sábado, 17 de dezembro de 2016

Quem foi o pai de Zacarias?


Zacarias era filho de Joiada.
II Cr 24:20 - E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.

Zacarias era filho de Baraquias.
Mt 23:35 - para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
-------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Jesus não está se referindo em Mt 23:35 ao profeta Zacarias filho de Joiada (II Cr 24:20) e que foi morto no “pátio” ou no “átrio” do templo, conforme II Cr 24:21:

“Mas alguns conspiraram contra ele e, por ordem do rei, apedrejaram-no até a morte no pátio do templo do Senhor”.

E sim, ao profeta Zacarias filho de Baraquias de Zc 1:1:

”...profeta Zacarias, filho de Berequias...”.


Este também morreu no pátio, especificamente entre o “santuário e o altar” dentro do templo. Jesus deve ter se baseado em alguma tradição rabínica, pois o livro de Zacarias não diz como o filho de Baraquias morreu.

Os dois profetas morreram no pátio do templo. Porém, Jesus diz em Mt 23:35 de maneira mais detalhada, que o filho de Baraquias morreu especificamente entre o “altar e o santuário”. Devemos Lembrar diante disto, que o livro de crônicas não traz este detalhe. Diz simplesmente que o filho de Joiada morreu no pátio e não entre o “altar e o santuário”. Outra observação que deve ser feita, é que no texto de Mt não diz que o filho de Baraquias morreu apedrejado, e sim que foi assassinado. A maneira como ele foi assassinado não é descrita por Jesus.

Portanto fica evidente que Jesus não está se baseando no livro de Crônicas para afirmar o que disse e sim ou em alguma fonte rabínica ou em algum outro documento histórico o qual não sabemos.

Como estamos diante de uma ausência de informações a respeito do local onde o filho de Joiada foi morto, não se pode afirmar que seja uma coincidência. Os sacerdotes viviam, a maioria de seu tempo dentro do templo, em seus afazeres sacerdotais. Então, era bem comum quando um profeta era morto, que isto ocorresse no pátio e não dentro do santuário.


Conclusão:
O texto de Mt 23:35 e de II Cr 24:20 não estão falando da mesma pessoa e sim de dois personagens distintos. Diante disto, não há nenhuma contradição visto que:

1. Existia um Zacarias filho de Baraquias em Zc 1:1;

2. O livro de Cr diz que o filho de Joiada morreu no pátio, mas não diz que morreu entre o altar e o santuário. Já Mt diz que o filho de Baraquias morreu no pátio entre o altar e o santuário;

3. O livro de Cr diz que o filho de Joiada morreu assassinado apedrejado. Já Mt diz que o filho de Baraquias morreu assassinado. Porém, não diz que foi apedrejado.

Portanto, diante dos fatos, afirmar que se trata de uma contradição é mera especulação da BDC.

4 comentários:

  1. importante mesmo queridos e servirmos a deus, e aguardar em santidade o arrebatamento da igreja.

    ResponderExcluir
  2. jesus como profeta como a sabedoria de DEUS falar claramente como foi morto zacarias filho d baraquias ' assim como no velho testamento ñ diz o nome dos dois magos q resistiram Moisés no Egito mas já novo testamento Paulo falar os nomes dos dois magos da mesma forma Jesus falar como foi morto zacarias filho d baraquias

    ResponderExcluir
  3. Sim, claro que são profetas diferentes.

    Um viveu na época do rei Joás por volta do ano 800 a.C. O outro, filho de Baraquias, neto de Ido, viveu na época de Esdras e Neemias, após o exílio, por volta do ano 450 a.C. No próprio livro de Esdras fala dele (Esdras 5:1), bem como no início do Livro de Zacarias, ele já fala a época em que está situado (época de Dario, reino Medo-Persa).

    É isso. Falows.

    ResponderExcluir
  4. "Este também morreu no pátio, especificamente entre o “santuário e o altar” dentro do templo. Jesus deve ter se baseado em alguma tradição rabínica, pois o livro de Zacarias não diz como o filho de Baraquias morreu".. mas então porque você concluiu que Zacarias filho de baraquias morreu da mesmo forma?
    Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir