quinta-feira, 27 de abril de 2017

Cão, o filho de Noé, era homossexual?



Proposta de Clio musa

Cão, o filho de Noé, era homossexual?
1. A Primeira Menção talves da homossexualidade: 

Gênesis 9:20-25 "E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou
 
Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos."
 

Sabemos que descobrir a nudez no VT quer dizer manter relações sexuais, teria Cao tido relações com o próprio pai?

-------------------------------------------------------------------------------------------
Por Pipe

R. N. Champlin, na Enciclopédia "O AT interpretado vs. por vs." comenta:

"O texto não subentende a idéia de homossexualidade. Antes, Cão achou graça na situação, e apressou-se para compartilhar da piada. Na antiga sociedade hebraica, ver a nudez de pai ou mãe era considerado uma calamidade social muito séria...".

Concordo com Champlin, pois, não tem sentido algum esta interpretação. Pois, se ela fosse fato, o texto deveria ficar assim:

"Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. Cam, pai de Canaã, teve relações sexuais com seu pai (Noé) e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não terem relações também com seu pai, cobriram-no. Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula tinha tido relações com ele, disse: “Maldito seja Canaã!...

Ou seja, seria algo de uma proporção que geraria algo mais em Noé do que simplesmente jogar uma maldição em Cam. Isto certamente naquele contexto levaria a morte de Cam.
 

Por isso, creio que o erro de Cam foi simplesmente ver o pai nu e ao invés de cobrí-lo pela sua vergonha exposta, chamou seus irmãos e expõs ainda mais o pai embriagado e nu.

Quais seriam os textos do NT que ligam nudez a sexualidade?
--------------------------------------------------------------------------------

Clio musa  

Exemplos de descobrir a nudez:

Levítico 18:6 ¶ Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR. 

Levítico 18:7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. 

Levítico 18:8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. 

Levítico 18:9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. 

Levítico 18:10 A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez. 

Levítico 18:11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. 

Levítico 18:12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. 

Levítico 18:14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. 

Levítico 18:15 A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.

Eu não estou afirmando, estou SUSPEITANDO POR ENQUANTO. Mas o estranho que a descendência de Cão são exatamente os de SODOMA E GOMORRA povo que gostava muito de ter relações com homens, até com anjos eles tentaram né!

Não esquecer que os filisteus também são descendentes de Cao, eles habitavam a ILHA DE CRETA primeiramente, que fica na GRÉCIA onde era um costume comum PAIS ENTREGAREM SEUS FILHOS PARA FILÓSOSFOS PEDERASTAS.
-----------------------------------------------------------------------------

Pipe

A nudez naquele contexto implicava em algo diferente da forma como a vemos hoje. Lembre-se que isto ocorreu cerca de 2.500 anos a.C. Por isso os irmãos de Cam viraram o rosto para não ver a nudez do pai. O texto acima que você mencionou diz o tempo todo nudez. Se fosse sexo, estaria dizendo: "Maldito aquele que se deitar com seu pai, mãe, irmão, etc...". Dae sim, seria algo relacionado a sexo.

A promiscuidade sexual fazia parte dos outros povos e não somente os Sodomitas. Por isso Deus na lei proibiu Israel de praticar as mesmas coisas que os povos vizinhos faziam. Por isso Deus diz: "Tome cuidado quando entrarem nestas terras em não imitar as práticas deles". Isto implicava em todas aquelas proibições que Deus colocou sobre Israel: Incesto, bestialidade, homossexualismo, idolatria e culto através do sexo ao deuses, etc...
--------------------------------------------------------------------------------

Ricardo Ferreira Oliveira

Para mim o sentido é óbvio

A frase

"...e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai..."

neste caso é bastante elucidativa:

Se refere a rostos e não ao órgão genital.

Eles viraram os rostos para não verem a nudez de seu pai.
 

Cão deveria ter feito o mesmo, ou ao menos se fosse por acidente, ter ficado calado e não ter falado disto aos irmãos.
----------------------------------------------------------------------------------

Filipe

Significado de Nu

adj. 1. Não vestido; despido. 2. Descalço (diz-se dos pés). 3. Descoberto. 4. Desfolhado. 5. Desataviado, desguarnecido, desordenado. 6. Carecente, destituído, privado. 7. Falto de adorno ou enfeite natural. 8. Desarmado, desprotegido, grosseiro, tosco. 9. Patente, sincero. 10. Desafetado. 11. Sem vegetação. 12. Desembainhado (falando de espada). S. m. 1. Nudez (em belas-artes). 2. Arquit. Porção de muro ou parede lisa, sem moldura ou ressalto saliente. A olho nu: sem auxílio de lentes. Nu e cru: sem disfarce; tal como é.

Aonde que faz menção a
 "1. não vestido" nas partes "íntimas"?
Nudez é
 "3. Descoberto", mas onde? Na barriga, pernas, peito, costas...? 
O texto não nos diz que parte do corpo estava descoberta...
 

Por fim, nudez representa a simples ausência de cobertura (roupa), e essa não implica em descobrir única e exclusivamente a parte íntima.
----------------------------------------------------------------------------------

Clio musa

Cão foi amaldiçoado

Esta história do livro do Gênesis, capítulo 9, versos 20 a 29. Após o Dilúvio, Noé plantou uma vinha. Um dia ele se embebedou e parece ter caído desacordado, bêbado e nu em sua tenda. "E viu Cao, o pai de Canaã, a nudez de seu pai, e fê-lo saber a ambos os seus irmãos, fora" (Gen. 9:22). Os dois irmãos, Sem e Jafet então tornaram a cobrir seu pai, sem ver-lhe a nudez. Quando Noé acordou da babedeira e soube do ocorrido abençoou a Sam e Jafet e amaldiçoou a Cao. 

Aqui deve-se perguntar, já que Noé se desnudou por estar bêbado, com que autoridade ele amaldiçoa seu filho por tê-lo visto? Parece sem sentido. A chave para o problema está na Lei de Moisés, No capítulo 18 do livro dos Levíticos, onde condena-se diferentes formas de incesto. No verso 17, por exemplo, encontramos: "... não tomarás a filha de teu filho, nem a filha de tua filha, para descobrir-lhe a nudez: parentas são, maldade é." O texto dá a entender que a expressões "descobrir a nudez", "levantar a nudez", "ver a nudez" referem-se ao ato sexual. Assim, Noé teria amaldiçoado a seu filho não por que ele o viu nu, mas porque ele teria aproveitado-se de seu pai enquanto este estava embriagado.
 

Note-se que uma das riquezas do texto Bíblico é exatamente o fato dele não se furtar em descrever o lado sórdido da realidade, já que nem tudo são flores.

Nudez algo normal no Israel antigo
Desde quando se amaldiçoa alguém por vê-lo nu? 
Quem tem ouvidos para ouvir ouça!

A crucificação de Cristo é considerada como o momento máximo de seu ministério, que se completaria na ressurreição e ascensão. Neste momento maior ele estava nu. Se duvidar, confira o Evangelho Segundo São João 19:23 e 24, onde se descreve a forma como os soldados romanos dividiram as roupas de Jesus e sortearam sua capa. Novamente, as mais antigas imagens do Cristo crucificado o retratavam despido.
 

O Apóstolo Pedro costumava trabalhar nu. João 21:7 descreve a cena: Jesus ressurreto aparece aos seus discípulos, que estavam num barco, no mar de Tiberíades, pescando. "...e quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava nu, e lançou-se ao mar" ao encontro de Jesus. Note a naturalidade com que o Apóstolo apresentava-se nu diante de seus companheiros de trabalho. Note-se também que Jesus não repreendeu seu discípulo por estar trabalhando nu com seus amigos.
---------------------------------------------------------------------

Pipe

"... não tomarás a filha de teu filho, nem a filha de tua filha, para descobrir-lhe a nudez: parentas são, maldade é." 

O texto dá a entender que a expressões "descobrir a nudez", "levantar a nudez", "ver a nudez" referem-se ao ato sexual. Assim, Noé teria amaldiçoado a seu filho não por que ele o viu nu, mas porque ele teria aproveitado-se de seu pai enquanto este estava embriagado.

Agora compare Levíticos com
 Gênesis 9:20-25 
"E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou 
Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos."


Observe que Levíticos fala da intenção em descobrir a nudez de um parente próximo. Enquanto isso, Gn fala de o próprio Noé ter se despido e se exposto, e Cam apenas se deparou com esta cena. Ou seja, não foi Cam quem despiu Noé. Foi Noé embriagado que se auto-despiu.
 

Observe:
"Não tomarás... para descobrir-lhe"... e descobriu-se... e viu Cão... a nudez do seu pai"

É claro que o primeiro texto fala de uma intenção pré-meditada, enquanto que o segundo fala de uma situação flagrante. A primeira nudez diz respeito ao ato sexual. Já o segundo texto, em nenhum momento deixa lado para se pré-supor o ato sexual. Se você simplesmente ler o texto não tem como insinuar um ato sexual nele. O texto diz que Cão viu a nudez de Noé.
 


Talvez poderíamos até pré-supor um ato homossexual se o texto dissesse que Noé estivesse dormindo e Cão foi e descobriu o corpo de Noé deixando-o nu.

Outro fator, é que Cão conta aos irmãos. Isto poderia então denotar para também verem o pai nu. Neste caso, vc está sugerindo que ele contou aos irmãos para também terem relações sexuais com o pai enquanto este dormia (não faz sentido). E os demais irmãos vão de costas e cobrem a nudez para não verem o pai nu. Portanto, se não era um problema ver o pai nu, para que irem de costas? Isto denota portanto que não se tratou de um caso homossexual:

1. Porque não faz sentido Cam ter abusado do Pai e ainda ter ido contar aos seus irmãos.
2. Sem e Jafé vão de costas para não verem o pai deles nu. Denotando que ver a nudez do pai era algo errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário