quinta-feira, 28 de abril de 2016

A família de Saul morreu com ele?

Toda a família de Saul morreu com ele:
I Cr 10:6 - Assim, morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente.

Houve um sobrevivente; O filho de Saul, Isbosete:
II Sm 2:7-9 - Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim rei sobre si. Porém Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim. E o constituiu rei sobre Gileade, e sobre os assuritas, e sobre Jezreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel.
----------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

A NVI traz a seguinte tradução:
"Dessa maneira Saul e seus três filhos morreram e, assim, toda a descendência real".

A Bíblia de estudo NVI, traz o seguinte comentário a respeito desta tradução.
"toda descendência real. Seus três filhos e seus principais oficiais (sua descendência real) não todos os seus descendentes".

Conclusão:
É interessante observar que o autor de 1 Crônicas não cita o nome de Is-Bosete no livro de Crônicas depois da morte de Saul e de seus três irmãos: Jônatas, Malquisua, e Abinadabe. Por que o autor das Crônicas não cita mais o nome de Is-Bosete depois da morte de Saul? A razão é desconhecida.

O que parece indicar, é que o autor vê na derrota de Saul e na tragédia em que três de seus filhos morrem como conseqüência das escolhas erradas do pai, o fim de uma família. O autor talvez tendo em mente que Davi assumiu o trono de Saul, e que Is-Bosete foi assassinado no intento de retomar o trono de seu pai Saul, viu naquela batalha o ponto marcante para a destruição da casa de Saul.

É como se alguém destruísse direta e indiretamente toda a sua casa por causa de uma escolha errada. Observe que o texto parece indicar que foi exatamente naquele dia que toda a sua casa sofreu as conseqüências de sua desobediência. Is-Bosete foi mais tarde outra vítima das escolhas erradas do pai.

I Cr 10:6 – ”Assim, morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente".

O texto não está dizendo que toda a casa de Saul morreu em campo de batalha. O texto afirma três mortes:
1. Saul;
2. Seus três filhos;
3. E toda a sua casa;

Quem morreu em campo de batalha? Saul e seus três filhos. Então por que o autor diz toda a sua casa se apenas os quatro morreram em campo de batalha? Porque talvez na mente dele, estivesse claro que com a morte de Saul e seus três filhos mais velhos, toda a casa de Saul morreu naquele dia. Mesmo que talvez isto tivesse sido de maneira não literal e sim no que ocorreu na seqüência histórica de sua descendência.

Em fim, ficam algumas perguntas suspensas no ar e sem respostas:
1. Por que o autor das Crônicas não cita mais Is-Bosete depois da batalha e morte de Saul?
2. Por que o autor das Crônicas diz ”...e seus três filhos...” parecendo dar importância histórica (do seu ponto de vista) apenas a estes três e ignorando por completo o fato de Is-bosete ter permanecido vivo?
3. Por que o autor diz: "...toda a casa...", se apenas Saul e seus três filhos lutaram e morreram em campo de batalha?

Como não temos nenhuma resposta absoluta do que estava na mente do autor, qualquer conclusão de tornar este texto uma contradição, repousa em suposições.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário