontecendo. Irá um dia acontecer. No dia da volta do Senhor Jesus Cristo, o testemunho da igreja julgará aqueles que deram as costas ao sacrifício do Filho.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário