domingo, 9 de abril de 2017

Tradução de Tártaro e Uso Non-Mitológico (Debate)



Łorđ Saga Жaмui Wγνerŋ II

-tar·ta·ró·o-
> Grego: uma expressão que lida literalmente fica ‘lançar no Tártaro’. <

No grego, a expressão tartaróo é um verbo usado para significar o a queda ou rebaixamento ao grau mais baixo, os gregos usam "tartaro" como uma referência ao lugar ou condição mais inferior possível. (Como a expressão portuguesa "no fundo do poço")

A origem da palavra que forma a expressão é mitológica, mas pode ser usada não-mitologicamente. Por exemplo ser usada como hipérbole pra se referir a alguém literalmente tombando na profundeza ou como uma queda simbólica.

(Em PT: temos a palavra “rebaixar”, que relaciona-se com o verbo “baixar”.
No entanto, com o uso deste verbo nem sempre se quer dizer literalmente pôr em baixo alguma coisa, de modo físico.
Pensemos no "Rebaixar" no caso de clubes esportivos, "caindo" de divisão, de uma divisão "superior", para uma "inferior")

Vejamos,
A versão siríaca [aramaica] da Bíblia em 2Pe2:4 usa o termo “os lugares mais baixos

Já na LXX, mais especificamente em Jó temos um sentido similar, nesse caso vemos "Tártaro" sendo usado pela Septuaginta sem qualquer referência a algum lugar espiritual:

Em Jó 40:20, na LXX, lemos a respeito do Beemote:

E depois de subir a um monte íngreme, deu alegria às criaturas quadrúpedes na profundeza [ἐν τῷ ταρτάρῳ (“no tártaro”)].”

Em Jó 41:31, 32 (ou 41:23, 24 na LXX) lemos a respeito do Leviatã:

Ele faz a profundeza ferver como um caldeirão de latão; e considera o mar como pote de ungüento, e a parte mais baixa da profundeza [τὸν δὲ τάρταρον τῆς ἀβύσσου (“o tártaro do abismo”)] como cativa: ele encara a profundeza como seu território.”

O uso de "tár·ta·ros" nestes versos, na LXX, torna claro que esta palavra foi usada para indicar um lugar inferior, sim, a “parte mais baixa” do abismo. Mas note bem, que não é o lugar mitologico onde Homero colocou os titãs, esses animais estão aqui no planeta Terra ainda

No campo doutrinal, aparentemente, Satã e seus anjos pecadores não estão em qualquer prisão literal e sim vagam pelo mundo. Essas suas "covas de profunda escuridão" e "o lugar mais baixo de todos" no qual foram atirados....não são o abismo (que é um lugar onde ainda serão lançados, aqui sim ficarão PRESOS) nem é o Geena, entãoooo....deixo a questão aberta......

A matéria mostra que "Tártaro" pode ser usado de modo não literal.
-----------------------------------------------------------------------------------------

Pipe Desertor

Saga:
Enoque 10:6-9 e 15-17
"Novamente o Senhor disse a Rafael: Amarra a Azazyel, mãos e pés; lança-o na escuridão; e abrindo o deserto que está em Dudael, lança-o nele. Arremessa sobre ele pedras agudas, cobrindo-o com escuridão; Lá ele permanecerá para sempre; cobre sua face, para que ele não possa ver a luz. E no grande dia do julgamento lança-o ao fogo...amarra-os por setenta gerações debaixo... da terra, mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até o julgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado. Então eles serão levados para as mais baixas profundezas do fogo em tormentos; lá eles serão encerrados em confinamento para sempre. Imediatamente depois disso ele, juntamente com os outros, queimarão e perecerão; eles serão amarrados até a consumação de muitas gerações.

21:3-6
"Lá também vi sete estrelas do céu amarradas juntas, semelhantes a grandes montanhas, e semelhante ao fogo fervente. Eu exclamei: Por que espécie de crime elas foram amarradas, e por que foram removidas de seu lugar? Então Uriel, um dos santos anjos que estava comigo, e o qual conduzia-me, respondeu: Enoque, por que perguntas; por que arrazoas consigo mesmo, e ansiosamente indagas? Estas são aquelas estrelas que transgrediram o mandamento do altíssimo Deus; e estão aqui amarradas, até que o número infinito dos dias dos seus crimes esteja completo. Dali eu passei depois para um outro lugar terrível; Onde eu vi a operação de um grande fogo flamejante e resplandecente, no meio do qual havia uma divisão. Colunas de fogo lutando juntas para o fim do abismo, e profunda era sua descida. Mas sua medida e magnitude eu não fui capaz de descobrir, nem pude perceber sua origem.
Então exlamei: Quão terrível é este lugar, e quão difícil explorá-lo! Uriel, um dos santos anjos que estava comigo, respondeu e disse: Enoque, por que estás alarmado e maravilhado com este terrível lugar, à vista deste lugar de sofrimento? Isto, disse ele, é a prisão dos anjos; e aqui eles serão mantidos para sempre".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Łorđ Saga Жaмui Wγνerŋ II

Isso, agora bota Bartolomeu e Apocalipse de Pedro.

Vejam
"a prisão dos anjos; e aqui eles serão mantidos para sempre"."

Conclusão, contradição direta aos canônicos
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Pipe Desertor

Faltou esta parte:

"mesmo até o dia do 
julgamento, e da consumação, até o julgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado".

Agora leia o Canônico:
"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (Judas 6)

Pronto. Refutado!

Agora Saga vc só falta dizer que nós estamos habitando o Tártaro. Rsrsrs
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Łorđ Saga Жaмui Wγνerŋ II

Pipe
Faltou esta parte:

"mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até o julgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado".


Os anjos ali citados primeiro serão julgados e depois presos é isso?

reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" 

Sim, reservou na escuridão até o grande dia de juízo onde são lançados no fogo eterno.
Ou seja, a prisão é temporária.

Lá ele permanecerá para sempre; cobre sua face, para que ele não possa ver a luz. E no grande dia do julgamento lança-o ao fogo...amarra-os por setenta gerações debaixo... da terra, mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até o julgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado. ...lá eles serão encerrados em confinamento para sempre

O autor não se decide, se é pra sempre o primeiro estado ou se é limitado e dá lugar ao segundo estado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pipe Desertor

Saga:

Não é ele que não se decidi. É vc que absolve o canônico e condenado o apócrifo usando outro critério:

Vamos usar o mesmo critério então em cima do canônico:

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (Judas 6)

Como pode uma prisão ser "eterna" até o juízo? rsrsrs eiláiá

Pra vc tem diferença eu dizer que algo é eterno de dizer que algo dura para sempre? rsrsrs

Outra coisa é que vc se esquece que é do apócrifo Enoque que Judas tirou o que disse em sua carta canônica. Ou seja, o cifre que vc está vendo Judas não viu.

Refutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário