sexta-feira, 8 de abril de 2016

Qual foi o volume de fundição usado no templo de Salomão?

2.000 batos.
I Rs 7.26 - E a grossura era de um palmo, e a sua borda, como a obra da borda de um copo ou de flor de lírios; ele levava dois mil batos.

3.000 batos.
II Cr 4:5 - E tinha um palmo de grossura, e a sua borda foi feita como a borda de um copo ou como uma flor-de-lis, da capacidade de três mil batos.
-----------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Na NVI traz para 1 Rs 7:26 "... quarenta mil litros", e traz a seguinte nota:
"O bato era uma medida de capacidade para líquidos. As estimativas variam entre 20 e 40 litros. A Septuaginta não traz esta sentença".

E em 2 Cr 4:5 traz "... sessenta mil litros".

Não sabemos por que na Septuaginta não aparece em I Rs 7:26 a sentença de "dois mil batos". Mas eu tenho algumas observações para serem aplicadas nestes exemplos:

Eu não sei se vocês perceberam que todas as contradições que a BDC propõem não estão relacionadas ao mesmo livro e autor e sim a comparações de livro e autores diferentes. Por exemplo I Rs e I Cr. E dentro disto, não é incomum duas pessoas relatarem de dois pontos de vista diferentes a mesma história, medida, cálculo, etc.

Estas medidas teriam um peso, se elas estivessem no mesmo livro sendo descrita pelo mesmo autor. Mas como isto não ocorre uma única vez, é precipitada a sentença de afirmar que se trata de uma contradição. O mais correto é dizer: Não sabemos! Pois, talvez a sentença em 1 Rs 7:26 de 2.000 batos nem tenha existido nos originais hebraicos, pois a Septuaginta não fornece esta informação. Mas, como eu disse acima, permanece a questão sem uma solução absoluta.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário