terça-feira, 5 de abril de 2016

O cristão peca?


Nenhum é livre de pecado.
I Rs 8:46 - Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, quer longe ou perto esteja;

II Cr 6:36 - Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles e os entregares diante do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro para alguma terra, remota ou vizinha;

Pv 20:9 - Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!

Ec 7:20 - Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque.

Rm 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

I Jo 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

I Jo 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


Cristãos não tem pecado. (Somente os não-cristãos possuem).
Rm 5:14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

I Jo 3:6 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

I Jo 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

I Jo 5:18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

III Jo 1:11 - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.
-------------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo Vs. por Vs.:
Rm 5:14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

O versículo não está dizendo que eles não pecaram. Ele está dizendo que eles não pecaram à semelhança da transgressão de Adão. Ou seja, não pecaram como ele pecou, porém pecaram também.

A Bíblia de estudo NVI traduz:
I Jo 3:6 - Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não no viu nem o conheceu.
I Jo 3:9 - Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus

I Jo 5:18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o maligno não o atinge.

III Jo 1:11 - Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Comentário:
"João não está asseverando a perfeição impecável. Pois na mesma carta, ele diz:
"Se afirmamos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados e nos purificarmos de toda injustiça. Se afirmamos que não temos pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo".
João está explicando que a vida do cristão não é caracterizada pela prática do pecado, e sim do que é certo".

Conclusão:
Estaria o apóstolo se auto-contradizendo? É óbvio que não. Como pode ele uma hora dizer que "quem diz que não tem pecado é mentiroso" e daqui a pouco dizer que "cristão não peca"? É óbvio que o que ele está dizendo é que uma pessoa nascida de novo não vive na prática do pecado. Nenhum ser humano é infalível. Porém, uma pessoa nascida de novo não vive na prática do pecado. Diante disto, não há nenhuma contradição. É apenas mais um exemplo de alguém que desconhece o todo da Bíblia Sagrada e se propõem a falar de assuntos que desconhece totalmente.


Pipe

2 comentários:

  1. Eu to acompanhando o seu blog. tem tanto material aqui que to ficando meio doida hahaha.
    Cheio de estudos dos apócrifos! uma hora quero conhecer sua biblioteca <3

    ResponderExcluir