sábado, 23 de abril de 2016

Quantos homens Davi matou?

Davi matou 700 homens com carruagens e 40.000 cavaleiros.
II Sm 10:18 - Porém os siros fugiram de diante de Israel, e Davi feriu dentre os siros aos homens de setecentos carros e quarenta mil homens de cavalo; também ao mesmo Sobaque, general do exército, feriu, e morreu ali.

Davi matou 7.000 homens com carruagens e 40.000 homens a pé.
I Cr 19:18 - Porém os siros fugiram de diante de Israel, e feriu Davi, dos siros, sete mil cavalos de carros e quarenta mil homens de pé; e a Sofaque, capitão do exército, matou.
------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
O texto é bem confuso para se tomar uma decisão precipitada de afirmar que se trata de uma contradição. Pois, observem:

II Sm 10:18 diz "Aos homens de setecentos carros” e não setecentos homens; e diz 40.000 homens "de cavalo” e não 40.000 homens de pé (infantaria).

I Cr 19:18 diz "7.000 cavalos de carros” e não 700 carros; "40.000 homens de pé (infantaria)” e não 40.000 homens de cavalo.

Conclusão:
Pelo confuso relato e não sabermos o que verdadeiramente cada autor estava querendo descrever, não se deve afirmar que se trata de uma contradição, pois ambos estão descrevendo objetos diferentes:

II Sm 10:18
* setecentos carros;
* quarenta mil homens de cavalo;

I Cr 19:18
* sete mil cavalos de carros;
* quarenta mil homens de pé;

Cooperação de Guilherme Born:
Na passagem mostra que os siros fugiram dos israelitas, portanto Davi não matou todos. Sendo assim, as informações não se contradizem pois: Davi feriu 700 homens que andavam de carros puxados por cavalos. Isso não diz que ele matou todos os cavaleiros que andavam nesses carros.

Depois aparece que Davi matou 40 mil homens de cavalo. Primeiramente os autores arredondaram esses valores. Davi matou 40 mil cavaleiros (que andam montados nos cavalos).
Em Crônicas, é relatado que Davi matou (aleijou) 7 mil cavalos de carros, isso não diz que ele matou 7 mil homens, e sim os cavalos que puxavam carroças. Geralmente as "bigas" eram tripuladas por pelo menos duas pessoas. Essas pessoas podem ter, assim que seus cavalos foram mortos ou aleijados, entrado na batalha como homens a pé.

Portanto, realmente não existe contradição, pois, como o Pipe falou, as informações são acerca de coisas diferentes e não das mesmas.


Seria contradição se os números fossem diferentes, porém referindo-se a mesma coisa. Por exemplo: Davi matou 700 homens de carros e depois Davi matou 7000 homens de carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário