sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

João Batista era Elias?

Sim, ele era Elias.
Mt 11:13-14 - Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

Mt 17:12-13 - Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então, entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista.

Mc 9:13 - Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.


Não, ele não era Elias.
Jo 1:21 - E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não.

----------------------------------------------

Descontradizendo:

Havia uma profecia a respeito de "Elias" em Ml 4:5-6a: "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos e os corações dos filhos para seus pais;... ".

Na mente de alguns judeus, Elias voltaria a este mundo para dar continuidade ao seu ministério. Pois, Elias havia sido arrebatado. Portanto, não conheceu a morte.

Agora leiam Lc 1:17, e vejam o que o anjo disse para Zacarias (pai de João Batista) a respeito de João Batista:

"E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".

O próprio anjo ligou a profecia de Ml a respeito de Elias a pessoa de João Batista.

É óbvio que não estamos falando de uma reencarnação. E sim de uma tipificação. Ou seja, João Batista não era literalmente Elias. Pois se Elias de fato havia subido ao Céu em carne e osso, como poderia voltar em carne e osso e habitar o ventre de Isabel? E não nos esqueçamos que Elias apareceu juntamente com Moisés no monte da transfiguração.

Quando Jesus se refere a João Batista como Elias, está apenas dizendo que a profecia de Ml 4:5 se cumpriu em João Batista. E não que João Batista era literalmente Elias.

Portanto, Elias é Elias, e João Batista é João Batista. Por isso, João responde que ele não é Elias. Pois, de fato ele não era Elias. Ele era apenas uma tipificação de Elias.

Portanto, não há nenhuma contradição!

Pipe

Um comentário:

  1. Paz e bem pastor.como conciliar essa "contradição" sobre o Malaquias4:5 do antigo testamento onde não fala nada sobre joao bastista ir no espírito de Elias e o anjo Gabriel fazer tall afirmação sobre o ir no espírito de Elias LC 1:15-16?
    Exemplo: Ml4:5 diz: ele(Elias) há de fazer que o coracac dos pais volte para os filhos e o coração dos filhos volte para o dos pais; e assim, quando eu vier, não condenarei o paisa destruição total.
    Já em LC16-17diz o seguinte: ele(Elias) conduzirá muitos do povo de Israel ao senhor Deus. Caminhará a frente deles, COM O ESPÍRITO E O PODER DE ELÍAS, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes a sabedoria dos justos,preparando para o senhor um povo bem disposto.
    Como entender esse acréscimo de palavra a profecia de Malaquias que nao estava lá?

    ResponderExcluir