sábado, 16 de abril de 2016

Davi pecou?

Davi pecou ao numerar o povo.
II Sm 24:10 - E o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo, e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó SENHOR, peço-te que traspasses a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.

Davi nunca pecou, exceto no caso de Urias.
I Rs 15:5 - Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do SENHOR e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no caso de Urias, o heteu.
---------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
I Rs 15:5 - Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do SENHOR e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no caso de Urias, o heteu.

A Bíblia está dizendo com este texto que "Davi nunca pecou, exceto no caso de Urias?". É óbvio que não! O texto não está dizendo que Davi nunca havia pecado com exceção do caso de Urias. O que o texto está dizendo é que Davi viveu uma vida reta aos olhos de Deus. Viver uma vida reta diante de Deus não implica em impecabilidade. Nenhum homem descrito na Bíblia viveu uma vida de impecabilidade, exceto Jesus. Dizer que a Bíblia está afirmando que a única vez em que Davi pecou foi no caso de Urias, é demonstrar um profundo desconhecimento do que ela revela de fato. O que o texto está dizendo é apenas que ele foi obediente em tudo o que Deus ordenou. Ou seja, naquilo que Deus o ordenou de verdade a fazer, Davi buscou cumprir. Porém, é lógico que ele como qualquer outro ser humano na terra, errou, pecou, falhou em suas inclinações como pecador. Dentro destes erros, o pecado que se tornou o pecado mais agravante da vida de Davi, sem dúvida foi o caso de Urias. Pois este pecado implicou na morte de dois inocentes (Urias e a criança fruto do adultério); implicou na vergonha nacional do rei; implicou na falência moral que se desencadeou seus outros filhos (principalmente na área sexual): Amnom violentou Tamar (sua irmã); Salomão teve 1.000 mulheres. Porém, além deste pecado, Davi mentiu para o sacerdote Aimeleque, o que levou a morte de quase todos os sacerdotes. Davi fez o senso por motivos orgulhosos e se arrependeu mais tarde disto. Davi matou muitos homens em suas guerras.

O que realmente implica em não se tratar de "contradição", é que o texto não diz que Davi só pecou no caso de Urias. Diz que em tudo ele foi reto e obediente aos olhos de Deus. E isto, segundo a BDC implica em impecabilidade. Ora, se isto implica em impecabilidade, quando Paulo chama aos cristãos de "santos", isto também implica que eles não cometem erros? É óbvio que não. Quando a Bíblia chama os homens de Deus de justos, retos e santos, não está dizendo que são perfeitos e sem falhas. Mas que, por meio da fé Deus os considera Justos, Retos e Santos.

Conclusão:
A Bíblia diz que o que era marcante no caráter de Davi, era que ele se arrependia de todos os seus erros. Diante disto, se torna óbvio que o autor de I Re não está querendo dizer que a única vez que Davi pecou foi no caso de Urias. E sim, que Davi viveu uma vida segundo o coração de Deus e o erro que mais marcou a sua história foi o assassinato de urias.


Obs: A BDC está querendo sugerir que o autor de I Re deveria fazer uma lista e descrever todos os pecados de Davi. Já pensou?

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário