domingo, 1 de maio de 2016

Davi estava só quando pediu o pão santo de Nobe?

Ele estava só:
I Sm 21:1 - Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém, contigo?

Ele estava com outros:
Mt 12:3-4 - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?

Mc 2:25-26 - Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?

Lc 6:3-4 - E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não lhes era lícito comer, senão só aos sacerdotes?
----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Vamos ler o texto pela NVI:
1 Sm 21:1-6 – ”Davi foi falar com o profeta Aimeleque, em Nobe. Aimeleque tremia de medo quando se encontrou com ele, e perguntou: “Por que você está sozinho? Ninguém veio com você?” Respondeu Davi: “O rei me encarregou de umas certa missão e me disse: ´Ninguém deve saber coisa alguma sobre sua missão e sobre as suas instruções`. E eu ordenei aos meus soldados que se encontrassem comigo num certo lugar. Agora, então, o que você pode oferecer-me? Dê-me cinco pães ou algo que tiver”. O Sacerdote, contudo, respondeu a Davi: “Não tenho pão comum; somente pão consagrado; se os soldados não tiveram relações sexuais com mulheres recentemente, podem comê-lo”. Davi respondeu: “Certamente que não, pois esse é o nosso costume sempre que saímos em campanha. Não tocamos em mulher. Esses homens mantém o corpo puro mesmo em missões comuns. Quanto mais hoje!” Então, o sacerdote lhe deu os pães consagrados, visto que não havia outro além do pão quente do dia em que era tirado”

Quando Davi falou com Aimeleque, ele estava só. Porém, ele mesmo disse que os seus soldados o aguardavam em outro lugar. E, diante disto, Aimeleque perguntou a ele se eles estavam puros sexualmente. E depois de ter a resposta afirmativa de Davi, Aimeleque deu a Davi e a seus soldados os pães da proposição.

Agora vamos aos textos do NT:
Mt 12:3-4 - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? (Mc 2:25-26 e Lc 6:3-4)

Observem que:
1. ”Não tendes lido o que fez Davi...”
Quem fez?
R: Davi!

2. ”quando teve fome, ele e os que com ele estavam”
O texto está dizendo que os que com ele estavam entraram no templo ou que os que com ele estavam também estavam com fome?
R: Também estavam com fome.

3. ”Como entrou na Casa de Deus”
O texto está dizendo que os soldados entraram no templo?
R: O verbo “entrar” está no singular: “entrou” e não no plural: “entraram”.

4. ”e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam”
O texto está dizendo que os homens entraram no templo, ou está dizendo apenas referente ao exército que o aguardava e que estava com ele e que também comeram dos pães?
R: É lógico que está se referindo ao exército que estava com ele e o aguardava e que também comeram dos pães que Davi trouxe a eles.

Conclusão:
Não há nenhuma contradição.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário