segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Como as pessoas são julgadas por Deus?



Pelas suas palavras e ações.
Mt 12:37 - Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.

Lc 10:26-28 - E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

Jo 5:29 - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.


Pelas suas convicções (e nascendo novamente).
Mc 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Jo 3:3 - Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

Jo 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Jo 3:36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
---------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Creio que o erro se encontra em presumir que palavras e ações são inversas de convicções.

Quando lemos:
Lc 10:26-28 - E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

E depois lemos:
Mc 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

podemos notar que as passagens não são contrarias mas semelhantes, pois se eu amo a Deus e ao próximo por amor a Deus, logo eu creio em Deus, e se eu creio em Deus e creio nas suas palavras eu amo a Deus e ao próximo.

A palavra “crer” não é igual a “saber”, CRER é ter como verdade e SABER é apenas ter conhecimento.

Se eu tenho como verdade a palavra de Deus (creio), então eu sou convicto disso.


Descontradizendo vs. por vs.:
Mt 12:37 – ”Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado”.

Mas que palavras seriam estas? De quais palavras Jesus estaria falando? Quais os tipos de palavras que justificam ou condenam uma pessoa?

Bom, a resposta para isto deve estar inclusa no contexto do texto. Vamos a ele:

22 - Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.
23 - E toda a multidão se admirava e 
dizia (palavras): Não é este o Filho de Davi? (fé)
24 - Mas os fariseus, ouvindo isso, 
diziam (palavras): Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios {dúvida- ausência de fé).
30 - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.
31 - Portanto, eu vos digo: 
todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homensmas a blasfêmia (palavras} contra o Espírito não será perdoada aos homens.
32 – 
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
34 - Raça de víboras, 
como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
35 - O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
36 – 
Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.
37 – 
Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.

Conclusão do vs.:
O que estava em ênfase aqui eram as palavras dirigidas ao Espírito Santo. E isto envolve fé. Pois, observe que o que estava envolvendo a situação era o fato dos fariseus não crerem (fé) que a obra de Jesus vinha de Deus. Eles estavam dizendo que Jesus estava expulsando demônios em nome de Belzebu. Ou seja, eles não acreditavam que era o Espírito Santo operando por meio de Cristo.

A mensagem do texto é que os homens serão justificados ou condenados pelas palavras que dirigem à Ele (Espírito Santo). Pois Jesus mesmo diz que se as palavras fossem dirigidas a ele ou aos homens, isto seria perdoado. Porém, as palavras dirigidas ao Espírito Santo em forma de blasfêmia jamais seriam perdoadas.

Era este o alerta que Jesus estava dando aos fariseus: “Cuidado com suas palavras! Pois, vocês podem estar blasfemando contra o Espírito Santo e isto pode implicar em condenação eterna para suas vidas”.

A questão toda era que o povo 
dizia: Jesus é o filho de Davi. e os fariseus diziam: Jesus é um instrumento do diabo. E isto em outras palavras implicava em ter fé ou não em Cristo.
--------------------------------------

Lc 10:26-28 -" E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

Se amar a Deus e ao próximo não é viver uma vida de fé, o que é então? Estes são os dois mandamentos que resumem toda a Lei.

Porém, Jesus diz 
"faça isso e viverás". Só é possível um homem amar a Deus e ao próximo por meio da fé. Para você amar a Deus, você precisa ter fé. E somente quem ama o próximo verdadeiramente crê em Deus, conforme o vs. abaixo:

1 Jo 4:20 - 
"Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"
---------------------------------------------

Jo 5:29 - "E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação".Vamos ao contexto:

18 - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, 
porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
21 - Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, 
assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
22 - E também o Pai a ninguém julga, 
mas deu ao Filho todo o juízo,
23 – 
para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.
24 – 
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
25 – 
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
26 - Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.
27 – 
E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem.
28 – 
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.

Conclusão do vs.:
O texto está falando o tempo todo que é o Filho que julgará no grande juízo; é o Filho que ressuscitará os mortos; que quem honra o Filho honra o Pai; e vocês acham que a mensagem de Jesus seria: “faça o bem e será salvo?”. É óbvio que não! De acordo com o contexto, o fazer o bem aqui, está ligado ao todo do texto que implica em honrar o Filho e crer nEle. Ou seja, sem este requisito, o de que crer no Filho, não existe salvação.

Conclusão geral

O três textos usados pela BDC para dizer que a salvação não é apenas pela fé, pelo contrário, estão inteiramente ligados a uma vida de fé.

Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário