sexta-feira, 29 de abril de 2016

Como Saul morreu?


Saul cometeu suicídio
I Sm 31:4-6 - Então, disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me atravessem, e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então, Saul tomou a espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele. Assim, faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.

I Cr 10:4 - Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então, tomou Saul a espada e se lançou sobre ela.
------------------------------------------------------------
Saul foi morto por um amalequita:
II Sm 1:8-10 - E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Então, ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça e a manilha que trazia no braço, e as trouxe aqui a meu senhor.
------------------------------------------------------------
Saul foi morto pelos filisteus:
II Sm 21:12 - Então, foi Davi e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas, seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando os filisteus feriram a Saul em Gilboa.
------------------------------------------------------------
Deus o matou:
I Cr 10:14 - e não buscou o SENHOR, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.
__________________________________________
Descontradizendo vs. por vs.:

Saul cometeu suicídio:
I Sm 31:4-6 - Então, disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me atravessem, e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então, Saul tomou a espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele. Assim, faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.

I Cr 10:4 - Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então, tomou Saul a espada e se lançou sobre ela.
Nenhum comentário a ser feito a respeito desta passagem.

Saul foi morto por um amalequita:
Sm 1:8-10 - E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Então, ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça e a manilha que trazia no braço, e as trouxe aqui a meu senhor.

Gleason Archer comenta:
"Esse relato apresenta discrepâncias óbvias em relação ao de 1 Sm 31, mas não é registrado como sendo expressão real do que aconteceu a Saul em seus últimos momentos. É apenas o registro do que um amalequita mercenário disse ter acontecido. Pelo fato de trazer a coroa e o bracelete de Saul em suas mãos e apresentá-los ao novo rei, ele obviamente julgava que receberia uma boa recompensa e muito prestígio no serviço ao sucessor de Saul. À luz do relato do capítulo anterior, concluímos que o amalequita estava mentindo, com objetivo de ganhar a simpatia de Davi. Mas o que aconteceu realmente foi que, após Saul haver tirado sua própria vida, e tendo seu escudeiro feito o mesmo, seguindo o exemplo de seu senhor (1 Sm 31:5), o amalequita passara por perto naquele momento e reconhecera o cadáver do rei. Ele bem depressa tirou-lhe a coroa e o bracelete, antes que as tropas dos filisteus o encontrassem. A seguir, resolveu capitalizar sua boa sorte e fugiu do campo de batalha, indo ao acampamento de Davi em Ziclague. No entanto o que ele julgara ser digno de recompensa transformou-se em motivo para a sua morte. Davi ordenou que ele morresse naquele lugar mesmo, dizendo: "Você é responsável por sua própria morte. Sua própria boca testemunhou contra você quando disse: Matei o ungido do Senhor" (2 Sm 1:16). A falsidade melíflua desse homem trouxe-lhe o oposto do que esperava, pois não pôde prever que o elevado código de honra de Davi o levaria a agir dessa forma".

                                                     **************************

Saul foi morto pelos filisteus:
II Sm 21:12 - Então, foi Davi e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas, seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando os filisteus feriram a Saul em Gilboa.

Onde está escrito aqui que os filisteus mataram Saul? O texto diz que eles feriram Saul, e não que mataram Saul. A tradução de I Sm 31:3 na NVI confirma isso:

"O combate foi se tornando cada vez mais violento em torno de Saul, até que os flecheiros o alcançaram e o feriram gravemente".

Porém, apesar de ter sido ferido gravemente, Saul ainda vivo diz o seguinte no vs.4:
"Então Saul ordenou ao seu escudeiro: "Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos".

Dizer que os filisteus mataram Saul é forçar o texto a dizer o que não está dizendo.

                                                     **************************

Deus o matou:
I Cr 10:14 - e não buscou o SENHOR, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

É pra rir ou é pra chorar? A BDC traduz este texto assim:
"e não buscou o Senhor, pelo que o Senhor arrancou uma espada gigante e matou Saul com as próprias mãos...". (kiákiákiá)

Depois eles querem ser levados a sério. O texto está sendo claro que Saul morreu como conseqüência de ter desobedecido a Deus e não que Deus o matou com as próprias mãos. O “Deus o matou” diz exatamente isto: Por ter desobedecido a Deus, Deus o entregou nas mãos dos filisteus o que causou a sua morte.

Parafraseando:
Certa vez um rei chamado Saul desobedeceu a Deus e Deus o rejeitou por isso. Para complicar ainda mais a sua situação, ele foi e consultou uma médium, coisa que era abominável aos olhos de Deus. Como conseqüência do seu erro, Deus o abandonou nas mãos de seus inimigos que o feriram gravemente. Não querendo sofrer as humilhações da derrota, este rei se suicidou. Outro homem passando pelo local e vendo seu corpo estendido e morto, pegou sua coroa e pensou em tirar vantagem daquela desgraça. Este homem decidiu então inventar uma história para se dar bem. Levou a coroa a outro rei que era considerado inimigo do rei morto. E mentindo disse que havia sido ele quem matou o rei inimigo. O que este homem não sabia, era que o rei vivo amava o rei morto e o honrava profundamente. O ladrão foi morto em nome da sua ganância.

Conclusão:
Não há nenhuma contradição nestes textos. Trata-se apenas de quatro pontos de vista diferente da mesma história:

1. Deus abandonou Saul nas mãos dos filisteus consciente de que isto levaria Saul à morte;
2. Os filisteus feriram Saul gravemente;
3. Saul se suicidou;
4. Um amalequita inventa uma história e é morto por isto.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário