segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Quem era o pai de José?



Jacó.
Mt 1:16 - e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

Eli.
Lc 3:23 - E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José, de Eli,
------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Josh McDowell responde esta:

"À primeira vista, tem-se a impressão de que ambos os relatos estão traçando a linha de ascendência de Jesus através de Seu pai terreno, José, e neste caso estamos diante de uma contradição óbvia, porque Mateus 1:16 diz que Jacó é pai de José, enquanto Lucas 3:23 nos diz que Eli é o pai de José.

A solução viável para esse impasse é compreender que Mateus de fato está traçando a linhagem de José, mas Lucas dá a genealogia de Maria. A razão por que Maria não é mencionada em Lucas 3 é pelo fato de já ter sido chamada de mãe de Jesus em várias situações.

Entre os judeus a prática genealógica é dar o nome do pai, avô, etc., da pessoa em questão. Lucas seguiu esse padrão, e não mencionou o nome de maria, mas o nome do pai legal. Contudo, Lucas logo acrescenta que José, na verdade, não é o pai de Jesus, visto que Jesus teve um nascimento virginal (Lucas 1:34-35).

Assim, Lucas está dando os antecedentes de Jesus através de Sua mãe, Maria, que era uma descendente de Eli. O nome de José é mencionado de acordo com a prática normal, mas é claramente descrito como o suposto pai de Jesus, e Deus como o verdadeiro Pai".


Fonte: "Respostas àquelas perguntas"; ed. Candeia; pg.78-79.


Gleason Archer responde:
"Mateus 1:1-16 registra a genealogia de Jesus por meio de José, que também era descendente do rei Davi. Sendo filho adotivo do carpinteiro de Nazaré, tornou-se seu herdeiro legal, com direito a herança. 

Observe cuidadosamente as palavras dos versículo 16:
 "E jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo".

Essa declaração contrasta com a fórmula seguida nos versículos precedentes sobre a sucessão dos ancestrais de José:
 "Abraão gerou (egennesen) Isaque; Isaque gerou Jacó...".

Não está escrito que ele gerou a Cristo; antes, dele se diz apenas que era
 "marido de Maria, da qual (genitivo feminino) nasceu Jesus".

Lucas 3:23-38 registra a linhagem genealógica de Maria, dirigindo-se ao passado remoto, pois ultrapassa Abraão até chegar a Adão, o início da raça humana. Isso está implícito nas palavras do versículo 23: "(Jesus) era, como se pensava, filho de José, filho de Eli".

A expressão
 "como se pensava" indica que na verdade Jesus não era um filho biológico de José, ainda que essa paternidade fosse presumida pelo povo. 

Chama-nos também a atenção o fato de que Maria necessariamente foi Mãe de Jesus, sem que este tivesse tido pai humano.

Por intermédio dela, Jesus participou de uma linhagem que passava por Davi. Essa genealogia inicia-se com Eli, na verdade, com seu sogro, pois o pai de José chamava-se Jacó (Mt 1:16). A ascendência de maria passava por Natã, filho de Bate-Seba (ou Bate-Sua, de acordo com 1 Cr 3:5), esposa do segundo rei de Israel.

Portanto, Jesus descendeu de davi de forma natural, por meio de Natã e, de modo legal, por intermédio de Salomão".

Fonte: Gleason Archer; "Enciclopédia de Temas Bíblicos"; ed. Vida; pg.267.


Norman Geisler responde:
”Os pais da igreja entediam que Mateus referia-se à linhagem de José, pai legal de Jesus, ao passo que Lucas apresenta a linhagem de Maria, sua mãe”.

Fonte: "A Inerrância da Bíblia"; ed. Vida; pg.81-82:

Parece ser meio óbvio que os dois autores (Mateus e Lucas) não descrevem a mesma linhagem (José), uma vez que diferem tanto nos nomes.

Outra questão, é que se os pais da igreja afirmam esta versão para as genealogias, torna-se muito mais evidente ainda. Uma vez que, estes estavam muito mais próximos da era apostólica e tinham ainda em suas memórias a tradição apostólica.

Outra questão, é que caso se tratasse de fato de uma contradição, porque os pais da igreja e os discípulos dos apóstolos permitiriam tamanha "contradição"?

Fica evidente, que todos conheciam o propósito de Mateus e de Lucas ao descreverem suas genealogias.
 

E, portanto, não se tratava de uma "contradição" e sim de uma estratégia que os evangelistas trouxeram e que é aceito, defendida e explicada pelos pais da igreja.

Vamos olhar mais de perto as duas genealogias:

Lc 3 vai desde Adão até José e Mt vai desde Abraão até José.
 

Primeiro vamos ver desde Adão até Abraão.
 

Apenas Lucas descreve a genealogia de José até o início da humanidade:

Adão; Sete; Enos; Cainã; Maalaleel; Jarede; Enoque; Matusalém; Lameque; Noé; Sem; Arfaxade; Cainã; Sala; Éber; Faleque; Ragaú; Serugue; Naor; Terá e Abraão.

Tudo indica que Lucas usou
 I Cr 1:1-4 e 24-27, Gn 5:3-32 e 11:10-26 como fonte. Na Septuaginta aparece inserido Cainã entre Arfaxade e Selá.

Tanto Lucas quanto Mateus descrevem a genealogia de José de Abraão a Davi com os mesmos nomes:

Abraão; Isaque; Jacó; Judá; Perez; Esrom; Arão ou Ram; Aminadabe; Naassom; Salmom; Boaz; Obede; Jessé e Davi.

A fonte dos dois deve ter sido
 1 Cr 2:4-15; Rt 4:18-22.

De Davi a Salatiel as duas genealogias diferem totalmente. A de Mateus começa em Salomão e a de Lucas começa com Natã:

Mateus:
 Davi; Salomão; Roboão; Abias; Asa; Josafá; Jorão; Uzias; Jotão; Acaz; Ezequias; Manasses; Amom; Josias; Jeconias e Salatiel.Lucas:Davi, Natã; Matatá; Mena; Meleá; Eliaquim; Jonã; José; Judá; Simeão; Levi; Matata; Jorim; Eliezer; Josué; Er; Elmadã; Cosã; Adi; Melqui; Néri e Salatiel. 

Obs: Mateus nos fornece 16 nomes de Davi a Salatiel. E Lucas nos fornece 22 nomes. Com exceção de Davi e Salatiel, todos os demais nomes são diferentes nas duas genealogias.

De Salatiel a José:
Mateus:
 Salatiel; Zorobabel; Abiúde; Eleazar; Matã; Jacó e José.Lucas: Salatiel; Zorobabel; Ressa; Joana; Judá; Joseque; Semei; Matatias; Máate; Nagai; Esli; Naum; Amós; Matatias; José; Janai; Melqui; Levi; Matate; Eli e José. 

Obs: Mateus nos fornece 12 nomes de Salatiel a José. E Lucas nos fornece 21 nomes. Com exceção de Salatiel, Zorobabel e José, todos os demais nomes são diferentes nas duas genealogias.

Fica evidente portanto que se trata de fato de genealogias de pessoas diferentes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra resposta por Bruno Godoi  

O mais antigo registro(preservado) sobre a "concordância" entre as genealogias, é a carta de Africanus (que não era mau historiador) dirigida a Aristides na época de Orígenes. É sobre esta carta que Eusébio se refere.

...Porém,se Cristo não é Filho de José mas apenas de Maria por ação do Espírito Santo , por que é dito que Cristo descende de Davi?(Sendo membro da casa de Davi):
 

...Simplesmente porque José era membro da linhagem de Davi , e a tradição natural tenha se mantido, casando-se com mulher da mesma tribo, Maria também procederia da linhagem real da Casa de David. De que modo? O bisavô de Maria , Panther , foi irmão de Mathat. Seu bisavô Bapanther foi primo de Heli. E seu pai Joaquim foi primo de José , filho por levirato de Heli.

Se estivesse assim: Fulano GEROU Maria, ou "Maria FILHA DE ", como TODO o restante da genealogia, tudo bem, mas SOMENTE dizer que a expressão "era como se cuidava" quer dizer que a genealogia é de Maria, é forçar BASTANTE o texto.

O argumento de Erasmo é o mais antigo e mais consistente. E segundo o site dos judeus messiânicos de "Apologética", eles também asseguram o mesmo argumento de Erasmo de que: Tanto a gen de mat quanto a de Luc se refere a José. Uma por levirato, outra por nascimento.

Lá diz:
...Se as genealogia apresentam ou não a descendência por parte de ambos os pais de Yeshua, de José e de Maria, o certo é que Maria também era descendente de Davi (Luc.1:27,32; 2:4,5). O testemunho dos pais da igreja confirma esta ideia (Hegesipo, Jerônimo e Eusébio).

... Tanto a genealogia de Mateus quanto a de Lucas, se trata da descendência de José. E isto confere também pelo contexto, veja:

GENEALOGIA DE MATEUS:
Salomão de David (Mateus 1.6)
Matã (v.15) gerou a Jacó (v.15)
Jacó gerou > José marido de Maria (v.16) da qual (dela) nasceu Yeshua.
Mateus 1:20 ...E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: JOSÉ, FILHO DE DAVI...


GENEALOGIA DE LUCAS
Natã de David (v.31)...
José de Matatias (v.25)...
Levi de Melqui(v.24)
Matã de Levi(v.24)
Heli de Matã(v.24)
Lucas 1:27..A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era JOSÉ, DA CASA DE DAVI...

4 comentários:

  1. Ridícula todas as explicações, ninguém leva em consideração o fato da bíblia ter passado na mão de vários escribas e por vários concílios antes de ser definida pela "igreja" católica que a estava impondo como a palavra de Deus. Jamais algum escritor contemporâneo da época de Cristo e os Apóstolos iam citar genealogia de mulher....além de ser anti-literário a época, jamais José iria aceitar errarem o nome de seu pai. Simplesmente confundiram os nomes, aceitem isso...faz parte do montante de mais de 400 contradições que existem nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não se aplica nas genealogias de Jesus, uma vez que o nome de mulheres são citadas nas genealogias, algo que também não era comum: Os nomes das mulheres que aparecem na genealogia de Jesus segundo Mateus são: Tamar (Mt 1,3); Raabe e Rute (Mt 1,5); a mulher de Urias, o heteu, - Bate-Seba /Betsabéia (Mt 1,6); e Maria (Mt 1,16). Portanto temos 5 mulheres e entre elas algumas eram de origem estrangeira. Tamar era Cananéia, Raabe era de Jericó e Rute de Maoab. Bate-Seba/ Betsabéia era a mulher de Urias, um homem heteu. Aceita que dói menos.

      Excluir
    2. Lucas 2.5 diz que José foi alitar-se com Maria,sua esposa, que estava grávida.

      Excluir
  2. Só uma questão: Como conseguem contar 14 gerações em Mateus desde a deportação para a Babilónia até Jesus? Já pensaram nisso? Há quem afirme e creio ser uma explicação com crédito que o José em Mateus decrito como marido de Maria era José pai de Maria. Desta forma toda a confusão fica resolvida. No entanto como muitos preferem a tradição aceitam outro nome para pai de Maria.

    ResponderExcluir