sexta-feira, 15 de abril de 2016

Quantos anos de fome?

Uma das penas pelo pecado de Davi, foram sete anos de fome.
II Sm 24:13 - Veio, pois, Gade a Davi e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera, agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.

Não foram sete anos, mas três anos de fome.
I Cr 21:12 - ou três anos de fome, ou que três meses te consumas diante de teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra e o anjo do SENHOR destruam todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
-----------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A NVI traz a seguinte tradução de 2 Sm 24:13: "Então Gade foi a Davi e lhe perguntou: "O que você prefere: três anos de fome em sua terra; três meses fugindo de seus adversários, que o perseguirão; ou três dias de pragas em sua terra?...".

1 Cr 21:12: "três anos de fome, três meses fugindo de seus adversários, perseguido pela espada deles, ou três dias da espada do Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as regiões de Israel..."

Na Septuaginta (LXX) aparece 3 anos e meio. Já no hebraico, em Flavio Josefo, versões siriaca e árabe aparecem sete anos. (R.N.Champlin, Ph. D.; "O AT interpretado vs. por vs. - Vol.II", ed. Hagnos, pg.1329).

Norman Geisler & Thomas Howe comentam:
"Há dois modos pelos quais podem-se conciliar esses dois relatos. Alguns comentaristas propõem que o profeta Gade realmente confrontou Davi em duas ocasiões diferentes. Esta proposta baseia-se na diferença que há na linguagem usada para apresentar as opções a Davi. Na passagem de 2 Samuel, Gade apresenta-as na forma de perguntas: "Queres que sete anos de fome te venham à tua terra?" (v.13). Em 1 Crônicas, as opções são apresentadas mais na forma de uma ordem: "Escolhe o que queres: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários" (vv. 11-12). Os que oferecem esta solução presumem que 2 Samuel tenha registrado o primeiro encontro de ( Gade com Davi, no qual as opções foram apresentadas para a consideração de Davi, e que após jejum e oração, Gade retornou para saber da decisão de Davi. Nesse ínterim Deus reduziu a duração do tempo de fome de sete para três anos, em resposta a uma súplica de Davi. Outro grupo de comentaristas sugere que o registro de 2 Samuel seja um erro de copista. Apontam para o fato de que há mais manuscritos confiáveis que preservam o número "três" para a duração da fome. Algumas versões até mesmo corrigiram esse erro, apresentando o número "três" na passagem de 2 Samuel, entre as quais a TLH, a BJ e a NVI".
(Fonte: "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia", ed. Mundo Cristão, pg.186-187).

Gleason Archer concorda com Norman e Thomas na primeira proposta:
Em 2 Sm 24:13, está relatada a visita feita pelo profeta Gade ao rei Davi, após ter este encerrado o censo em seu reino, com o espírito de orgulho. Ele passa a Davi a mensagem de Deus nestes termos: "O que você prefere: três [a NVI indica sete anos na nota de rodapé] anos de fome em sua terra; três meses fugindo de seus adversários, que o perseguirão; ou três dias de praga em sua terra? Pense bem e diga-me o que deverei responder àquele que me enviou". A tal pergunta, assim respondeu Davi, em espírito de profundo arrependimento: "Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens". Em I Cr 21:11-12, Gade vem a Davi e lhe diz: "... ´Escolha entre três anos de fome, três meses fugindo de seus adversários, perseguido pelas espadas deles, ou três dias da espada do Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as regiões de Israel`. Decida agora como devo responder àquele que me enviou...". Observe que a redação aqui é diferente da de 2 Sm... Em vez de uma pergunta simples, como em 2 Sm, temos aqui em 1 Cr um verbo imperativo: "Escolha entre 3 anos de fome...". Daí podemos concluir que 2 Sm registra a primeira conversa de Gade com Davi, em que a proposta com alternativas apresenta sete anos; o relato de crônicas dá-nos a segunda e última abordagem do profeta ao rei. É certo que o Senhor respondendo a oração fervorosa de Davi, abrandou a severidade da horrenda alternativa de set para três anos. Conclui-se a história quando o rei deixa com o próprio Deus a escolha da punição (fome ou peste); e Deus enviou três dias de pestilência que consumu a vida de setenta mil israelitas".

(Fonte: "Enciclopédia de Temas Bíblicos"; ed.Vida; pg.165).

Nenhum comentário:

Postar um comentário