domingo, 10 de abril de 2016

A qual tribo Hirão pertencia?

Hirão era da tribo de Naftali.
I Rs 7:13-14 - E enviou o rei Salomão mensageiros e mandou trazer a Hirão de Tiro. Este era filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro que trabalhava em cobre; e era cheio de sabedoria, e de entendimento, e de ciência para fazer toda obra de cobre; este veio ao rei Salomão e fez toda a sua obra.

Hirão era da tribo de Dã.
II Cr 2:13-14 - Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão-Abi, filho de uma mulher das filhas de Dã e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe lavrar em ouro, e em prata, em bronze, em ferro, em pedras, e em madeira, e em púrpura, e em pano azul, e em linho fino, e em carmesim; e é hábil para toda obra de buril e para todas as engenhosas invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus sábios e os sábios de Davi, meu senhor, teu pai.
------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A Bíblia de Estudo NVI comenta:
"Essas declaraçõs não são necessariamente contraditórias entre si:
1. A ascendência da mãe pode ter sido danita, e ela pode ter sido habitante do território de Naftali.
2. Pode ter tido pais de Dã e de Naftali, respectivamente, de modo que sua descendência pudesse ser rastreada a qualquer uma das duas tribos".
3. Uma terceira questão é que em I Re fala literalmente que ela era da tribo de Naftali e em II Cr, diz apenas que ela era uma mulher das filhas de Dã. E então fica a pergunta: O termo usado pelo autor de I Cr ao se referir "Filhas de Dã" significava na sua mente "da tribo de Dã"?

Para afirmarmos que se trata de uma contradição, teríamos que ter absoluta certeza de que os três pontos levantados são inválidos. Caso contrário, a aparente "contradição" repousa também em especulações.
Pipe

Guilherme Born:
Como em II Cronicas fala que ela era descendente das filhas de Dã, ou seja, avó de Hirão, pode muito bem o avô dele ser de Naftali, assim em 1 Reis, o autor utiliza a descendência de Naftali, vinda do avô e o autor de II Crônicas descreveu pela descendência de Dã, vinda da avó.


Hirão era filho de uma mulher viúva cujos pais eram de tribos diferentes. O pai da viúva era de Naftali. A mãe da viúva era de Dã. Essa conclusão é tirada de II crônicas, que enfatiza a informação que a viúva era filha das filhas de Dã e em I Reis, o autor não tem a preocupação em enfatizar isso, pois pela cultura da época, quando se falava em descendência, sempre vinha primeiramente a descendência a partir do Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário