quinta-feira, 18 de maio de 2017

Deus criou o mal? (Debate)



Proposta de Antônioo Estevão

SAL 145:9-O senhor é bom para todos:

DET 32:4-Ele é justo é reto.

ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor faço todas essas coisas.

LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?

------------------------------------------------------------------------------------
Pipe Desertor

Antonio:
Eu só descontradigo está questão se você antes descontradizê-la primeiro. Quero ver que resposta você tem para isto. Já que você é tão bom assim em fazer perguntas, vamos ver se é bom também em respostas.

Fico no aguardo!

-------------------------------------------------------------------------------------
Antônioo Estevão

Vc já disse uma palavra errada, eu só questiono as coisas q desconheço, e outra, eu nunca perguntaria uma coisa se soubessem a resposta!
O titulo da comunidade ñ e este? Descontradizendo Contradições!
Desde já eu peço desculpa se eu ofendi alguém em fazer perguntas, eu interpretei mal o nome da comunidade...
Fique na paz.

Ou que eu achei destas todas contradições, q poderia se é um simples erro de traduções.
Tempos atrás eu vi um historiador dizer q nas paginas originais da bíblia ñ fala q o homem foi feito da costela, mas sim do coração.

--------------------------------------------------------------------------------------
Pipe Desertor

Antonio:
Ok, vou responder esta. Só que antes de responder, eu precisava que você definisse o que é o "mal" para você. Pergunto isto, porque dependendo de sua definição do que seja o "mal", talvez Deus faça de fato o "mal" em determinadas situações. Mas, antes porém, descreva sua definição do que seja o "mal".

Estou no aguardo.
--------------------------------------------------------------------------------------
Antônioo Estevão

P/ mim o mal é tudo q é o contrario do q é bom!
Se eu faço coisas q ñ é bem vista pelo o criador, e também q ñ é aceita pelo meu irmão, isto é mal.

ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor  faço todas essas coisas.

LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?

Que me deixa inseguro é este dois ver. Sara erro na tradução?
---------------------------------------------------------------------------------
Pipe Desertor  
Você acha que deus é mau por causa destes dois versículos?

P/ mim o mal é tudo q é o contrario do q é bom!
Vxi, então o inferno é a credencial número um que comprova definitivamente que Deus é mau. Porque o inferno está muito onge de ser um lugar bom, e foi Deus que o criou.

Se eu faço coisas q ñ é bem vista pelo o criador, ... isto é mal. 
Bom, se eu faço coisas que não
 são bem vistas pelo Criador, isto denota que o Criador tem todo o direito de trazer justiça sobre este atos contrários a sua vontade, ok?

Dentro disso, quando Deus destrói Sodoma e Gomorra e outras civilizações como o fez, isto é bom ou Mal? É bom descer enxofre do Céu e matar toda uma cidade cheia de crianças, mulheres grávidas, e velhinhos?
 

Do ponto de vista dos sodomitas, Deus foi bom ou mau?

Adivinhe a resposta?

Se eu faço coisas q ñ é aceita pelo meu irmão, isto é mal. 
Cara, este teu conceito de bondade é o conceito do secularismo e não o bíblico. A bondade bíblica confronta o pecado e traz justiça sobre este mudo mesmo contrariando os conceitos que ele define quanto ao que é bom.
 

É disto que os textos acima estão falando. Principalmente o texto de Isaías está tratando da justiça que Deus estava trazendo sobre um povo idólatra. Deus iria trazer juízo sobre aquela nação. E deste ponto de vista, o juízo é algo "mal". Observe o exemplo do dilúvio. Digamos que você estivesse assistindo TV e recebesse a notícia que uma cidade inteira foi devastada por uma enchente e você soubesse que foi Deus quem ordenou a enchente. Você diria: "Nossa que bom!"?

Por isso Deus diz, que é Ele quem cria o mal. A justiça é um "mal" necessário. Agora imagine um mundo onde tudo é bom. O cara atropela alguém propositalmente e nós os "bons" não fazemos absolutamente nada para contrariar o que atropelou. Pois afinal, ele pode não aceitar nosso conceito de justiça e pronto. Ele pode simplesmente dizer: "Ué, mas vocês cristãos não são bons? Como voc~es querem me trazer justiça se isto é mau?".

----------------------------------------------------------------------------
Antônioo Estevão

Primeiro o inferno adis ou sehol, é lugar de descaso, ou contrario Jô ñ ia pedir a Deus p/ q escondesse ele no sehol ate o grande dia.
Lugar de tormento é o lago de fogo.
A minha duvida ñ é o q é bom ou mau ou q deixou de se, mas sim as contradições!
 

SAL 145:9-O senhor é bom para todos:

DET 32:4-Ele é justo é reto.

ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor faço todas essas coisas.

LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
---------------------------------------------------------------------------------------
Pipe Desertor

Vamos fazer o seguinte, para não desvirtuarmos o assunto tratando acerca do conceito do inferno (que logo de cara discordo de seus conceitos acerca disso) neste tópico, abrirei outro tópico para tratarmos acerca disso.

Descontradizendo:
Norman Geisler & Thomas Howe:
"A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (cf. Dt 32:4; Mt 5:48), e que lhe é impossível pecar (Hb 6:18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25:41; Ap 20:11-15).

Na sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb 12:11). Entretanto, a palavra hebraica correspondente a "mal" (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, o contexto mostra que ela deveria ser traduzida como
 "calamidade" ou "desgraça", como algumas versões o fazem (por exemplo, a BJ). Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas não no sentido moral - pelo menos não de forma direta.

Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim, em última instância Deus é responsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal de ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. E claro que a possibilidade do mal (i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.

Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (cf. Gn 50:20; Ap 21-22).

DEUS NÃO É O AUTOR DO MAL
No sentido de pecado
Mal de ordem moral
Perversidade
Diretamente
Concretização do mal

DEUS É O AUTOR DO MAL
No sentido de calamidade
Mal de ordem não moral
Pragas
Indiretamente
Possibilidade do mal

Fonte:

Norman Geisler & Thomas Howe"Manual Popula de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia"; Ed. Mundo Cristão; pg.279.

Nenhum comentário:

Postar um comentário