quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como explicar I reis 20:35-37 que diz:



"Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do SENHOR: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo.  E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do SENHOR, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.  Depois encontrou outro homem, e disse-lhe: Ora fere-me. E aquele homem deu-lhe um golpe, ferindo-o"

Será que Deus molda suas ordens à ética da época?
Alguém hoje em dia acreditaria que uma ordem assim partiria de Deus?
---------------------------------------------------------------------------------------------

R. N. Champlin, Ph. D. responde:

20:35
"Temos aqui um outro profeta cujo nome não é dado, membro de uma das escolas de profetas, a maioria dos quais estava escondido, porque Jezabel estava matando sistematicamente os profetas. Esse profeta havia recebido uma visão ou alguma forma de comunicação da parte de Yahweh (vs.36), que lhe dava uma estratégia mediante a qual ele poderia obter acesso ao rei Acabe e entregar-lhe sua mensagem e predição melancólica... A estratégia consistia em ser ele ferido, e tornar-se assim capaz de apresentar-se ao rei como soldado ferido, e tornar-se assim capaz de apresentar-se ao rei como soldado ferido. Acabe veria o "pobre homem", pararia o seu carro de combate e escutaria o que ele tivesse a dizer. Para surpresa do monarca, o soldado ferido se transformaria de repente em um profeta de Yahweh, proferindo contra ele a triste sorte decretada pelo Senhor.

O homem não teve coragem de ferir-se a si mesmo. Por conseguinte, pediu que um vizinho o fizesse. O profeta olharia para o outro lado quando o homem o golpeasse. Mas àquele também faltou coragem. Talvez fosse outro profeta, e ele não haveria de ferir o companheiro. Presumimos que o homem a ser ferido tenha contado ao amigo que precisava ser ferido. Caso contrário, certamente seria difícil entender por que o amigo seria morto por um leão por não ter obedecido à ordem (vs.36)".

20:36
"Um tratamento drástico. O pobre homem que não quis ferir ao próximo foi condenado a ser atacado e morto por um leão, porque a palavra específica da parte de Yahweh lhe tinha sido transmitida, mas não obedecida. Tratava-se de uma ordem. Era seu dever ferir o profeta; mas, quando ele desobedeceu, selou a sua condenação".

20:37
"Outro homem foi encontrado para feri-lo. Esse homem, sem dúvida, tendo ouvido o que acontecera ao primeiro, que se negara a ferir o profeta, imediatamente obedeceu, atacando-o e ferindo-o. Mas não nos é dito que tipo de ferimento ele afligiu ao profeta. O ferido foi deixado com seu ferimento, muito grave, a fim de atrair a atenção de Acabe como um "soldado ferido".

Fonte: "O AT Interpretado vs. por vs. - Livro 2"; Ed.Hagnos; pg.1449
---------------------------------------------------------------------------------
Pipe


O problema é que se tratava de uma ordem de Deus, daí nesse caso, o que houve implicou num juízo instantâneo de Deus. Essa questão me lembra aquela do profeta que foi morto por um leão quando Deus tinha mandado que ele não comesse nada, mas comeu por ter acatado à voz de um "profeta" mais velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário