quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Atos 4:25 - Deus fala pelo Espírito Santo



Almeida Revista e Atualizada
4.24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 
4.25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?


Nova Tradução da Linguagem de Hoje
4.24 Assim que eles ouviram isso, adoraram todos juntos a Deus, dizendo: — Senhor, tu és o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que existe neles!
4.25 Tu falaste por meio do Espírito Santo e do nosso antepassado Davi, teu servo, quando ele disse: “Por que as nações pagãs ficaram furiosas? Por que os povos fizeram planos tão tolos? )
 
.
Como funciona essa relação de quem fala: Deus Pai, O Espírito de Deus ou Davi ?
.
Quando o Espírito está falando através de um meio humano ele está falando de si ou fazendo a transmissão da mensagem de Seu Senhor ?

 (2 Pedro 1:20-21) 20 Pois sabeis primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular. 21 Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por Espírito Santo.

Costuma-se usar textos que falam de Deus em um versiculo e no Espírito Santo mais embaixo como PROVAs de algo não dito. Do tipo ``diz que
 o Espírito Santo falou.....abaixo diz que foi Deus...``.

O caso citando acima mostra que quando se diz que o Espírito falou a ``voz`` não é dele em si, deve ser atribuída ao Pai. Se não fosse o Pai não faria sentido a distinção entre Espírito e Deus, já que daria na mesma.

Deus, Tu, Soberano Senhor, Tu falaste por meio do Espírito Santo por boca de Davi
.
Esquema parece ser: O Pai fala por boca de Davi
 usando o Espírito Santo.
.
Meio pelo qual ele se comunica aos homens santos da Bíblia.

(Mateus 10:19-20) 19 No entanto, quando vos entregarem, não fiqueis ansiosos quanto a como ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de falar; 20 pois, quem fala não sois apenas vós, mas é o espírito de vosso Pai, que fala por meio de vós. .
------------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Como funciona essa relação de quem fala: Deus Pai, O Espírito de Deus ou Davi ?
Depende, se vc está propondo algo literal, quem falou literalmente foi Davi.
 
Se vc está falando de quem inspirou, este foi o ES.
 
Se vc está falando de quem ordenou, vc está falando do Pai.
 

Quando o Espírito está falando através de um meio humano ele está falando de si ou fazendo a transmissão da mensagem de Seu Senhor?
Trazendo a mensagem do Pai e do Filho.

Costuma-se usar textos que falam de Deus em um versiculo e no Espírito Santo mais embaixo como PROVAs de algo não dito. Do tipo ``diz que o Espírito Santo falou.....abaixo diz que foi Deus...``.
Vou te dar um exemplo: Se o Presidente manda um ministro em seu lugar para uma viaje internacional e falar em nome dele, quem falou: O ministro ou o Presidente? Quando um ministro fala enviado pelo presidente, é o mesmo que dizer que foi o próprio Presidente quem disse. Tanto faz.

Quando um pregador sobe num púlpito e prega a Palavra, quem está falando: Deus, o ES ou o pregador?

Está errado eu dizer para este pregador que Deus usou a vida dele para falar comigo por meio do ES?

Conclusão:
O Pai, por meio do ES usou a vida daquele pregador para falar comigo. Portanto, os Três falaram comigo:
 
- O Pai, quando enviou o ES na minha vida.
- O ES quando me deu iluminação para compreender.
- O Pregador que se deixou ser usado por Deus.

Porém, se eu disser que foi o pregador que falou algo a minha mente, ninguém está cometendo uma heresia teológica porque disse isso. Porque todo o crente inteligente com um pouquinho de massa cinzenta sabe que nisso está implícito que o ES, o Pai e o Filho estão por trás de tudo isso.

O caso citando acima mostra que quando se diz que o Espírito falou a ``voz`` não é dele em si, deve ser atribuída ao Pai.
O “deve” é um acréscimo teu. Mas, também tanto faz. Se eu digo que o ES falou, o Pai falou ou o pregador falou dá na mesma.

Por exemplo:
At 13:
2
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Quem falou foi o ES que certamente o fez segunda a vontade do Pai ou do Filho. Portanto, o texto dizer: “Disse o ES...”, é o mesmo que dizer que foi o Pai. E se o texto dissesse que foi um profeta que disse, é o mesmo que dizer que foi o ES ou que foi o Pai, ou que foi o Filho que disse. Porque nós cremos numa unidade. Cremos que o Pai, o Filho e o ES são uma unidade, e que todos nós estamos também unidos nEle.
 

Outro exemplo:
At 16:6
E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

Quem impediu: O Pai ou o ES? Ambos.

At 21:4
E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.

Quem foi que disse?

Se não fosse o Pai não faria sentido a distinção entre Espírito e Deus, já que daria na mesma.
Então os apóstolos acima erraram ao dizer que foi o ES quem disse, quem impediu?

Esquema parece ser: O Pai fala por boca de Davi usando o Espírito Santo.
Não, o esquema é: O Pai fala por meio do ES que fala através da boca de Davi.

Eu vejo a coisa como Pedro mostra: o Espírito faz o homem falar a palavra do Pai.
Aeeee.... correto!

Então, o ponto é, quando é dito que o Espírito tá dizendo algo, a voz não é dele em si.
Bom, péra aí! Vc está dizendo que a voz que eles disseram que ouviram não era literalmente do ES e sim do Pai? Então quando um pregador fala na verdade não é a voz dele que ouvimos e sim a do Pai?
 


Eu não entendi porque tanta confusão se a questão é tão simples. Quem ordena é o Pai ou o Filho por meio do ES que por sinal se manifesta por meio da boca humana. Porém, o Pai fala ao ES, que fala ao homem que fala para outros homens. Simples!

O Pai/O Filho[?] está se comunicando atraves de um mensageiro apossado do espírito
Depende, cada caso é um caso. Se vc está falando de estase espiritual como ocorria no AT ou em Atos, ok! Porém, isto não implica que toda a vez que o ES fala necessariamente a pessoa fica em estase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário