terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Livro: "Religion - Whats it is, how it works, and why it matters" de Christian Smith


A religião continua sendo uma influência importante no mundo de hoje, mas as ciências sociais ainda não estão adequadamente equipadas para entendê-la e explicá-la. Este livro baseia-se em desenvolvimentos recentes em ciência, teoria e filosofia para promover uma teoria inovadora da religião que vai além dos paradigmas teóricos problemáticos do passado.

Com base na filosofia do realismo crítico e teoria socialista social, Christian Smith responde a questões fundamentais sobre a natureza, os poderes, o funcionamento, o apelo e o futuro da religião. Ele define a religião de uma forma que resolve uma miríade de problemas e ambigüidades em relatos passados, explica os tipos de influências causais que a religião exerce no mundo e examina o processo cognitivo chave que torna a religião possível. Smith explora por que os humanos são religiosos em primeiro lugar - de modo único como uma espécie - e oferece um relato de secularização e inovação religiosa e persistência que quebra o impasse no qual tantos estudiosos da religião ficaram presos por tanto tempo.

Certos para estimular o debate e inspirar novos e promissores caminhos de estudo, a religião apresenta uma riqueza de ilustrações e exemplos que ajudam a tornar seus conceitos acessíveis aos leitores. Este livro soberbamente escrito traz um pensamento teórico sólido para um tema perenemente espinhoso e uma nova vitalidade e foco para o seu estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário