sexta-feira, 22 de abril de 2016

Quantos filhos Absalão teve?

Absalão não teve filhos.
II Sm 18:18 - Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; pelo que até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.

Absalão teve três filhos.
II Sm 14:27 - Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista.
------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Há várias questões que devem ser observadas no texto antes de se afirmar qualquer "contradição":
1. II Sm 14:27 não revela os nomes dos filhos homens de Absalão. Apenas Tamar é citada;
2. Estes filhos homens não são mais citados em nenhum outro lugar;
3. O texto de II Sm 18:18 não diz em que tempo foi que Absalão erigiu a coluna. Diante disto, ela pode ter sido erigida antes dos três filhos homens terem nascido. O que o texto deixa claro é que Absalão quando erigiu a coluna, não tinha nenhum herdeiro.
4. Há ainda a possibilidade dos três filhos de Absalão terem morrido jovens e diante disto Absalão erigiu esta coluna.

Conclusão:
Qualquer proposta de "contradição" repousa em especulações. Pois, o texto afirma que quando Absalão erigiu a coluna ele não tinha filhos, e também há a possibilidade dos três filhos terem morrido jovens. Pois com exceção de Tamar, nenhum deles é se quer citado o nome.

Cooperação de Guilherme Born:

Não podemos esquecer que o autor de II Samuel não seria tão descuidado a ponto de no capítulo 14 dizer que Absalão tinha 4 filhos e depois, no 18, se "contradizer", dizendo que ele não tinha nenhum. É obvio que no capítulo 18 ou ele narra um acontecimento anterior ao capítulo 14 ou os filhos homens de Absalão morreram antes da construção do pilar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário