terça-feira, 12 de abril de 2016

Quantas estrebarias Salomão teve?

Salomão teve 40.000 estrebarias.
I Rs 4:26 - Tinha também Salomão quarenta mil estrebarias de cavalos para os seus carros e doze mil cavaleiros.

Salomão teve 4.000 estrebarias.
II Cr 9:25 - Teve também Salomão quatro mil estrebarias de cavalos e carros e doze mil cavaleiros e pô-los nas cidades dos carros e com o rei, em Jerusalém.
------------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A Bíblia de Estudos NVI traduz da seguinte maneira os dois textos:
1 Re 4:26 - "Salomão possuía quatro mil cocheiras para cavalos de carros de guerra, e doze mil cavalos"

2 Cr 9:25 - "Salomão possuía quatro mil estábulos para cavalos e carros, e doze mil cavalos...".

Notas NVI:
* 1 Rs 4:26 aparece 4.000 na NVI conforme alguns manuscritos da Septuaginta. O texto massorético diz 40.000.

Norman Geisler & Thomas Howe tratam a questão como um erro de copista:
"Este é, sem dúvida alguma, um erro de copista. A razão de 4.000 cavalos para 1.400 carros, como encontrada na passagem de 2 Crônicas, é muito mais razoável do que uma relação de 40.000 para 1.400 como está no texto de 1 Reis. No hebraico, a diferença visual entre os dois números é muito pequena. As consoantes do número 40 são rbym*, e as do número 4 são rbh (as vogais não eram escritas no texto). Os manuscritos utilizados pelo escriba poderiam estar manchados ou danificados, de forma a dar-lhe a impressão de ser 40.000 e não 4.000.

* O "y" na palavra rbym normalmente é representado pela vogal "i" longa. Entretanto, como a consoante yod era utilizada para representar vogais longas antes de se acrescentar a pontuação por vogais, ela está inserida aqui como uma transliteração da letra que estaria constando no texto não pontuado".
Fonte: "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia"; ed. Mundo Cristão; pg.189.

Conclusão:
Temos, portanto duas questões apresentadas. A primeira oferece o fato de que na Septuaginta apresenta-se o número de 4.000 estábulos para 1 Rs ao invés de 40.000 como no texto massorético. Provavelmente a Septuaginta está correta uma vez que está é de 250 a.C., enquanto que o texto massorético é de 500-900 A.D. Mas, isto é mera especulação. Portanto, o mais provável mesmo é que se trata de um erro de copistas no hebraico conforme tratado por Norman Geisler, Thomas Howe, R. N. Chanplin e a Bíblia de Jerusalém.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário