quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Livro: "Um Cientista Lê a Bíblia" de John Polkinghorne

Edições Loyola

Esta é uma obra acessível e bem-fundamentada que pode despertar a consciência da importância crescente da fé num mundo científico.

Neste livro, John Polkinghorne ousa enfrentar questões que podem parecer perigosas e chega a respostas profundamente reconfortantes para o coração e a mente dos que creem que ciência e religião podem ser discutidas num mesmo contexto. Ao pensamento de que a ciência destruiu a religião, o autor contrapõe o testemunho de que ciência e religião são facetas diferentes de uma mesma verdade, cada uma complementando a outra na busca da sabedoria.


John Polkinghorne, físico de formação, pastor anglicano, membro da Royal Society, parte da constatação de que se o mundo físico é cheio de surpresas, seria estranho que Deus não excedesse nossas expectativas, e convida o leitor ao salto da fé: "Há uma diferença entre crença científica e crença religiosa. A crença religiosa é muito mais exigente e mais perigosa. Acredito ardentemente na teoria quântica, mas essa crença não pode mudar a minha vida. Não posso, porém, acreditar em Deus sem saber que devo ser obediente à sua vontade. Deus não existe apenas para satisfazer minha curiosidade intelectual existe para ser amado como meu Criador e Salvador. Atenção! Agora vou fazer uma advertência, ou melhor, promessa de saúde teológica: Leia a Bíblia. Ela pode mudar a sua vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário