segunda-feira, 4 de abril de 2016

Existe a ressurreição dos mortos?


A morte é o fim. Não existe ressurreição dos mortos.
Jó 7:9 - Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.

Sl 6:5 - Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?

Sl 88:4-5 - Já estou contado com os que descem à cova; estou como um homem sem forças, posto entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais; antes, os exclui a tua mão.

Sl 115:17 - Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.

Ec 3:19 - Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

Ec 9:5 - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.

Ec 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.

Is 26:14 - Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso, os visitaste, e destruíste, e apagaste toda a sua memória.

Is 38:18 - Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.


A morte não é o fim. Haverá a ressurreição dos mortos.
I Rs 17:22 - E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

II Rs 4:32-35 - E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então, entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR. E subiu, e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Depois, voltou, e passeou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele; então, o menino espirrou sete vezes e o menino abriu os olhos.

II Rs 13:21 - E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés.

Mt 9:24-25 - disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riram-se dele. E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.

Mt 25:46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

Mt 27:52-53 - E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos

Mc 5:39-42 - E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com ele estavam e entrou onde a menina estava deitada. E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. E logo a menina se levantou e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.

Lc 7:12-15 - E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.

Lc 9:30 - E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,

Lc 20:37 - E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.

Jo 11:39-44 - Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.

At 26:23 - isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.

I Co 15:16 - Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

I Co 15:52 - num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Ap 20:12-13 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Este versículo eu tirei por não haver indício de falar a respeito de ressurreição nele.
Dn 12:1 - E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.
-----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Primeiro de tudo, o que precisa ficar bem claro, é que a teologia da ressurreição que o cristianismo anuncia desde Jesus Cristo, foi uma doutrina que se fundamentou de fato em Cristo. No Antigo Testamento nós temos lampejos desta doutrina, porém não se compara aos diversos textos no Novo testamento que fundamentam em definitivo esta doutrina. No Judaísmo havia uma seita chamada saduceus que inclusive não acreditava na ressurreição dos mortos. Então, quando você lê um texto falando sobre a morte no Antigo Testamento, não terá a mesma fundamentação que um autor do Novo Testamento tinha em sua teologia. Os autores do AT não tinham a revelação completa que os autores do NT tinham. Foi somente em Cristo que a revelação se consumou. Então, é óbvio que no que se refere à ressurreição, os autores do AT não falariam da ressurreição da forma como a BDC está desejando que falassem. Outra questão também, é que alguns dos textos usados pela BDC são textos existências. Ou seja, a morte não está sendo descrita de um ponto de vista cristão tendo como pano de fundo a consumação da doutrina da ressurreição que Cristo fundamentou. Pelo contrário, a morte está sendo descrita apenas pelo que ela é em termos existenciais. Um exemplo disto são os textos de Eclesiastes.

Descontradizendo vs. por vs.:
Ec 3:19 - Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

Ec 9:5 - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.

Ec 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.

Olhem só, não é querendo ser mal educado, mas o gente ignorante estes que criaram a BDC. Será que o autor deste site estaria sugerindo que estes textos deveriam dizer de outra maneira? Vamos distorcer o texto e colocar como o autor de Eclesiastes deveria se referir para não haver contradição:

Ec 3:19 - [distorcendo]: Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como não morre um, assim não morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

Ec 9:5 - [distorcendo]: Porque os vivos não sabem que hão de morrer, mas os mortos sabem, estes têm, e a sua memória jamais será esquecida.

Ec 9:10 - [distorcendo]: Tudo quanto te vier à mão para fazer, não faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, há obra, indústria, ciência, sabedoria.

Perceberam que isto sim seria algo irracional e ilógico? Já viram mortos inventando algo? Já viram mortos escrevendo livro? Os seres humanos não morrem assim como os animais? Já viram um defunto filosofando sobre o seu estado de morto? Mortos não realizam nada. É disto que o autor está falando. Na condição de morto, ninguém poderá fazer nada. Estes textos são puramente existenciais.

Outro exemplo é Jó 7:9 – “Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir”.

Exatamente, quem morre vai e não volta mais. A não ser que alguém o ressuscite. E neste caso, Jó não disse isto, porque não tinha recebido revelação de Deus para dizê-lo. Porque, se não, certamente acrescentaria a sua frase esta condição.

Sl 6:5 - Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?

Sl 115:17 - Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.

Is 38:18 - Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.

Sim, o autor da BDC gostaria que o salmista e o profeta Isaías disse-se: “Na morte, os mortos ficam lembrando de ti; no sepulcro ele ficam te louvando”.

A Bíblia diz que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. Aquele corpo que está lá depositado num sepulcro não tem nenhum tipo de expressão de louvor a Deus. O espírito humano é algo transcendente a matéria. Porém, o corpo físico não expressa absolutamente nada na condição de morto.

Sl 88:4-5 - Já estou contado com os que descem à cova; estou como um homem sem forças, posto entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais; antes, os exclui a tua mão.

É forçar a barra usar este texto para dizer que não há ressurreição. "Não te lembras" não está dizendo que aqueles mortos não ressuscitarão no último dia no juízo final. É apenas uma oração existêncial de alguém que sabia quase nada a respeito de ressurreição.

Is 26:14 - Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso, os visitaste, e destruíste, e apagaste toda a sua memória.

Onde está no texto escrito a palavra nunca ou jamais? Para que haja uma contradição, o texto deveria estar escrito da seguinte maneira: "Morrendo eles, jamais tornarão a viver; falecendo, jamais ressuscitarão; por isso, os visitaste, e destruíste, e apagaste toda a sua memória".

O versículo usando a palavra "não" pode estar falando que neste tempo em que a história está sendo escrita eles não ressuscitarão. Especular que está dizendo que jamais ressuscitarão é forçar o texto a dizer o que ele não está dizendo.

Conclusão:
Mesmo que todos os textos estivessem falando que não existe ressurreição, eles estariam falando de algo que eles não tinham como revelação. Como alguém falaria de ressurreição sem terem tido revelação?

Poderia ser considerado uma contradição sem algum escritor Neo-testamentário dissesse que não há. Usar o Antigo Testamento como base para dizer que se contradiz com o Novo testamento a respeito do assunto Ressurreição, é algo que somente um ignorante teológico diria como prova da sua abundante ignorância do todo da Bíblia.

Pipe

Cooperação de Guilherme Born:
Detalhe importante é que a grande maioria dos textos que "dizem" que não há ressurreição, na verdade nem sequer se relacionam com o assunto "Ressurreição". Os textos apenas descrevem acontecimentos relacionados à morte ou desabafos em relação a ela. Esta grande maioria não afirma em hipótese alguma que não há ressurreição.

Contradição seria se um texto dissesse que os mortos nunca irão ressuscitar e outro escrever que todos os mortos irão ressuscitar.

O único texto que poderia ser usado como sendo contraditório é este:
Is 26:14 - Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso, os visitaste, e destruíste, e apagaste toda a sua memória.


A resposta sobre este versículo o Pipe já deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário