quarta-feira, 6 de abril de 2016

Deus habita os templos?


Deus habita os templos.
I Rs 8:13 - Certamente, te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.

II Cr 7:12 - E o SENHOR apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.

II Cr 7:16 - Porque, agora, escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

Deus não habita os templos.
At 7:48 - mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
----------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Os dois textos, tanto I Rs quanto II Cr fazem parte do mesmo contexto, a aprovação de Deus para com o Templo que Salomão havia construído.Vamos ver então, todo o contexto de II Cr 7:12-16 na NVI, que no caso é o mesmo que o contexto de II Rs 8:13:

"...Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios. "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele estarão".

Se Deus habitava literalmente no templo como a BDC sugere, por que Deus disse então que "dos céus" ouviria as orações? Ué, Ele não mora dentro do templo?

O que se percebe em, todo o texto, é que Deus não está falando literalmente que o templo seria a sua morada. E sim, que o templo seria nada mais e nada menos que um símbolo da sua presença e que em alguns momentos Ele manifestaria a sua glória naquele lugar.

Concluindo:
O contexto de II Cr 7 deixa claro que Deus dos céus ouviria as orações feitas naquele lugar. E não, que literalmente moraria dentro dele.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário