sábado, 2 de abril de 2016

Quem era a avó materna de Abias?

Absalão.
I Rs 15:2 - E três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.

Uriel.
II Cr 13:1-2 - No ano décimo oitavo do rei Jeroboão, reinou Abias sobre Israel. Três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Micaía, filha de Uriel, da cidade de Gibeá; e houve guerra entre Abias e Jeroboão.
-----------------------------------------------------
Descontradizendo:
Obs: Primeiro de tudo, a "contradição" não está no nome da Avó e sim da mãe e do avô.

Há dois problemas neste texto:
1. Qual era o nome da mãe de Abias: Maaca ou Micaias?
2. Qual era o nome do avô de Abias: Absalão ou Uriel?

Bom, com relação à primeira pergunta, as demais traduções trazem da seguinte maneira o texto:

Bíblia de Jerusalém:
I Rs 15:2 - "e reinou três anos em Jerusalém; sua mãe chamava-se Maaca, filha de Absalão”.

I Rs 15:9 – "No vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, Asa tornou-se rei de Judá e reinou quarenta e um anos em Jerusalém; sua avó chamava-se Maaca, filha de Absalão”.

II Cr 13:1-2 – "No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, Abias tornou-se rei de Judá e reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Micaías; era filha de Uriel e natural de Gabaá. Houve guerra entre Abias e Jeroboão”.

Obs: Em II Cr 13:1-2, aparece Micaías como mãe de Abias e não Maaca.

Bíblia de Estudo NVI:
I Rs 15:2 – "e reinou três anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Maaca, filha de Absalão”.

II Cr 13:2 – "...O nome de sua mãe era Maaca, filha de Uriel, de Gibeá”.

Obs: A NVI traduz Micaías por Maaca.

O Novo Dicionário da Bíblia (Ed. Vida Nova) descreve da seguinte maneira os personagens:
Maaca = A esposa favorita de Abias e filha de Absalão em II Cr 11:20-22:
"E, depois dela, tomou a Maaca, filha de Absalão; esta lhe deu os filhos: Abias, e Atai, e Ziza, e Selomite. E amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele tinha tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos, e sessenta filhas. E Roboão pôs por cabeça a Abias, filho de Maaca, para ser maioral entre os seus irmãos, porque o queria fazer rei”.

Donald J. Wiseman no seu comentário de I e II Reis pela editora Vida Nova faz o seguinte comentário: "O Pai de Maaca era Abishalom que parecia ser a tradução de Absalão (2 Cr 11:20-33), mas isto não é necessariamente assim. Maaca era neta de Uriel de Gibeá (2 Cr 13:2) que, se ele tivesse desposado Tamar, filha de Absalão, ele a teria trasnformado em neta de Absalão".

Observação:
Este personagem Uriel é totalmente desconhecido quanto a sua origem. Nenhum comentarista sabe dizer de quem se trata. E aparece uma única vez em toda a Bíblia (II Cr 13:2).

Observações Gerais:
1. Micaías e Maaca é a mesma pessoa.
2. Talvez Maaca fosse neta de Absalão e filha de um casamento entre Tamar e Uriel. Neste caso, perdura a tradição de dar aos avós posições de pais, neste caso mãe.
3. Talvez tenha sido um erro de copistas. Neste caso não se sabe dizer o que levou o autor de II Cr afirmar que Maaca era filha de Uriel. Porém, todas as versões trazem o nome Uriel e não Absalão em II Cr.
4. Absalão teve três filhos (cujo nome não é mencionado) e uma filha de nome Tamar (II Sm 14:27).
5. A história de Absalão não é citada nos livros das Crônicas. Apesar de relatar a história de Davi, não se menciona a revolta de Absalão.
6. Depois da morte de Salomão, o seu sucessor foi Roboão (I Rs 11:43), filho de Salomão com Naamá (I Rs 14:21 e 31);
7. Em I Rs 14:31 diz que Abias era filho de Roboão com Maaca (filha de Absalão). Porém, II Sm nada diz de Absalão ter tido uma filha com este nome.
8. Em II Cr 13:2 diz que Maaca era filha de Uriel. Como poderia Maaca ser filha de Uriel e Absalão ao mesmo tempo? Diante disto o mais provável é que Uriel se casou com Tamar e Maaca é filha deste casamento.

Concluindo:
Por se tratar de um texto bem obscuro com um personagem obscuro (Uriel), afirmar que se trata de uma contradição é uma especulação uma vez que ninguém sabe dizer quem é este tal de Uriel.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário