segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Maria ungiu os pés ou a cabeça de Jesus?




Mateus diz uma coisa, João diz outra!

Respondendo:
Trata-se das duas coisas. Mateus e Marcos enfatizam a unção sobre a cabeça e João enfatiza o ato dela enxugar os pés com os cabelos.

Quando vc soma as informações dos quatro evangelistas vc tem um enriquecimento dos detalhes que somados nos dão uma visão melhor do ocorrido e não uma contradição.

I – O primeiro encontro:
- Maria unge os pés de Jesus uma primeira vez conforme Jo 11:2 – “E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo”.

Isto está de acordo com Lc 7: “E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-los com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-los com o unguento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre”.
(Lucas 7:36-40)

Obs: O contexto do segundo encontro narrado está em Lc 22 e não em Lc 7.


II – A cidade do primeiro encontro:
Obs: Este primeiro encontro aconteceu em Naim e não em Betânea conforme Lc 7:11: “E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;”


III – O local do primeiro encontro:
Obs: Lc diz que um fariseu convidou Jesus para comer em sua casa: “E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa”.
(Lucas 7:36)

Obs: O nome do fariseu era Simão: E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
(Lucas 7:40)


IV – Jesus conhece Maria:
- Neste primeiro encontro Maria unge os pés e enxuga-os com os cabelos: “E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
(João 11:2)

- Foi nesse primeiro encontro que Jesus conheceu Maria e provavelmente veio a conhecer Lázaro e Marta, que tornaram seus discípulos e amigos.

- Uma outra observação importante é que o questionamento aqui neste encontro foi do próprio fariseu, e o questionamento nada tem a ver com o do segundo encontro: “Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ".
(Lucas 7:39)

- Também Lc 7 nada fala de estar ela preparando o corpo de Jesus para o sepultamento e sobre a memória daquele ato a ser lembrado.


V – A cidade do segundo encontro:
- Já o segundo encontro ocorreu em Betânea conforme...
“Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia,
(João 12:1)

“Estando Jesus em Betânia,”
(Mateus 26:6)

“Estando Jesus em Betânia,”
(Marcos 14:3)


VI - O tempo do segundo encontro:
"Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa,”
(Mateus 26:2)

“Faltavam apenas dois dias para a Páscoa
(Marcos 14:1)


VII – O local do segundo encontro:
“na casa de Simão, o leproso,”
(Mateus 26:6)

“na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso,”
(Marcos 14:3)

O leproso tinha o mesmo nome do fariseu: Simão.


VIII – Maria unge Jesus novamente:
- Sobre a cabeça:
“Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa”.
(Mateus 26:7)

“reclinado à mesa na casa... Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.”
(Marcos 14:3)

- Sobre os pés:
“derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos”.
(João 12:3)
Ou seja, Maria ungiu a cabeça de Jesus ao estar reclinado sobre a mesa e em seguida ungiu seus pés para em seguida enxuga-los com seus cabelos.


IX – O questionamento dos discípulos:
Observe que o questionamento do segundo encontro foi diferente do que o fariseu havia feito no primeiro encontro:

"Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários".
(João 12:5)

“Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: "Por que este desperdício?
Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres".
(Mateus 26:8-9)

“Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: "Por que este desperdício de perfume? Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres". E a repreendiam severamente.”
(Marcos 14:4-5)


X – As palavras de Jesus:
“Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória".”
(Marcos 14:8-9)

“Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento. Eu lhes asseguro que onde quer que este evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado, em sua memória".”
(Mateus 26:12-13)

“Respondeu Jesus: "Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento”.
(João 12:7)


Conclusão:
Não se trata de uma contradição e sim de detalhes que unidos nos dão um melhor veredito do caso:

- Houve um primeiro encontro na casa de Simão, um fariseu na cidade de Naim. Neste primeiro encontro foi onde Jesus conheceu Maria, irmã de Lázaro.
- Neste primeiro encontro Jesus é questionado como profeta por Simão.
- Houve um segundo encontro em Betânea, há dois dias da Páscoa na casa de Simão o leproso. Neste encontro Maria unge a cabeça de Jesus enquanto se reclinava sobre a mesa, e em seguida ela unge e enxuga seus pés com seus cabelos.
- Os discípulos acham aquilo um desperdício. Porém Jesus lhes diz que ela estava-o preparando para seu sepultamento. Este ato seria sempre lembrado em memória dela.

Pipe

58 comentários:

  1. Respostas
    1. Pera ai, bem interpretado coisa nenhuma, afinal, o primeiro encontro foi em naim, na casa de simão, o segundo em betânia na casa de simão, ou os dois encontro é um só kkkkkkk explica isso direito ai turma, kkk a conclusão esta meio que doida ai kkkk

      Excluir
    2. São dois encontros em lugares diferente

      Excluir
    3. Lembre-se!! O primeiro encontro Simão um fariseu!! Segundo encontro tambem
      Simão o leproso!! Um fariseu e outro leproso!!

      Excluir
  2. parabéns pela bela iniciativa, tirou muitas dúvidas

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito essa explicação . Detalhes que passam despercebidos .

    ResponderExcluir
  4. Ótima explicação, Deus abençoe seu ministério pastor pipe

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com tal explicação, visto que a mulher que aparece no evangelho de Lucas não tem nome, conforme Lc 7.36-50, já nos outros evangelho tem nome e seu nome é Maria, irmã de Lázaro, conforme Mt 26.6-13; Mc 14.3-9; Jo 11.2; 12.1-11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então trata-se de duas pessoas diferentes, então desaparece em definitivo qualquer contradição, uma vez que trata-se de duas pessoas distintas.

      Excluir
    2. 1- MARIA 2- PECADORA 3- MULHER = UMA MULHER PECADORA CHAMADA MARIA, QUAL A DÚVIDA? FOI UM SÓ BANQUETE EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU QUE FORA CURADO DE LEPRA,E MARIA AQUELA QUE MARTA SUA IRMÃ RECLAMOU COM JESUS, UNGIU JESUS E ISTOU FICOU REGISTRADO PARA TODO O SEMPRE. 3 PESSOAS PODEM CONTAR O MESMO ACONTECIMENTO COM DETALHES DIFERENTES, EXEMPLO: VOCÊ DIZ QUE MARIA ESTEVE NO BANQUETE PORQUE VC SABE O NOME DELA, EU DIGO UMA MULHER PORQUE FOI DO SEXO FEMININO, MAS SEU JOÃO DIZ QUE FOI UMA PECADORA PORQUE CONHECE A FAMA DELA. ESPERO TER TIRADO SUA DÚVIDA.

      Excluir
    3. Pelo relato da Bíblia não dá para termos certeza que as mulheres que ungiram Jesus eram a mesma Maria, irmã de Lázaro. Mesmo avaliando que cada narrador (livro) narra por visões diferentes os fatos, temos que levar em consideração que os discípulos conheciam Lázaro e sua família, pois já haviam se hospedado algumas vezes lá e Jesus tinha uma amizade muito profunda e próxima com Lázaro. Lembremos também que existiam várias Marias ao redor de Jesus e a Bíblia descreve Maria Madalena como uma mulher pecadora em outras passagens. Se o narrador não a conhecia por nome, poderia sim dizer que uma "mulher pecadora" ao invés de dizer o nome dela. Outra coisa clara é aonde os episódios ocorreram e a data. Passagens falam abertamente sobre isso.
      João 12:1-3 diz: Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, ali prepararam um jantar para Jesus, Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. Então Maria pegou o frasco de nardo puro e demarramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. (Maria irmã de Lázaro)
      Mateus 26:6 e 7 diz: Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher ...e derramou sobre a cabeça de Jesus.
      Este mesmo episódio é contato com Marcos e ele enfatiza a época (dois dias da Páscoa).
      Marcos 14:1 e 3 diz: Faltavam apenas dois dias para a Páscoa ...
      Estando Jesus em Betânia, na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele uma certa mulher... ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.
      São 2 episódios diferentes, em épocas diferentes, um com unção nos pés, outro com unção na cabeça e o episódio da cabeça não dá pra saber se foi a mesma Maria, irmã de Lázaro, mas provavelmente não foi ela, porque Jesus era amigo de Lázaro e conhecia bem suas irmãs e os discípulos também os conheciam. Se fosse ela neste segundo episódio, provavelmente o narrador escreveria seu nome, assim como o fez no primeiro episódio, onde todos eles se encontravam, na casa de Lázaro, Marta e Maria, e portando a conheciam por seu nome e não a chamariam de "uma certa mulher".
      Outro detalhe é que a Maria, irmã de Lázaro, não era conhecida na Bíblia como uma "mulher pecadora". Todos nós somos pecadores e todas as mulheres da época Bíblica também eram, mas naquela época esta expressão "mulher pecadora" estava diretamente relacionada ao pecado sexual, à prostituição, e essas mulheres eram conhecidas pela cidade como pecadoras, adúlteras e prostitutas. Como era o caso de Maria Madalena.
      As coisas ficam mais claras quando estudamos a Bíblia por versões mais fáceis para o nosso tempo, mais simples de entender como NVI e NTLH em Português, e NIV, CSB, AMP in English.
      Continuo lendo e buscando entender, pois sabemos que algumas coisas não são faladas em detalhes nas Escrituras. Paz!

      Excluir
    4. Também entendo q sejam duas mulheres em ocasiões diferentes,concordo com seu ponto de vista ao q se refere a mulher pecadppecadora pois em todas as ocasiões em q esteve Maria irmã de Lázaro com Jesus,ela se encontrava adorando.

      Excluir
    5. Isso, vi que uma era pecadora e outra João 12 irmã de Lázaro a mesma que quedouse a seus pés ao ouvido" Marta e Maria

      Excluir
    6. Sim o primeiro encontro foi Maria Madalena e no segundo Maria de Betânia irmã de Lázaro.

      Excluir
  6. No primeiro encontro a Bíblia deixa claro que a mulher é moradora da cidade local, no caso Naum. Em João 11.2, como tudo que ele estava contando já havia ocorrido, ele bem podia antecipar a revelação d um fato que ainda ia ser relatado em sua história, como bem expôs no Cap. 12. Então não significa que essa Maria seja a mulher pecadora de Naum... isso tb leva a crer que eram pessoas diferentes e que não há tb contradição alguma nos Evangelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo Eduardo! pois entre o versículo 7 e o versículo 17 de Lc 7 é uma história. A partir do versículo 18 já é uma outra história. não podemos afirmar que ele estava em Naím. histórias diferentes lugares diferentes, nem sempre os textos bíblicos estão em ordem.

      Excluir
    2. GIOVANA ATENÇAO POIS ELE SAI DE CAFARNAUM E VAI PRA NAIM DEPOIS SO NO CAPITULO 8 QUE DIZ QUE ELE VAI DE CIDADE EM CIDADE. LEIA COM CALMA

      Excluir
    3. Eu no meu modo de entender, acho que a primeira mulher que lava os pés de Jesus seria a pecadora Maria Madalena de quem O SENHOR teria expulsado 7 demônio o que levaria ela a se prostituir a pecar, e a segunda mulher citada era Maria a irmã de Lázaro a quem Jesus ressuscitou,É o texto fala bem claro o nome dela! Na minha visão ela estaria unginfo o Senhor como forma de agradecimentos por ter dado a vida ao irmão é como diz a palavra ela já estava sem saber anunciando a morte do Senhor! Então pra mim são mulheres diferentes! Espero ter ajudado! A paz para todos!🙌

      Excluir
  7. Não concordo que a mulher de Lucas seja a mesma de João. Os relatos são diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então trata-se de duas pessoas diferentes, então desaparece em definitivo qualquer contradição, uma vez que trata-se de duas pessoas distintas.

      Excluir
    2. 1- MARIA 2- PECADORA 3- MULHER = UMA MULHER PECADORA CHAMADA MARIA, QUAL A DÚVIDA? FOI UM SÓ BANQUETE EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU QUE FORA CURADO DE LEPRA,E MARIA AQUELA QUE MARTA SUA IRMÃ RECLAMOU COM JESUS, UNGIU JESUS E ISTOU FICOU REGISTRADO PARA TODO O SEMPRE. 3 PESSOAS PODEM CONTAR O MESMO ACONTECIMENTO COM DETALHES DIFERENTES, EXEMPLO: VOCÊ DIZ QUE MARIA ESTEVE NO BANQUETE PORQUE VC SABE O NOME DELA, EU DIGO UMA MULHER PORQUE FOI DO SEXO FEMININO, MAS SEU JOÃO DIZ QUE FOI UMA PECADORA PORQUE CONHECE A FAMA DELA. ESPERO TER TIRADO SUA DÚVIDA.

      Excluir
  8. Não concordo, LC 7.36-50 é outro contexto totalmente diferente... Essa era a mulher pecadora... Nada haver de ser Maria está mulher... É melhor estudar mais um pouco e ver os fatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então trata-se de duas pessoas diferentes, então desaparece em definitivo qualquer contradição, uma vez que trata-se de duas pessoas distintas.

      Excluir
  9. Presta atenção João 12 .1 exemplos Lucas 10.38 Maria não surge do nada Jesus foi em Betânia não em nain quem recebeu Jesus foi a dona da casa.entao Pr.plpe para de inventar moda e criar duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, não se trata de inventar moda. Trata-se de buscar resolver a aparente contradição. Mas então se trata-se de duas pessoas diferentes, então desaparece em definitivo qualquer contradição, uma vez que trata-se de duas pessoas distintas.

      Excluir
    2. Querido pastor em momento algum, não à contradições sobre a escrituras mais todas contradições vem da nossa própria natureza humana, pois o amado falou que o segundo encontro está narrado em Lc 22 e não em Lc 7 pois em Lc 7 nós relata sobre uma pecadora cuja o nome não foi revelado por Jesus,
      Em Lc 22 nós fala da traição de Judas iscariotes , A ceia do Senhor, O maior será como o menor, Pedro é avisado, Jesus no Getsémani, Jesus é preso, Pedro nega a Jesus, e Jesus perante o sinedrio, assim também convém a todos nós que estivemos ensinando à qualquer pessoas o que Jesus não falou, e palavras que não estão contidas nas escrituras, creio que o amado ao ler tenha se confundindo com a palavra escrita em Jo11:2 Estando Maria,
      Cujo irmão agora estava doente , era a mesma que ungiu o senhor com bálsamo e lhe enxugou os pés com os cabelos.
      mais em Jo12:3Então Maria tomou uma libra de bardo puro, um perfume muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos.E toda casa se encheu com a fragrância do perfume.
      Digo assim somos nós quando permitimos abrir os nossos lábios para ensinar, a todos a verdade de Jesus, Judas não conseguiu entender o chamado de Jesus, mais pela misericórdia de Jesus hoje sabemos que Jesus veio nós liberta de todas fábulas humana, mais de toda sua palavra que tem vida,
      Desde já agradeço pelo estudo o qual senhor colocou, que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida, e toda sua família em nome de Jesus, tenho um grande prazer de ter lido seu estudo, fique na paz .

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo, porém só tenho um questionamento se Mt., Mc., e Jo. São o mesmo texto pq em Jo.diz que faltavam 6 dias pra Páscoa e Mt e MC dizem 2 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Júlio, em João capitulo 12 verso um diz:"Seis dias antes da Páscoa, Jesus FOI para Betânia..." em Mateus capitulo 26 verso seis diz:"Quando Jesus estava em Betânia..." Então: Ele estava a seis dias em Betânia e a dois dias da Páscoa foi o evento relatado. ok
      Espero ter ajudado e registro que concordo com tudo que o Pastor Pipe colocou aqui no estudo!

      Excluir
  12. Sao duvida assim que nos fazem depender de nosso amigo Espirito Santo

    ResponderExcluir
  13. João 12; Lucas 7; Marcos 14 e Mateus 26 fala do mesmo ocorrido, ou seja, da mesma mulher... Porem por narrativas diferentes.
    1° Foi, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia... (aqui fala que Jesus foi a Betânia, acredito que levou alguns dias, pois era caminhando) onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. (diz que Lázaro estava, não que o convidou).
    João 12:1
    2° Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão... (Aqui neste versículo já deixa mais claro a ligação com os outros capítulos).
    João 12:4
    3° E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. (Aqui diz que um dos fariseus convidou Jesus).
    Lucas 7:36
    4° E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te... (Ou seja, a casa que João se refere é a mesma que Lucas).
    Lucas 7:40
    5° E dali a dois dias era a páscoa... (Aqui Marcos fala em dois dias, pois ele já relata o dia que Jesus já estava em Betânia).
    Marcos 14:1
    6° E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso... (esse versículo reforça ainda mais João 12:1-4).
    Marcos 14:3
    7° E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão... (Mateus também relata os mesmos acontecidos, porem com sua própria narrativa).
    Mateus 26:6
    Os fatores que causam duvidas e supostas contradições são:
    Narrativas que priorizam acontecimentos.
    Exemplo: No livro de João, consta o nome de Maria por que dali por diante já é considerada uma seguidora de Jesus, neste livro acontecimento mais forte é o inicio da traição de Judas. João 12:4,7.
    O livro de Lucas, um dos focos é a salvação desta mulher, que era pecadora. Lucas 7:36,50.
    O livro de Marcos não diz Maria, nem pecadora, pois sua prioridade é resumir todo o acontecimento. Marcos 14
    Já no livro de Mateus, além de falar dos acontecimentos, fica também caracterizado pelo pedido de Jesus: Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua. Mt 26:13.

    ResponderExcluir
  14. Eu não concordo com Essa explicação, Mateus, Lucas e João, no meu entendimento a unção é feita por Maria, em Lucas é outra mulher, a pecadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então trata-se de duas pessoas diferentes, então desaparece em definitivo qualquer contradição, uma vez que trata-se de duas pessoas distintas.

      Excluir
    2. Marta reclamou de quem pra Jesus? Marta era do lar e Maria não. A fama da mulher quer ungiu não era boa. Povoado, lugar pequeno e o que Jesus diz: Teus pecados estão perdoados. Qual o problema de ser Maria irmã de Lázaro?

      Excluir
    3. 1- MARIA 2- PECADORA 3- MULHER = UMA MULHER PECADORA CHAMADA MARIA, QUAL A DÚVIDA? FOI UM SÓ BANQUETE EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU QUE FORA CURADO DE LEPRA,E MARIA AQUELA QUE MARTA SUA IRMÃ RECLAMOU COM JESUS, UNGIU JESUS E ISTOU FICOU REGISTRADO PARA TODO O SEMPRE. 3 PESSOAS PODEM CONTAR O MESMO ACONTECIMENTO COM DETALHES DIFERENTES, EXEMPLO: VOCÊ DIZ QUE MARIA ESTEVE NO BANQUETE PORQUE VC SABE O NOME DELA, EU DIGO UMA MULHER PORQUE FOI DO SEXO FEMININO, MAS SEU JOÃO DIZ QUE FOI UMA PECADORA PORQUE CONHECE A FAMA DELA. ESPERO TER TIRADO SUA DÚVIDA.

      Excluir
  15. gente eu ja nao estou entendendo mais nada porque se essa maria se tornou seguidora de jesus ja nao era para falar dela como pecadora entao essa nao e a maria de Naum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher pecadora, porém ja perdoada por Jesus, infelizmente a alcunha ou apelido ou como ela era conhecida (fama) ja estava entranhada...mesma linha de "Simão o Leproso"...já não tinha mais lepra, pois Jesus o havia curado, no entanto era a$im que o povo lhe conhecia.
      E quanto a questão de 6 dias e 2 dias e se foram dois episódios sendo um em Naim e outro em Betania, e se Jesus foi ungidos em ambos. ...ainda estou aprofundando.

      Excluir
    2. Gente mim explica por favor porque em Mateus 26 ungiu a cabeça e em João ungiu os pés se é o mesmo ocorrido??

      Excluir
  16. Parece ser episódios diferentes,com pessoas diferentes,mais bem parecidos.Pra mim são duas situações distintas.

    ResponderExcluir
  17. COM TODO RESPEITO A TODOS A BIBLIA SE EXPLICA SÓ EM LUCAS CHAMA ELA DE PECADORA, SIM MULHER SEM COMUNHAO ATUAL COM DEUS NOS TRES EVANGELHO CHAMA DE UMA MULHER NAO FALA PECADORA JOAO 11 DIZ CLARO QUEM É AS TRES MULHER, SINGULAR MARIA PONTO FINAL,A DE LUCAS É OUTRA PERSONAGEM, TRES EVANGELHO DIZ ME UNGIU PRA ORA DO SEPULTAMENTO ISSO É ATITUDE DE MEMORIA, A UNCÃO DE LUCAS É ATITUDE DE PERDAO PONTO FINAL CADA HISTORIA EM LUGAR DIFERENTE GALILEIA 120 KM DE BETANIA APROXIMADAMENTE. SIMAO LEPROSO É LEMBRADO PELO PECADO LEPRA, SIMAO FARISEU LEMBRADO PELA REPUTACÃO DE CARGO,OS ESCRITORES SÃO UNGIDOS PARA ESCREVER SE NOS FORMOS UNGIDOS PARA INTENDER POR MAIS QUE DISCORDARMOS UM DO OUTRO RESPEITAREMOS OPNIOES MAIS FIQUEMOS COM A BIBLIA ELA FALA POR SI SÓ, DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  18. sao 3 mulheres diferentes pelo que vejo...e o que eu acho...

    mateus e marcos falam: mulher
    lucas diz: pecadora
    joao diz: maria
    na minha percepcao sao mulheres diferentes...

    se alguem puder me explicar melhor agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- MARIA 2- PECADORA 3- MULHER = UMA MULHER PECADORA CHAMADA MARIA, QUAL A DÚVIDA? FOI UM SÓ BANQUETE EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU QUE FORA CURADO DE LEPRA,E MARIA AQUELA QUE MARTA SUA IRMÃ RECLAMOU COM JESUS, UNGIU JESUS E ISTOU FICOU REGISTRADO PARA TODO O SEMPRE. 3 PESSOAS PODEM CONTAR O MESMO ACONTECIMENTO COM DETALHES DIFERENTES, EXEMPLO: VOCÊ DIZ QUE MARIA ESTEVE NO BANQUETE PORQUE VC SABE O NOME DELA, EU DIGO UMA MULHER PORQUE FOI DO SEXO FEMININO, MAS SEU JOÃO DIZ QUE FOI UMA PECADORA PORQUE CONHECE A FAMA DELA. ESPERO TER TIRADO SUA DÚVIDA.

      Excluir
  19. HOUVE APENAS UM BANQUETE OFERTADO A JESUS EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU CURADO DE LEPRA, CASO FOSSEM DOIS NÓS TERÍAMOS A DISTINÇÃO E NÃO A COINCIDÊNCIA DOS FATOS QUE FORAM CONTADOS DE MODO DIFERENTE. ESSA UNÇÃO FOI ÚNICA E O PRÓPRIO CRISTO DISSE: Eu lhes asseguro que onde quer que este evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado, em sua memória.Ele não se referiu a outro episódio de unção, mas a este único. Os discípulos foram repreendidos, Simão teve seus pensamentos descurtinados, pois era um fariseu que se acreditaca ter santidade, embora tivesse sido curado por Cristo de uma moléstia. Quanto o banquete ter sido em Naim, pela narrativa o tempo passou e outras coisas aconteceram, ou seja, o assunto foi para outro lado, cortado, então não há uma sequencia em um local único. Imagina relatar duas unções, com tiquezas de coincidências? Para que? Outro erro que vejo constante é afirmar que o jantar foi na casa de Lázaro e ainda usam João 12. Onde está escrito que foi lá? EM SUMA, O BANQUETE FOI NA CASA DE SIMÃO O FARISEU CURADO POR JESUS, ONDE ESTAVAM PRESENTES OS FAMILIARES DE LÁZARO.

    ResponderExcluir
  20. Com todo respeito, assisti um culto de um pastor. Não vou citar o nome pq não sei se posso, onde ele explica como Jesus e Lázaro ficaram amigos...... E dia que o encontro foi na cada de um ex'leproco que virou fariseu, um auto intérprete da lei, uma autoridade, que convidou Jesus para um culto de ação de graça, um jantar e lá estava Maria de Betânia. Isso ocorreu na cidade de Betânia. ...

    ResponderExcluir
  21. Sabendo que Naim é uma cidade e Betania outra, fica óbvio que são duas situações diferentes, cada uma em cidade diferente apesar da semelhança, então não tem como ser a mesma unção.

    ResponderExcluir
  22. Que confusão
    Acho que quem tentou explicar acabou ficando confuso
    São 2 episódios diferentes
    6 dias antes da Páscoa a casa era de Lázaro
    Pq a narrativa diz que quem servia a mesa era marta irmã de Lázaro
    Somente os donos da casa deveria um visitante no caso se é marta que serve então chegamos a conclusão que era casa de Lázaro 6 dias antes da Páscoa
    Quem derramou perfume nos pes de Jesus é maria irmã de Lázaro

    Já o outro episódio é 2 dias antes da Páscoa na casa de Simão o fariseu
    Lá uma mulher derrama óleo sobre a cabeça de Jesus 2 histórias diferentes nao5 tem contradição pq não é a mesma história
    Dias diferentes
    Casas diferentes
    E no caso mulheres diferentes
    Episódios parecidos mas não igual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dias diferentes
      Casas diferentes

      Muito bem📖🤝. Deus continue abençoando

      Excluir
    2. Casos diferentes com 2 personagens diferentes .

      Excluir
    3. Mas o que deixa a dúvida é a questão que as indagações são as mesmas, nas duas situações a mulher é questionada pelo desperdício do óleo, isso deixa a entender que é a mesma situação, ou não?

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Em João 12.1 diz que é há 6 dias de Páscoa e não 2 .

    ResponderExcluir