segunda-feira, 18 de abril de 2016

Quem tentou Davi para numerar Israel?

Deus.
II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Satanás.
I Cr 21:1 - Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

Gleason Archer comenta:
"Parece que Davi não estava totalmente consciente do que se passava no íntimo de seu coração, pois estaria talvez sendo induzido pelo orgulho por causa de tudo o que havia realizado, no que dizia respeito aos sucessos militares e à expansão econômica do povo. Ele começou a pensar mais de tropas e armamentos que na misericórdia e fidelidade de Deus. Em sua juventude, Davi pusera toda sua confiança apenas em Deus, quer enfrentando Golias com uma simples funda, quer lutando contra um exército inteiro de amalequitas, dispondo de apenas um punhado de soldados (ao todo 400). Todavia, nos últimos anos, ele viria a confiar mais nos recursos materiais, à semelhança de qualquer racionalista de coração endurecido. Davi acabara aprendendo a medir sua força pelo padrão dos números e das riquezas.
Portanto, o Senhor decidiu que chegara o tempo de Davi dobrar os joelhos outras vez, em oração, e atirar-se à graça de Deus, ao longo de um período de provações capazes de esquadrinhar-lhe a alma. Portanto, o Senhor o encorajou a pôr em execução o plano que esse rei acalentara havia tanto tempo: desejava contar o povo, saber quais eram seus recursos humanos, a fim de bem planejar suas estratégias militares futuras, com vistas aos emprego mais eficiente de seus exércitos. É bem provável que tal contagem lhe proporcionasse uma base mais concreta para o cálculo dos impostos. E assim Deus, efetivamente, lhe disse: o bem, vá em frente e conte o povo. Depois você verá o resultado de sua vaidade.
Embora fosse um comandante militar endurecido e ambicioso, o general Joabe sentiu certa intranqüilidade a respeito do projeto. Percebeu que Davi e seus conselheiros tornavam-se mais e mais orgulhosos por causa de suas brilhantes conquistas militares, as quais trouxeram os reinos da Palestina, da Síria e da Fenícia ao estado de vassalos de Israel. Joabe temia que o Senhor talvez não estivesse satisfeito com aquela atitude de autoconfiança e auto-estima, pelo que tentou dissuadir Davi desse propósito.
Em 1 Cr 21:3, estão registradas as seguintes palavras de Joabe: "Que o Senhor multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura todos eles súditos do meu Senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer culpa sobre Israel?". Existe uma razão pela qual o Senhor deu a Davi uma advertência final pelos lábios de Joabe, antes de o rei comprometer-se afinal com o recenseamento".
Fonte: Gleason Archer; "Enciclopédia de Temas Bíblicos"; ed.Vida. pg.162-164.

Conclusão:
O problema não estava no censo em si mesmo. Pois sempre que Deus ordenava um censo, havia um propósito. Por exemplo, no primeiro censo em Nm 1:2, 3; 26:2, mostrava que Israel tinha um exército pequeno e com aquele exército eles conquistariam a terra prometida. O segundo censo teve o propósito da distribuição de terras. Porém, este censo era unicamente voltado para a vaidade e orgulho. Seria como se Davi chegasse para Deus e dissesse: "- Olha, quero demonstrar o quanto somos grandes". E Deus lhe responde: "- Ok, vai lá e mostre o quanto você é grande". Foi Deus quem o incitou? Foi. Mas quem colocou o desejo no coração de Davi foi Satanás. Deus apenas o incitou neste sentido: "- Então vai lá Davi, conte o povo e veja o quanto vocês são grandes".
Um exemplo:
Digamos que alguém foi desafiado por outra pessoa para uma briga. Logo em seguida, chega um amigo desta pessoa e diz: "-Vai lá, encara essa". Quem incitou a pessoa a brigar? Resposta: Os dois: Tanto aquele que o desafiou, quanto o amigo que o encorajou. Portanto, não há nenhuma contradição neste texto. Pois tanto Deus quanto Satanás incitaram Davi a fazer o censo.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário