sexta-feira, 12 de maio de 2017

O livro de Josué afirma que o Sol parou?



Texto: 
 Js 10:12-14
12 No dia em que o SENHOR entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao SENHOR, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!”
13 O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia
 
inteiro não se pôs.
 
14 Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quan­do o SENHOR atendeu a um homem. Sem dúvida o SENHOR lutava por Israel!
15 Então Josué voltou com todo o Israel ao acampamento em Gilgal.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Norman Geisler & Thomas Howe respondem:

"Primeiro, não é necessário concluir que a rotação da terra tenha ficado totalmente parada. O versículo 13 estabelece que o sol "não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro". Isto pode indicar que a rotação da terra não parou completamente, mas que foi retardada a uma velocidade tal que o sol não se pôs senão depois de quase um dia inteiro. 

Segundo, ... Ou é possível que Deus tenha feito com que a luz do sol se refletisse por meio de algum "espelho" cósmico, de forma que isso resultasse num dia bem mais longo.

Terceiro, Mesmo que a rotação da terra tenha parado totalmente, temos de lembrar que Deus não é capaz apenas de interromper a rotação da terra por um dia todo, como também de anular quaisquer possíveis efeitos catastróficos que eventualmente disso resultassem. Embora não seja necessário nem mesmo que saibamos como foi que Deus fez acontecer tal evento miraculoso, o fato é que sabemos que Ele fez isso.

Quarto, Finalmente, a Bíblia emprega uma linguagem comum, referindo-se às coisas como um observador as descreveria. Assim, na realidade não foi o sol que parou; foi isso, porém, o que aparentou a quem tenha observado o evento".

Fonte:
 "Manual de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia"; Ed. Mundo Cristão; pg.148-149

Nenhum comentário:

Postar um comentário