sábado, 30 de abril de 2016

Jesus foi o primeiro a voltar dos mortos?

Jesus foi a primeira pessoa a voltar dos mortos.
At 26:23

Outros voltaram dos mortos antes dele.
I Sm 28:11, 28:14, I Rs 17:22, II Rs 4:32-35, 13:21, Mt 9:23-25, Lc 7:12-15, 9:30, Jo 11:43
_________________________________
Vamos primeiro tratar dos textos que falam que "outros voltaram dos mortos antes dele":
I Sm 28:11 - A mulher, então, lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

I Sm 28:14 - E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

Obs: Primeiro de tudo, estes textos nem falam de ressurreição e sim de mediunidade. Portanto, textos não-válidos para apoiar uma contradição ("santa ignorância viu!")

Continuando...
I Rs 17:22 - E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

II Rs 4:32-35 - chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então, entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR. E subiu, e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Depois, voltou, e passeou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele; então, o menino espirrou sete vezes e o menino abriu os olhos.

II Rs 13:21 - E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés.

Mt 9:23-25 - E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas e o povo em alvoroço, disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riram-se dele. E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.

Lc 7:12-15 - E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.

Jo 11:43 - E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora.

OK. Todos os textos acima sim tratam de ressurreição.

Observem agora o texto que o Zé Mané fez uso para falar de ressurreição:
Lc 9:30 - E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,
Viajou de novo. Elias não morreu, foi arrebatado em corpo. E Moisés aqui não havia ressuscitado, estava em espírito. Portanto, texto inválido para apoiar a contradição proposta.

Descontradizendo:
Jesus foi a primeira pessoa a voltar dos mortos
At 26:23 - isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
Dando uma forçinha para a BDC, lá vai mais um texto que reforça o que Paulo estás dizendo em seu discurso:

Cl 1:18 - E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,

E vejam o que João escreve no Apocalipse:
Ap 1:5 - e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra.

O que Paulo e João estão querendo dizer com o que disseram? João havia visto Jesus ressuscitar Lázaro e outros durante sua caminhada com ele. Paulo também sabia das diversas ressurreições que houveram no AT e no ministério de Jesus. Seriam eles tão esquecidos a este ponto para afirmarem isto? Ou Eles estavam se referindo a outra coisa?

O termo ressurreição usado por Paulo é Escatológico.
Tanto Paulo quanto João, estão afirmando que Jesus foi o primeiro a Ressuscitar para nunca mais voltar a morrer. Assim como ocorrerá conosco na Parousia. Todos os outros que ressuscitaram antes dele voltaram a morrer novamente. Ele foi o único em toda a história que morreu, ressuscitou e permanecerá neste estado para sempre (Glorificado).

Paulo está teologizando a teologia da Ressurreição Escatológica que muitos não acreditavam. Observem que ele usa o termo "o primeiro da ressurreição dos mortos". Ou seja, com relação ao assunto "Ressurreição dos mortos", eu afirmo que ela ocorrerá porque Jesus ressuscitou. Ele foi o primeiro a vivenciá-la na sua plenitude. Os que a vivenciaram antes dele, ressuscitaram para morrerem novamente (esta não é a ressurreição escatológica que Paulo se refere).

Ele foi o primeiro a ressuscitar para nos dar a esperança e certeza de que um dia também ressuscitaremos para sempre. Amém!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário